FORMAÇÃO ACADÉMICA

Professora Catedrática, na área disciplinar de Estudos Culturais, subáreas de Estudos Franceses ou Estudos Portugueses ou área disciplinar de Estudos Literários, subárea de Estudos Portugueses (maio de 2018).

Provas de Agregação em Estudos Culturais – área de especialização de Hermenêuticas Culturais, grau conferido, por unanimidade, pela Universidade do Minho, em 11 e 12 de Junho de 2013, com uma lição intitulada «A Identidade Cultural Portuguesa, do colonialismo ao pós-colonialismo - Memórias sociais, imagens e representações identitárias».

Doutorada em Cultura, pela Universidade de Aveiro, com a dissertação «A Paixão de Compreender: A Filosofia da Cultura em Eduardo Lourenço» (2002).

Mestre em Psicologia da Educação, pela Universidade de Coimbra, com a dissertação «Estereótipos de Adultos Moçambicanos Face à Aprendizagem» (1996).

Licenciada em Filosofia, pela Universidade do Porto (1986).


ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO

Estudos Culturais, Filosofia e Cultura, em Portugal e nos PALOP’s, Educação, Psicologia Social e Cultural, História, Sociologia da Cultura.


INFORMAÇÕES PROFISSIONAIS

Docente da área de Estudos Culturais no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro.

Membro do Centro de Investigação de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro.


Curriculum Vitae

ÍNDICE


Nome:
Maria Manuel Rocha Teixeira Baptista

Morada Institucional:
Departamento de Línguas e Culturas
Universidade de Aveiro
3810-193 Aveiro

E-mail:
mbaptista@ua.pt

Página pessoal:
http://www.mariamanuelbaptista.com/



• Professora Catedrática, na área disciplinar de Estudos Culturais, subáreas de Estudos Franceses ou Estudos Portugueses ou área disciplinar de Estudos Literários, subárea de Estudos Portugueses (maio de 2018).

• Provas de Agregação em Estudos Culturais – área de especialização de Hermenêuticas Culturais.
Este grau foi conferido, por unanimidade, pela Universidade do Minho, em 11 e 12 de junho de 2013, com uma lição intitulada “A Identidade Cultural Portuguesa, do colonialismo ao pós-colonialismo — Memórias sociais, imagens e representações identitárias”. O júri teve a seguinte constituição: Presidente — Reitor da Universidade do Minho; vogais José Adriano Rodrigues Barata-Moura, Professor Catedrático da Universidade de Lisboa; Luís Machado Abreu, Professor Catedrático Jubilado da Universidade de Aveiro; Carlos Manuel Martins da Costa, Professor Catedrático da Universidade de Aveiro; Pedro Alfonso Ferré da Ponte, Professor Catedrático da Universidade do Algarve; Moisés Adão de Lemos Martins, Professor Catedrático da Universidade do Minho (CECS); Manuel Joaquim da Silva Pinto, Professor Catedrático da Universidade do Minho (CECS); e Helena da Costa Carvalho e Sousa, Professora Catedrática da Universidade do Minho (CECS).

• Doutoramento em Cultura - área de especialização em Filosofia da Cultura. Grau conferido pela Universidade de Aveiro, em 8 de fevereiro de 2002, com a dissertação “A Paixão de Compreender – A Filosofia da Cultura em Eduardo Lourenço” (tese orientada pelo Prof. Doutor Luís Machado de Abreu e arguida pelo Prof. Doutor Eduardo Prado Coelho).

• Mestre em Ciências da Educação - área de especialização em Psicologia da Educação. Grau conferido pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (1993-1996) com a classificação de Muito Bom às 11 disciplinas que compõem o plano curricular daquele Mestrado. A tese de dissertação, “Estereótipos de Adultos Moçambicanos face à Aprendizagem”, foi defendida no dia 11 de julho de 1996, tendo sido aprovada com a classificação de Muito Bom, por unanimidade.

• Curso de Qualificação em Ciências da Educação. Grau conferido pela Universidade Aberta no ano letivo de 1991/92, com a média final de 18 valores.

• Licenciatura em Filosofia. Grau conferido pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em julho de 1986, com a média final de 16 valores

• Certificado de língua inglesa conferido pelo “American Language Institute”.

• Certificado de “Proficiency in English” conferido pela Universidade de Michigan (Estados Unidos da América).

• Certificado de Curso de Língua e Cultura Neerlandesa, conferido pela Universidade de Gent (Bélgica), com Bolsa de Estudos governamental.



Os meus atuais interesses ao nível da investigação situam-se na área dos Estudos Culturais. Encontro-me, por isso, particularmente interessada em projetos fortemente interdisciplinares, alguns em execução e outros em preparação, em Portugal e nos países Lusófonos, muito particularmente no Brasil e a desenvolver redes e parcerias académicas com Espanha (e outros países latino americanos), Inglaterra e França. Deste modo, são do meu especial interesse atividades e projetos que possam articular as áreas da Literatura, Filosofia, Educação, Comunicação, Psicologia Social e Cultural, História e História da Arte / Estética, Sociologia da Cultura, Cultura Popular e Religiosidade, bem como Turismo Cultural.
Interesses principais:
1. Cultura, Literatura e Filosofia
A preparação dos trabalhos para a elaboração de uma dissertação de doutoramento, na área da Cultura Portuguesa, a qual consistiu na análise obra de Eduardo Lourenço a partir da Filosofia da Cultura, permitiu-me reencontrar as minhas áreas de interesse ao nível da minha formação de base, a Filosofia, entre as quais se destacam especificamente a Teoria da Cultura, a Fenomenologia e a Hermenêutica, bem como a Filosofia da Linguagem. De uma forma mais lata, encontro-me particularmente interessada no desenvolvimento de projetos de investigação que aprofundem e articulem as relações entre as áreas da Cultura, Literatura, Filosofia, e História das Ideias.
2. Estereótipos, Representações Sociais e Imaginário Cultural
O projeto “Estereótipos de Adultos Moçambicanos face à Aprendizagem”, conduziu-me a uma dissertação de Mestrado, envolvendo as Universidades de Aveiro e Coimbra, bem como a Universidade Pedagógica de Maputo; contou ainda com o apoio de uma Organização Não-Governamental, o Instituto Luso Africano para a Cooperação Científica e Tecnológica (ILAC/CT). Usufruí ainda do apoio da Junta Nacional de Investigação Científica (JNICT) que, em vários momentos, apoiou o desenvolvimento deste projeto e o tornou possível. A investigação abordou temáticas da Psicologia Social (estereotipia, categorização social, pensamento social, representações sociais e práticas de discriminação social), da Psicopedagogia do Adulto, e da Metodologia da Investigação Intercultural. Incluiu ainda um estudo empírico de uma amostra de adultos moçambicanos. A articulação, teórica, epistemológica e metodológica, entre a vertente de investigação em Cultura proveniente da vertente de Ciências Humanas (1) com aquela que realizei no âmbito das Ciências Sociais (2) conduziu-me ao aprofundamento do campo de investigação dos Estudos Culturais, onde no presente confluem os meus diferentes projetos e interesses de investigação.
Interesses secundários
3. Cultura e Arte em Portugal (da Pintura à Literatura e ao Cinema)
A integração e compreensão dos movimentos culturais e estéticos portugueses modernos (especificamente no que se refere à pintura), no contexto mais lato da Cultura Portuguesa nos séculos XIX e XX, é uma das áreas de investigação da minha eleição. Partindo de um já antigo interesse pessoal pela pintura e pela estética das artes plásticas, que já tinha tido oportunidade de aprofundar através da lecionação durante três anos consecutivos da cadeira de História da Arte na Universidade de Aveiro, temática também conectada com as reflexões de Eduardo Lourenço sobre esta matéria, pude concretizar este meu interesse ao elaborar uma Fotobiografia de um pintor portuense do século XX muito pouco estudado. Ao promover uma profunda investigação documental sobre a vida, a obra pictórica e a correspondência de Agostinho Salgado pude desenvolver uma investigação e análise teórica mais vasta sobre os movimentos culturais, estéticos e pictóricos do século XX em Portugal.Encontro-me, assim, particularmente interessada em prosseguir esta área de investigação da História da Arte em Portugal e na Europa, sobretudo numa perspetiva estético-cultural e, mais especificamente, em campos nos quais seja possível articular, pintura, imaginário cultural (onde me interessa particularmente a expressão cultural cinematográfica), literatura e filosofia da cultura.



4.1. Produção científica


4.1.1. Publicações


 20. Coorganização com Brambilla, A., Vanzella, E. & Silveira, L. (2017). Cultura e Turismo — interfaces metodológicas e investigações em Portugal e no Brasil. João Pessoa: Editora do CCTA - Brasil. ISBN 978-85-9559-016-8 e 978-98-92075-30-3. 

 19. Coorganização com Latif, Larissa (Eds). (2016). Gender, Human Rights and Activisms — Proceedings of the Fifth International Congress in Cultural Studies. Coimbra: Grácio Editor. ISBN: 978-989-99682-0-2.

 18. Coorganização com Latif, Larissa (Eds.). (2016). Género, Direitos Humanos e Ativismos — Atas do V Congresso Internacional em Estudos Culturais. Vol II. Coimbra: Grácio Editor. ISBN: 978-989-99682-1-9.

 17. Coorganização com Latif, Larissa (Eds). (2016). Género, Direitos Humanos e Ativismos — Atas do V Congresso Internacional em Estudos Culturais. Vol. I. Coimbra: Grácio Editor. ISBN: 978-989-8377-99-9.

 16, Coorganização com Filho, Flavi Ferreira Lisboa; Baptista (Eds). (2016). Estudos Culturais e Interfaces. Objetos, metodologias e desenhos de investigação. Aveiro e Santa Maria: Universidade de Aveiro e Universidade Federal de Santa Maria - Brasil. ISBN: 978-989-20-6719-3. 380 pp.

 15. (Ed.). (2015), Identity. Concepts, theories, History and Present Realities (a european overview). 252 pp. Coimbra: Grácio Editor. ISBN 978-989-8377-83-8.

 14. (Dir.). (2014). Regeneração urbana do centro histórico de Ílhavo: um centro histórico peculiar — da comunidade à Cultura e aos desafios da Contemporaneidade. Coimbra: Grácio Editor e Programa Doutoral em Estudos Culturais. ISBN: 978-989-98219-8-9.

 13. (Dir.). (2014). Políticas públicas para a cultura: dinâmicas, tensões e paradoxos. Coimbra: Grácio Editor e Programa Doutoral em Estudos Culturais. ISBN: 978-989-8377-67-8 e ISBN: 978-989-98219-7-2.

 12. Em coordenação com J. E. Franco & B. Cieszynska (Coord.). (2014). Europa das Nacionalidades - Imaginários, identidades e metamorfoses políticas. Coimbra: Grácio Editor e Programa Doutoral em Estudos Culturais. ISBN: 978-989-8377-66-1 e ISBN: 978-989-98219-6-5.

 11. Em coordenação com Ventura, A. (Coord.). (2014). Do Ócio - Debates no Contexto Cultural Contemporâneo. Coimbra: Grácio Editor. ISBN: 978-989-8377-56-2.

 10. Em coordenação com Maia, S. (Coord.). (2014). Colonialismos, Pós-Colonialismos e Lusofonias – Atas do IV Congresso Internacional em Estudos Culturais (versão portuguesa). Aveiro: Programa Doutoral em Estudos Culturais, IRENNE – Associação de Investigação, Prevenção e Combate à Violência e Exclusão e Ver O Verso Edições. Disponível em http://estudosculturais.com/congressos/ivcongresso/atas-do-iv-congresso-internacional-em-estudos-culturais/ . ISBN: 9789899821910 ISBN: 978-989-98912-0-3 e ISBN: 978-989-8015-18-1.

 9. Em coordenação com Maia, S. (Coord.). (2014). Colonialisms, Post-colonialisms and Lusophonies – Proceedings of the 4th International Congress in Cultural Studies (versão inglesa). Aveiro: Programa Doutoral em Estudos Culturais, IRENNE – Associação de Investigação, Prevenção e Combate à Violência e Exclusão e Ver O Verso Edições. Disponível em http://estudosculturais.com/congressos/ivcongresso/en/atas-do-iv-congresso-internacional-em-estudos-culturais/ ISBN: 9789899821927, ISBN: 978-989-98912-1-0 e ISBN: 978-989-8015-19-8.

 8. Em coorganização com Martins, C. (Org.). (2013). O Ócio as Culturas Contemporâneas – Teorias e Novas Perspetivas em Investigação. Coimbra: Grácio Editor. ISBN: 978-989-8377-47-0.

 7. (Ed.) (2009). Cultura: Metodologias e Investigação. Aveiro: Ver o Verso Ed. e Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. ISBN: 9789898015112. Editado também em e-book, Coimbra, Grácio Editor, 2012- ISBN: 978-989-8377-34-0.

 6. (Org.) (2008). Uma Cartografia Imaginária de Eduardo Lourenço - Dos Poetas e Amigos. Maia: Ver o Verso ed. ISBN: 9789898015099.

 5. (Coord.) (2006). Estudos Lourenceanos I. Maia: Ver o Verso ed. ISBN: 989-8015-06-3.

 4. (Ed.) (2005). Do Outro Lado da Lua – A Ibéria segundo Eduardo Lourenço. Col. Iberografias, nº3. Porto: Campo das Letras. ISBN: 9726109418.

 3. (Coord.) (2004). Cartografia Imaginária de Eduardo Lourenço - Dos Críticos. Maia: Ver o Verso ed. ISBN: 9729931712.

 2. (Coord.) (2003). Eduardo Lourenço - Uma Cartografia Imaginária. Col. Cadernos do Mosteiro. Maia: Ed. Câmara Municipal da Maia. (coordenação e introdução). ISBN: 972-8315-28-7.

 1. (Ed.) (2003). Tempo e Poesia (M. M. Baptista, Edição, revisão do texto, nota editorial, bibliografia e referenciação). Lisboa: Gradiva. ISBN: 9789726629078.


 7. (2017). O ‘Génio Colonial’ português. O papel dos media na criação de um Mundo Português. Coimbra: Grácio Editor. ISBN: 978-989-99682-8-8 e 78-989-99682-9-5 respetivamente para as versões impressa e em e-book).

 6. Em coautoria com Rebelo, J. E.; Carneiro, M. J., et al. (2014). Murtosa, coração da Ria de Aveiro: peixes, cultura e turismo. Murtosa: Câmara Municipal da Murtosa.

 5. Em coautoria com Dias, D. (2006). Identidades – Ficções. Aveiro: Centro de Línguas e Culturas / Universidade de Aveiro. ISBN: 9727892175.

 4. (Trad.) Hurtado, A. (2006). Nós, Os Maçons. Maia: Ver o Verso. ISBN 9789898015099. Título original: Nosotros los masones.

 3. Em coautoria com Lopes, J. M. (2005). Fotobiografia de Agostinho Salgado – Um Luminoso Silêncio. Maia: Ver o Verso. ISBN:972-99317- 5-5.

 2. (2003). Eduardo Lourenço: A Paixão de Compreender. Porto: Ed. ASA. ISBN:972-41-3188-2.

 1. Em coautoria com Cruzeiro. (2003). Tempos de Eduardo Lourenço – Fotobiografia. Porto: Ed. Campo das Letras. ISBN: 972-610-681-8.


 115.Em coautoria com Ribeiro, Marislei da Silveira (2018). Mídia e Representação Feminina: Relações de Gênero, Cultura, Identidade, Consumo e Estereótipos – Reflexões e Análises entre Brasil e Portugal (pp. 2059 e 2079). In Maria Immaco-lata Vassallo de Lopes, Nelson Ribeiro, Gisela G S Castro & Catarina Duff Burnay (Org), Livro de Anais do XV Congresso Ibero Americano de Comunicação, IBERCOM 2017 — Comunicação, Diversidade e tolerância. São Paulo / Lisboa. ECA- USP / FCH-UCP, 2018. ISBN: 978-85-7205-188-0

 114. Em coautoria com Escobar, Geanine Vargas (2018). Dispositivo colaborativo de criaçãoteatral: dramaturgias contemporâneas de resistência a partir da enunciação de desejos coletivos (pp. 240-258). In Filho, Flavi Ferreira Lisboa & Silva, Tho-mas Josue (Org.), Cultura e identidade. Subjetividades e minorias sociais. Santa Maria, FACOS – UFSM. ISBN: 978-85-8384-053-4.

 113. Em coautoria com Leitão, Marta & Saré, Larissa Latif (2018). Lesbianidade negra, Interseccionalidades e o Pensamento Descolonizado (pp. 59-74). In Filho, Flavi Ferreira Lisboa & Silva, Thomas Josue (Org.), Cultura e identidade. Subjetividades e minorias sociais. Santa Maria, FACOS – UFSM. ISBN: 978-85-8384-053-4.

 112. (2017) Baptista, Maria Manuel. Símbolo, metáfora e mito na comunicação intercultural (pp. 171-178). In Rosa Cabecinhas e Luís Cunha (Org.), Comunicação Intercul-tural. Perspetivas, dilemas e desafios. Edições Húmus. ISBN: 978-989-755-293-9

 111. (2017). Lusofonia, Interculturalidade e comunicação. Língua portuguesa como língua de ciência (pp. 277-286). In Martins, Moisés de Lemos (Org.), A internacionalização das comunidades lusófonas e ibero-americanas de ciências sociais e humanas. A caso das ciências da comunicação, Braga, HUMUS e CECS. ISBN: 978-989-755-306-6.

110. Em coautoria com Lélian, S.. (2017). A mercantilização e exotização do outro no turismo. In Adriana Brambilla, Maria Manuel Baptista, Elídio Vanzela & Lilian Silveira (Eds), Cultura e Turismo — interfaces metodológicas e investigações em Portugal e no Brasil. João Pessoa: Editora do CCTA (pp. 23-48). ISBN 978-85-9559-016-8 e 978-98-92075-30-3.

109. Em coautoria com Tabosa, Flora Quiroga (2017). Práticas e interesses de los turistas culturales en actividades de ocio u esparcimiento. Un estudio empírico en la ciudad de Oporto, Portugal, (pp. 29-46). In Luce, Andrés Red & Ortiz, Manuel Gedda (ed.), Experiencia de ocio y la puesta en valor del patrimonio como fundamentos del turismo moderno, Chile, Pontificia Universidad Católica de Chile. ISBN:978-956-14-2107-3

 108. Em coautoria com Lima, Walter Chile R e Lima, Wladilene Sousa (2017). A pesca com a cabrita, um corpo fenomenológico. In Pinto-coelho, Zara; Ruão, Teresa; Zagalo, Nelson, V Jornadas Doutorais Comunicação e Estudos Culturais, CECS — Centro de Estudos e Comunicação Social, Braga, Universidade do Minho, pp. 52-71. ISBN: 978-989-8600-65-3.

 107. Em coautoria com Ornelas, Marta Gorete Rodrigues, Mesquita, Rafael Fernandes & Matos, Fátima Regina Ney (2017). Reaching for the moon: an observational study on the invisibility of women in city urbanization. In Proceedings of the II International Congress on Interdisciplinarity in Social and Human Sciences, CIEO – Research Centre for Spatial and Organizational Dynamics, pp. 713- 718.

 106. Em coautoria com Latif, Larissa. (2017). Unproductive Leisure and Resented Work: A Brief Incursion in Hegel (and in Nietzsche). In Karl Spracklen, Brett Lashua, Erin Sharpe, Spencer Swain (Eds), The Palgrave Handbook of Leisure Theory, (pp. 339-354). London: Palgrave Macmillan UK. ISBN: 978-1-137-56478-8 (Print) 978-1-137-56479-5 (Online).

 105. Em coautoria com Lélian, S.. (2017). A mercantilização e exotização do outro no turismo. In Adriana Brambilla, Maria Manuel Baptista, Elídio Vanzela & Lilian Silveira (Eds), Cultura e Turismo — interfaces metodológicas e investigações em Portugal e no Brasil. João Pessoa: Editora do CCTA (pp. 23-48). ISBN 978-85-9559-016-8 e 978-98-92075-30-3.

 104. Em coautoria com Carvalho, G. & Costa, Carlos. (2017). A viagem independente como experiência de felicidade: o caso das brasileiras. In Adriana Brambilla, Maria Manuel Baptista, Elídio Vanzela & Lilian Silveira (Eds), Cultura e Turismo — interfaces metodológicas e investigações em Portugal e no Brasil. João Pessoa: Editora do CCTA (pp. 49-68). ISBN 978-85-9559-016-8 e 978-98-92075-30-3

 103. Em coautoria com Lamego, V. (2017). O potencial do turismo de teatro em aveiro: o estudo da festa de São Gonçalinho. In Adriana Brambilla, Maria Manuel Baptista, Elídio Vanzela & Lilian Silveira (Eds), Cultura e Turismo — interfaces metodológicas e investigações em Portugal e no Brasil. João Pessoa: Editora do CCTA (pp. 181-211). ISBN 978-85-9559-016-8 e 978-98-92075-30-3.

 102. Em coautoria com Ribeiro, Marislei da Silveira. (2017). Encenando Gênero - A Representação Feminina na Mídia: O Discurso da Revista Veja sobre o caso de Assédio da Figurinista da Rede Globo contra o Ator José Mayer. XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Caxias do Sul - RS – 15 a 17/06/2017. ISBN 2177-7896. http://portalintercom.org.br/anais/sul2017/resumos/R55-1445-1.pdf

 101. Em coautoria com Lima, Walter Chile R., Lima, Wladilene Sousa. (2017). Le Corps Phénomenologique dans la Pêche à la Cabrita”. In Bernard Andrieu e Petrucia da Nobrega (Eds), Au travers du Vivant – dans l’esthésiologie, l’émersiologie (pp.101-122). Paris: L’Harmattan. ISBN 978-2-343-11261-9.

 100. Em coautoria com Carvalho, Gisele; Costa, Carlos; Bakas, Fiona Eva. (2017). Citizens of the world: brasilian women’s performances in independente travel. In Catheryn Khoo-Lattimore; Erica Wilson (Eds), Women and Travel. Historical Contemporary Perspectives (pp. 67-84). New Jersey: AAP - Apple Academic Press. ISBN: 13-978-1-77188-469-3.

 99. Em coautoria com Pinto, Sónia Ferreira e Carrelhas, Paulo (2016). A comunidade de Marnotos. Os salineiros de Lavos na relação direta com o turista o papel do Núcleo Museológico do Sal da Figueira da Foz. In Silvio Lima Figueiredo, Amazônia, Cultura e Cena Política no Brasil, Naea/Ufpa, pp. 195-208. ISBN: 978-85-7143-156-0

 98. Em coautoria com Campos, Jenny. (2016). Avanços e recuos nas políticas públicas da cultura em Portugal: breve incursão sobre o passado, presente e futuro. In Antônio Albino Canelas Rubim; Carlos Yáfiez Canal; Rubens Bayardo (Orgs), Panorama da gestão cultural na Ibero-América, (pp. 275-290). EDUFBA, Salvador. ISBN: 978-85-232-1536-1

 97. Em coautoria com Sousa, Jenny. (2016). Consumidores mínimos, usuarios máximos. La experiencia de ocio de los adultos mayores en centros comerciales de Portugal”. In María Jesús Monteagudo Sanchez (Dir.), Espacios de Ocio y recreación para la construcción de ciudadanía (pp. 57-82). Bilbau: Publicaciones de la Universidad de Deusto, ISBN: 978-84-16982-12-7.

 96. Em coautoria com Escobar, Geanine Vargas. (2016). O pensamento das mulheres negras e a lesbianidade negra em contexto lusófono. In Maria Manuel Baptista e Larissa Latif, (Eds), Género, Direitos Humanos e Ativismos — Atas do V Congresso Internacional em Estudos Culturais (pp. 290-298). Coimbra: Grácio Editor. ISBN: 978-989-8377-99-9.

 95. Em coautoria com Gonçalves, Juliana; Matos, Fátima Ney. (2016). Livros para ela: uma análise das capas de literatura considerada feminine. In Maria Manuel Baptista e Larissa Latif, (Eds), Género, Direitos Humanos e Ativismos — Atas do V Congresso Internacional em Estudos Culturais (pp. 461-472). Coimbra: Grácio Editor. ISBN: 978-989-8377-99-9.

 94. Em coautoria com Rodrigues, Leonor; Matos, Fátima Ney. (2016). A granta e o feminino: influência do género nas opções editoriais. In Maria Manuel Baptista e Larissa Latif, (Eds), Género, Direitos Humanos e Ativismos — Atas do V Congresso Internacional em Estudos Culturais (pp. 473-482). Coimbra: Grácio Editor. ISBN: 978-989-8377-99-9.

 93. Em coautoria com Lima, Walter Chile R.; Lima, Wladilene Sousa. (2016). Mulher pescadora e questões de gênero, olhar sobre uma década de produção científica daquém e dalém mar”. In Maria Manuel Baptista e Larissa Latif, (Eds), Género, Direitos Humanos e Ativismos — Atas do V Congresso Internacional em Estudos Culturais (pp. 509-517). Coimbra: Grácio Editor. ISBN: 978-989-8377-99-9.

 92. Em coautoria com Himmel, Rita. (2016). Normas de género e representação de identidade nacional: uma análise de dados exploratória. In Maria Manuel Baptista e Larissa Latif, (Eds), Género, Direitos Humanos e Ativismos — Atas do V Congresso Internacional em Estudos Culturais (pp. 537-545). Coimbra: Grácio Editor. ISBN: 978-989-8377-99-9.

 91. Em coautoria com Escobar, Geanine Vargas. (2016). Black women’s thoughts and black lesbianism in a portuguese-speaking context. In Maria Manuel Baptista e Larissa Latif, (Eds), Gender, Human Rights and Activisms — Proceedings of the Fifth International Congress in Cultural Studies (pp. 287-295). Coimbra: Grácio Editor. ISBN: 978-989-99682-0-2.

 90. Em coautoria com Gonçalves, Juliana; Matos, Fátima Ney. (2016). Books for her: an analysis of book covers of literature considered feminine. In Maria Manuel Baptista e Larissa Latif, (Eds), Gender, Human Rights and Activisms — Proceedings of the Fifth International Congress in Cultural Studies (pp. 458-469). Coimbra: Grácio Editor. ISBN: 978-989-99682-0-2.

 89. Em coautoria com Rodrigues, Leonor; Matos, Fátima Ney. (2016). Granta and the feminine – the influence of gender on publishing options. In Maria Manuel Baptista e Larissa Latif, (Eds), Gender, Human Rights and Activisms — Proceedings of the Fifth International Congress in Cultural Studies (pp. 470-479). Coimbra: Grácio Editor. ISBN: 978-989-99682-0-2.

 88. Em coautoria com Lima, Walter Chile R.; Lima, Wladilene Sousa. (2016). Fisherwomen and gender issues, a decade long analysis of scientific works from both sides of the sea. In Maria Manuel Baptista e Larissa Latif, (Eds), Gender, Human Rights and Activisms — Proceedings of the Fifth International Congress in Cultural Studies (pp. 514-521). Coimbra: Grácio Editor. ISBN: 978-989-99682-0-2.

 87. Em coautoria com Himmel, Rita. (2016). Gender norms and national identity representation: an exploratory data analysis. In Maria Manuel Baptista e Larissa Latif, (Eds), Gender, Human Rights and Activisms — Proceedings of the Fifth International Congress in Cultural Studies (pp. 540-547). Coimbra: Grácio Editor. ISBN: 978-989-99682-0-2.

 86. Em coautoria com Yuan, Jiayi. (2016). Repressão e frustração do desejo feminino em Uma abelha na chuva. In Maria Manuel Baptista e Larissa Latif (Eds.), Género, Direitos Humanos e Ativismos — Atas do V Congresso Internacional em Estudos Culturais (pp. 7-27). Vol II. Coimbra: Grácio Editor. ISBN: 978-989-99682-1-9.

 85. Em coautoria com Costa, Inês; Matos, Fátima Ney. (2016). “Onde Gaio está, Gaia estará”: a representação do feminino, através da adjetivação, na obra Um deus passeando pela brisa da tarde”. In Maria Manuel Baptista e Larissa Latif (Eds.), Género, Direitos Humanos e Ativismos — Atas do V Congresso Internacional em Estudos Culturais (pp. 28-40). Vol. II. Coimbra: Grácio Editor. ISBN: 978-989-99682-1-9.

 84. Em coautoria com Madalena, Emanuel; Matos, Fátima Ney. (2016). Estagiárias e milionários: as ocupações profissionais das personagens da literatura erótica. In Maria Manuel Baptista e Larissa Latif (Eds.), Género, Direitos Humanos e Ativismos — Atas do V Congresso Internacional em Estudos Culturais (pp. 50-61). Vol II. Coimbra: Grácio Editor. ISBN: 978-989-99682-1-9.

 83. (2016). O papel hegemónico do cinema no Estado Novo a adaptação do conto O Defunto de Eça. In Flavi Ferreira Lisboa Filho; Maria Manuel Baptista (Eds), Estudos Culturais e Interfaces. Objetos, metodologias e desenhos de investigação (pp. 138-148). Aveiro e Santa Maria: Universidade de Aveiro e Universidade Federal de Santa Maria. ISBN: 978-989-20-6719-3.

 82. Em coautoria com Brambila, Adriana. (2016). Os Estudos Culturais aplicados ao Turismo. In Flavi Ferreira Lisboa Filho; Maria Manuel Baptista (Eds), Estudos Culturais e Interfaces. Objetos, metodologias e desenhos de investigação (pp. 104-132). Aveiro e Santa Maria: Universidade de Aveiro e Universidade Federal de Santa Maria. ISBN: 978-989-20-6719-3.

 81. Em coautoria com Gil, Jenny. (2015). El ócio desde el punto de vista del desarrollo humano en personas Mayores, un estudo exploratório en Portugal. In Manuel Cuenca Cabeza (Ed.), Ocio y Recreación para el Desarrollo Humano (pp. 107-139). Bilbao e Mexico: Universidade de Deusto e Universidade YMCA do México. ISBN 03-2015-111812035300-01.

 80. (2015). ‘Como seiva viva em tronco forte’. A Agência Noticiosa Lusitânia e o projeto imperial do Estado Novo. In Moisés de Lemos Martins (Coord.), Lusofonia e interculturalidade — promessa e travessia (pp. 375-385). V. N. Famalicão: Edições Húmus. ISBN 978-989-755-1 80-2.

 79. Em coautoria com Campos, Jenny. (2015). A cultura e as artes no centro do desenvolvimento. In Maria Dilma Simões Brasileiro e Julio César Cabrera Medina (Org.), Desenvolvimento Territorial, Cultura e Turismo. Uma abordagem Multidisciplinar (pp. 253-378). Paraíba: EDUEP — Editora da Universidade Estadual de Paraíba, Campina Grande-PB. ISBN EBOOK: 978-85-7879-268-8.

 78. Em coautoria com Carvalho, G.; Costa, C.. (2015). Brazilian women’s perceptions of risk when travelling alone. In: ATLAS Annual Conference 2015, Book of extended abstracts (pp. 22-25). ISBN: 978-90-75775-79-2.

 77. (2015). The construction of new Identity (ies) for the Lusosphere: asynchrony and decentring. In Maria Manuel Baptista (Ed.), Identity. Concepts, theories, History and Present Realities (a european overview) (pp. 21-29). Coimbra: Grácio Editor. ISBN 978-989-8377-83-8.

 76. Em coautoria com Campos; Latif. L.. (2015). Mythical Moors: Constructing a Cultural Tourist Itinerary Around Valpaços. In A. Barker (Dir.). Identity and Intercultural Changes in Travel and Tourism (pp. 159-170). Bristol: Channel View Publications. ISBN: 978-1-84541-4. 63-4.

 75. Em coautoria com Matos, F.R.N.; Mesquita, R.F.; Machado, D.. (2015). Serendipidade e Grounded Theory: um diálogo possível no cenário de Hawthorne. In Atas do V Colóquio Internacional de Espistemologia e Sociologia da Ciência da Administração (pp. 1-14). Florianópolis: UFCS. ISSN: 2359-5167. Publicado também no American International Journal of Contemporary Research Vol. 5, No. 6; December 2015 http://www.aijcrnet.com/journals/Vol_5_No_6_December_2015/14.pdf

 74. Em coautoria com Nunes, K]ediane Ribeiro. (2014). O papel social e cultural da confraria de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos na Baía colonial. In José Eduardo Franco e Luís Machado de Abreu (Coord.), Para a História das Ordens e Congregações Religiosas em Portugal, na Europa e no Mundo (pp. 683-689).Prior Velho: Paulinas Editora. ISBN: 978-989-673-334-6.

 73. Em coautoria com Maia, S.; Martins, M. L.. (2014). Representações das mulheres na imprensa local – “O Ilhavense” na década de 1950. In I. Lousada & V. Chaves (Org.), As Mulheres e a Imprensa Periódica, vol. 2 (pp. 291-314). Lisboa: CLEPUL. Disponível em: http://pt.calameo.com/read/001827977b88bd814ba15. ISBN 978-989-8577-21-4.

 72. Em coautoria com Latif, L. & Escosteguy, A. C.. (2014). Histórias de mulheres trabalhadoras, media e construção identitária: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal. In M. Martins & M. Oliveira (Eds). Comunicação ibero-americana: os desafios da Internacionalização (pp. 1697 -1707). Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho. ISBN: 978-989-8600-29-5.

 71. Em coautoria com Campos. (2014). A Análise de Conteúdo: Uma Investigação sobre Políticas Públicas da Cultura. In Z. Pinto-Coelho & N. Zagalo (Eds). Comunicação e Cultura. III Jornadas Doutorais, Ciências da Comunicação e Estudos Culturais (pp. 63-76). Braga: CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho. ISBN: 978-989-8600-26-4.

 70. Em coautoria com Latif, L.. (2014). Le saint ivre, transfiguration des corps et croisements identitaires dans la fête de São Paio da Torreira au Portugal. In N. Gauthard (Dir.). Fêtes, mascarades et carnavals – Circulations, transformations et contemporanéité (pp. 91-103). Lavérune: Éditions L’Entretemps. ISBN: 978-2-35539-176-7.

 69. (2014). Género, Feminismo e Pós-feminismo. In J. Lima, M. J. Pereira & M. M. Silva (Coord.). A Multiplicidade da(s) Violências(s) – Um Real Bem Feminino (pp. 15-20). Aveiro: MDM – Movimento Democrático das Mulheres. ISBN: 978-989-98737-1-1.

 68. (2014). A cultura como campo tensional. In M. M. Baptista (Dir.). Políticas públicas para a cultura: dinâmicas, tensões e paradoxos (pp. 5-7). Coimbra: Grácio Editor e Programa Doutoral em Estudos Culturais. ISBN: 978-989-8377-67-8 e ISBN: 978-989-98219-7-2.

 67. Em coautoria com Campos. (2014). Chaves (2007-2011) – que estratégias político-culturais?”. In M. M. Baptista (Dir.). Políticas públicas para a cultura: dinâmicas, tensões e paradoxos. (pp. 75-88). Coimbra: Grácio Editor e Programa Doutoral em Estudos Culturais. ISBN: 978-989-8377-67-8 e ISBN: 978-989-98219-7-2.

 66. Em coautoria com Campos, J.; Latif, L.. (2014). Questões identitárias e de origem em Ílhavo: a visão da população. In M. M.Baptista, J. E. Franco & B. Cieszynska (Coord.). Europa das Nacionalidades - Imaginários, identidades e metamorfoses política (pp. 197-216). Coimbra: Grácio Editor e Programa Doutoral em Estudos Culturais. ISBN: 978-989-8377-66-1 e ISBN: 978-989-98219-6-5.

 65. Em coautoria com Almeida, M.. (2014). “Bíblia da Pátria” – Portugal e as sucessivas reedições de Os Lusíadas. In M. M. Baptista, J. E. Franco, & B. Cieszynska (Coord.). Europa das Nacionalidades - Imaginários, identidades e metamorfoses políticas (pp. 282-292). Coimbra: Grácio Editor e Programa Doutoral em Estudos Culturais. ISBN: 978-989-8377-66-1 e ISBN: 978-989-98219-6-5.

 64. (2014). Identidade, imaginário e mito – contributos para o estudo do pensamento pós-colonial em Eduardo Lourenço. In M. M. Baptista, J. E. Franco, &B. Cieszynska (Coord.). Europa das Nacionalidades - Imaginários, identidades e metamorfoses políticas (pp. 484-492). Coimbra: Grácio Editor e Programa Doutoral em Estudos Culturais. ISBN: 978-989-8377-66-1 e ISBN: 978-989-98219-6-5.

 63. Em coautoria com Coutinho, B.. (2014). Cemitério Central de Aveiro: entre a vida e a morte. In M. M. Baptista, J. E. Franco, & B. Cieszynska (Coord.). Europa das Nacionalidades - Imaginários, identidades e metamorfoses políticas (pp. 710-728). Coimbra: Grácio Editor e Programa Doutoral em Estudos Culturais. ISBN: 978-989-8377-66-1 e ISBN: 978-989-98219-6-5.

 62. Em coordenação com Maia, S. (Coord.). (2014). Colonialismos, Pós-Colonialismos e Lusofonias – Atas do IV Congresso Internacional em Estudos Culturais (versão portuguesa). Aveiro: Programa Doutoral em Estudos Culturais, IRENNE – Associação de Investigação, Prevenção e Combate à Violência e Exclusão e Ver O Verso Edições. Disponível em http://estudosculturais.com/congressos/ivcongresso/atas-do-iv-congresso-internacional-em-estudos-culturais/ . ISBN: 9789899821910 ISBN: 978-989-98912-0-3 e ISBN: 978-989-8015-18-1.

 61. Em coautoria com Latif, L.. (2014). Narrativa Mítica de uma Viagem Imaginária – A América do Sul na obra “O Mundo que os Portugueses Criaram de Armando de Aguiar”. In S. Maia & M. M. Baptista (Coord.). Colonialismos, Pós-Colonialismos e Lusofonias – Atas do IV Congresso Internacional em Estudos Culturais (versão portuguesa) (pp. 660-666). Aveiro: Programa Doutoral em Estudos Culturais, IRENNE – Associação de Investigação, Prevenção e Combate à Violência e Exclusão e Ver O Verso Edições. Disponível em http://estudosculturais.com/congressos/ivcongresso/atas-do-iv-congresso-internacional-em-estudos-culturais/ . ISBN: 978-989-98219-1-0, ISBN: 978-989-98912-0-3 e ISBN: 978-989-8015-18-1.

 60. Em coautoria com Brambilla, A.. (2014). Porque Viajamos?. In S. Maia & M. M. Baptista (Coord.). Colonialismos, Pós-Colonialismos e Lusofonias – Atas do IV Congresso Internacional em Estudos Culturais (versão portuguesa) (pp. 153-158). Aveiro: Programa Doutoral em Estudos Culturais, IRENNE – Associação de Investigação, Prevenção e Combate à Violência e Exclusão e Ver O Verso Edições. Disponível em http://estudosculturais.com/congressos/ivcongresso/atas-do-iv-congresso-internacional-em-estudos-culturais/ . ISBN: 978-989-98219-1-0, ISBN: 978-989-98912-0-3 e ISBN: 978-989-8015-18-1.

 59. Em coautoria com Pereira, M. J.. (2014). O Cavaquinho: da Braguinha ao Ukelele - Metáforas do colonialismo e pós-colonialismo. In S. Maia & M. M. Baptista (Coord.). Colonialismos, Pós-Colonialismos e Lusofonias – Atas do IV Congresso Internacional em Estudos Culturais (versão portuguesa) (pp. 476-483). Aveiro: Programa Doutoral em Estudos Culturais, IRENNE – Associação de Investigação, Prevenção e Combate à Violência e Exclusão e Ver O Verso Edições. Disponível em http://estudosculturais.com/congressos/ivcongresso/atas-do-iv-congresso-internacional-em-estudos-culturais/ . ISBN: 978-989-98219-1-0, ISBN: 978-989-98912-0-3 e ISBN: 978-989-8015-18-1.

 58. Em coautoria com Silveira, L.. (2014). Encontro com o paraíso: o imaginário despertado pela Carta do Descobrimento do Brasil. In S. Maia & M. M. Baptista (Coord.). Colonialismos, Pós-Colonialismos e Lusofonias – Atas do IV Congresso Internacional em Estudos Culturais (versão portuguesa) (pp. 553-559). Aveiro: Programa Doutoral em Estudos Culturais, IRENNE – Associação de Investigação, Prevenção e Combate à Violência e Exclusão e Ver O Verso Edições. Disponível em http://estudosculturais.com/congressos/ivcongresso/atas-do-iv-congresso-internacional-em-estudos-culturais/. ISBN: 978-989-98219-1-0, ISBN: 978-989-98912-0-3 e ISBN: 978-989-8015-18-1.

 57. Em coautoria com Coutinho, B.. (2014). De Belém ao Tarrafal: O turismo negro como veículo de narrativas múltiplas (pós-) coloniais. In S. Maia & M. M. Baptista (Coord.). Colonialismos, Pós-Colonialismos e Lusofonias – Atas do IV Congresso Internacional em Estudos Culturais (versão portuguesa) (pp. 579-588). Aveiro: Programa Doutoral em Estudos Culturais, IRENNE – Associação de Investigação, Prevenção e Combate à Violência e Exclusão e Ver O Verso Edições. Disponível em http://estudosculturais.com/congressos/ivcongresso/atas-do-iv-congresso-internacional-em-estudos-culturais/ . ISBN: 978-989-98219-1-0, ISBN: 978-989-98912-0-3 e ISBN: 978-989-8015-18-1.

 56. Em coautoria com Campos, J.. (2014). A lusofonia e a CPLP: jogo de (In)compatibilidades. In S. Maia & M. M. Baptista (Coord.). Colonialismos, Pós-Colonialismos e Lusofonias – Atas do IV Congresso Internacional em Estudos Culturais (versão portuguesa) (pp. 646-658). Aveiro: Programa Doutoral em Estudos Culturais, IRENNE – Associação de Investigação, Prevenção e Combate à Violência e Exclusão e Ver O Verso Edições. Disponível em http://estudosculturais.com/congressos/ivcongresso/atas-do-iv-congresso-internacional-em-estudos-culturais/. ISBN: 978-989-98219-1-0, ISBN: 978-989-98912-0-3 e ISBN: 978-989-8015-18-1.

 55. Em coautoria com Latif, L.. (2014). South America in Armando de Aguiar’s O Mundo que os Portugueses Criaram: a mythical narrative of an imaginary journey. In S. Maia & M. M. Baptista (Coord.). Colonialisms, Post-colonialisms and Lusophonies – Proceedings of the 4th International Congress in Cultural Studies (versão inglesa) (pp. 151-155). Aveiro: Programa Doutoral em Estudos Culturais, IRENNE – Associação de Investigação, Prevenção e Combate à Violência e Exclusão e Ver O Verso Edições. Disponível em http://estudosculturais.com/congressos/ivcongresso/atas-do-iv-congresso-internacional-em-estudos-culturais/ . ISBN: 978-989-98219-1-0, ISBN: 978-989-98912-0-3 e ISBN: 978-989-8015-18-1.

 54. Em coautoria com Brambilla, A.. (2014). Why do we travel?. In S. Maia & M. M. Baptista (Coord.). Colonialisms, Post-colonialisms and Lusophonies – Proceedings of the 4th International Congress in Cultural Studies (versão inglesa) (pp. 151-155). Aveiro: Programa Doutoral em Estudos Culturais, IRENNE – Associação de Investigação, Prevenção e Combate à Violência e Exclusão e Ver O Verso Edições. Disponível em http://estudosculturais.com/congressos/ivcongresso/atas-do-iv-congresso-internacional-em-estudos-culturais/ . ISBN: 9789899821910, ISBN: 978-989-98912-0-3 e ISBN: 978-989-8015-18-1.

 53. Em coautoria com Pereira, M. J.. (2014). The Cavaquinho: from Braguinha to Ukelele - Metaphors of colonialism and post-colonialism. In S. Maia & M. M. Baptista (coord.) Colonialisms, Post-colonialisms and Lusophonies – Proceedings of the 4th International Congress in Cultural Studies (versão inglesa) (pp. 465-471). Aveiro: Programa Doutoral em Estudos Culturais, IRENNE – Associação de Investigação, Prevenção e Combate à Violência e Exclusão e Ver O Verso Edições. Disponível em http://estudosculturais.com/congressos/ivcongresso/atas-do-iv-congresso-internacional-em-estudos-culturais/ . ISBN: 978-989-98219-1-0, ISBN: 978-989-98912-0-3 e ISBN: 978-989-8015-18-1.

 52. Em coautoria com Silveira, L.. (2014). Encounter with paradise: the imaginary awakened by the Letter of the Discovery of Brazil. In S. Maia & M. M. Baptista (Coord.). Colonialisms, Post-colonialisms and Lusophonies – Proceedings of the 4th International Congress in Cultural Studies (versão inglesa) (pp. 540-546). Aveiro: Programa Doutoral em Estudos Culturais, IRENNE – Associação de Investigação, Prevenção e Combate à Violência e Exclusão e Ver O Verso Edições. 978-989-98219-1-0, ISBN: 978-989-98912-0-3 e ISBN: 978-989-8015-18-1. Disponível em http://estudosculturais.com/congressos/ivcongresso/atas-do-iv-congresso-internacional-em-estudos-culturais/. ISBN: 9789899821910, ISBN: 978-989-98912-0-3 e ISBN: 978-989-8015-18-1.

 51. Em coautoria com Coutinho, B.. (2014). From Belém to Tarrafal: Dark Tourism as a vehicle for multiple (post) colonial narratives. In S. Maia & M. M. Baptista (Coord.). Colonialisms, Post-colonialisms and Lusophonies – Proceedings of the 4th International Congress in Cultural Studies (versão inglesa) (pp. 565-574). Aveiro: Programa Doutoral em Estudos Culturais, IRENNE – Associação de Investigação, Prevenção e Combate à Violência e Exclusão e Ver O Verso Edições. Disponível em http://estudosculturais.com/congressos/ivcongresso/atas-do-iv-congresso-internacional-em-estudos-culturais/. ISBN: 978-989-98219-1-0, ISBN: 978-989-98912-0-3 e ISBN: 978-989-8015-18-1.

 50. Em coautoria com Campos, J.. (2014). Lusophony and the CPLP: a game of (In)compatibilities. In S. Maia & M. M. Baptista (Coord.). Colonialisms, Post-colonialisms and Lusophonies – Proceedings of the 4th International Congress in Cultural Studies (versão inglesa) (pp. 626-630). Aveiro: Programa Doutoral em Estudos Culturais, IRENNE – Associação de Investigação, Prevenção e Combate à Violência e Exclusão e Ver O Verso Edições. Disponível em http://estudosculturais.com/congressos/ivcongresso/atas-do-iv-congresso-internacional-em-estudos-culturais/. ISBN: 978-989-98219-1-0, ISBN: 978-989-98912-0-3 e ISBN: 978-989-8015-18-1.

 49. Em coautoria com Maia, S.; Martins, M. (2013). Poder, género e imprensa – a abordagem qualitativa como metodologia. In Z. Pinto-Coelho & J. Fidalgo (Eds), Comunicação e Cultura: II Jornada de Doutorandos em Ciências da Comunicação e Estudos Culturais (pp. 148-162). Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho. ISBN: 9789898600196 Disponível em http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/1667/1606

 48. Em coautoria com Coutinho, B.; Rebelo, J. E.. (2013). Turismo e morte: representação, mediação e tecnologias de linguagem. In Z. Pinto-Coelho & J. Fidalgo (Eds), Comunicação e Cultura: II Jornada de Doutorandos em Ciências da Comunicação e Estudos Culturais (pp. 105-121). Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho. ISBN: 9789898600196 Disponível em http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/1664/1603

 47. Em coautoria com Coutinho, B.. (2013). Há morte nas catacumbas? Estudo de caso sobre Turismo Negro. In C. Almeida, F. Serra, J. Santos & P. Águas (Eds), TMS Conference Series. (pp. 77-88). Olhão: Universidade do Algarve. ISBN: 9789898472250.

 46. (2003). O Outro, Globalmente o Mesmo. In A. Bringas López & B. Martín Lucas (ed.) Nacionalismo e Globalización: Língua, Cultura e Identidades (pp. 213-219).Vigo: Universidade de Vigo. ISBN: 8481582441

 45. Em coautoria com Campos, J. (2013). A Cultura e as Artes na estratégia da Europa 2020 /Culture and Arts in the Europe 2020 strategy. In C. Rodrigues et al. (Coord.). Europa 2020: retórica, discursos, política e prática - actas da 2ª Conferência de Planeamento Regional e Urbano, VIII ENPLANT e XVIII Workshop da APDR. (pp. 107-121). Aveiro: Universidade de Aveiro. ISBN 978-972-789-391-1.

 44. Em coautoria com Maia, S. (2013). O Turismo e as Rotas Culturais - Proposta de Rotas Museológicas na Região de Aveiro. In C. Sarmento, (coord.) & V. Oliveira (Co-ed.), Comunicação, Representações e Práticas Interculturais: uma perspectiva global intercultural communication / representations and practices: a global approach. pp. 566-580. Porto: Centro de Estudos Interculturais (CEI), Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), Instituto Politécnico do Porto (IPP). ISBN: 978-989-98240-0-3.

 43. (2013). Identité, Imaginaire et Mythe – Contribuition à l’Étude de la Pensée Postcoloniale d’Eduardo Lourenço. In M. G. Besse (Org.), Eduardo Lourenço et la Passion de L’Humain (pp.197-211). Paris: Éditions Convivium Lusophone de Aveiro. ISBN: 979 109 0153 097.

 42. (2013) Idleness, Time and Existence - a reading in light of Heideggerian phenomenology and hermeneutics (edição bilingue em português e inglês). In: Atas do III Congresso Internacional em Estudos Culturais – Ócio, Lazer e Tempos Livres nas Sociedades Contemporâneas. Aveiro: Universidade de Aveiro. ISBN:978-979-98219-0-3.

 41. Em coautoria com Coutinho, B.. (2013). Dark Tourism as Humanist Leisure Experience – approximations between seemingly distant concepts (edição bilingue em português e inglês). In: Atas do III Congresso Internacional em Estudos Culturais – Ócio, Lazer e Tempos Livres nas Sociedades Contemporâneas. Aveiro: Universidade de Aveiro. ISBN:9789799821903.

 40. Em coautoria Com Gil, J.. (2013). Leisure and free time in advanced adulthood: Sociocultural Animation practices as strategies of resilience (edição bilingue em português e inglês). In: Atas do III Congresso Internacional em Estudos Culturais – Ócio, Lazer e Tempos Livres nas Sociedades Contemporâneas. Aveiro: Universidade de Aveiro. ISBN:978-979-98219-0-3.

 39. Em coautoria com Ventura, A.. (2012). Crítica e Pós-Colonialismo: Olhares transatlânticos nas críticas de António Cândido e Eduardo Lourenço. In Comunicação e Cultura - I Jornadas de doutorandos em Ciências da Comunicação e Estudos Culturais (pp.195-209). Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Universidade do Minho. ISBN 9789898600059.

 38. (2012). Cultural Identity/Identities for Europe: Does It Serve Any Purpose?. In T. Pinheiro, B. Cieszynska, J. E. Franco (eds.), Ideas of/for Europe (pp. 405-411). Frankfurt Am Main: Peter Lang. ISBN: 9783631619742.

 37. Em coautoria com Franco, J. E.; Halim, I.; Ventura, R.. (2012). Portugal e o Mundo: O Futuro do Passado – Portugueses no Golfo Pérsico. Lisboa: Publicações D. Quixote e CNC. ISBN: 9789722050630.

 36. Em coautoria com Martins, U.. (2012). Heranças Gastronômicas de um Brasil colonial - a contribuição portuguesa. In Congresso Internacional de Gastronomia de São Paulo, Descobrindo as Américas: Ingredientes e Culturas (pp.164-171). São Paulo: Senac. ISSN: 2179-4766.

 35. (2012). Nacionalismo e Mitologia nas relações entre Portugal e Espanha – a reflexão de Eduardo Lourenço. In M. Garcia & M. Leal (Coord.), Imagologias Ibéricas: construyendo la imagen del outro peninsular (col. Série Estudios Portugueses, nº 35, pp. 281-292). Mérida: Gobierno de Extremadura. ISBN: 9788498523508.

 34. (2011). The construction of new identity(ies) for the Lusosphere: asynchrony and decentring. In: A. M. Correia &I. Sousa (Eds) Lusofonia – Encruzilhadas Culturais (pp. 16-23). Macau: Saint Joseph Academic Press. ISBN 9789993773450.

 33. (2010). Ekphrasis e desocultação da verdade – uma reflexão a partir da Filosofia Heideggereiana. In F. A. Machado, M. Gama & J. Fernandes (Orgs), Caminhos de Cultura em Portugal – Homenagem ao Professor Doutor Norberto Cunha (pp. 337-343). Ribeirão: Ed. Húmus. ISBN 9789898139290.

 32. Em coautoria com Quaresma, M. C. (2009). Um Novo Olhar Sobre Agostinho Salgado. In: L. Soares (Coord. e org.), Conferências de Leça da Palmeira – Actas 2007-2009 (pp. 22-27). Leça da Palmeira: Junta de Freguesia de Leça da Palmeira. ISBN 978-989-96287-1-7.

 31. (2009). Estudos Culturais: o quê e o como da investigação. In M. M. Baptista (Ed.), Cultura: Metodologias e Investigação, (pp. 9-18). Aveiro: Ver o Verso Ed. e Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. ISBN: 978-989-8015-11-2.

 30. (2009). Introdução. In M. M. Baptista (Ed), Cultura: Metodologias e Investigação, (pp. 3-5). Aveiro: Ver o Verso Ed. e Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. ISBN: 9789898015112.

 29. (2009). Comunicação Intercultural e Lusofonia – a Perspectiva da Semiótica da Cultura (pp.11-20). In Helena Sousa, Sandra Marinho, Rui Passos Rocha (Eds), Anuário Internacional de Comunicação Lusófona 2008. Braga: Publicação Lusocom/Sopcom/CECS. ISSN: 1807-9474.

 28. (2009). Fernando Oliveira: a Guerra como o Menor dos Males e a Escravatura como o Maior dos Pecados. In C. Morais, (Coord.), Fernando Oliveira: Um Humanista Genial – V Centenário do seu Nascimento (pp. 387-401). Aveiro: CLC/UA. ISBN 9789727893003.

 27. (2009). Vieira da Silva sob o olhar de Eduardo Lourenço: dimensão poética e portugalidade. In M. L. Ferreira, C. Correia, T. Fonseca, &A. R. Ferreira (Orgs), Longos dias têm cem anos - Vieira da Silva: Um Olhar Contemporâneo-Colóquio Internacional (pp. 111-120). Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. ISBN- 9789728531782.

 26. (2008). Comunicação Intercultural e Lusofonia – a Perspectiva da Semiótica da Cultura. In H. Sousa, S. Marinho & R. P. Rocha (Eds.) Anuário Internacional de Comunicação Lusófona 2008 (pp. 11-20). Braga: Publicação Lusocom/Sopcom/CECS. ISSN: 1807-9474.

 25. Em coautoria com Franco, J. E. (2008). Vida de Vieira. In: A. Pinho & E. Oliveira (orgs.). Ideação (Dossiê Vida e Obra de António Vieira, n.º19, pp.17-93). Feira de Santana: Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Universidade Estadual de Feira de Santana. ISSN: 14154668.

 24. (2008). A Vida Escrita de Eduardo Lourenço. In P. Morão & C. I. Carmo (Orgs) Escrever a Vida - verdade e ficção (Act. 16, pp. 391-403). Porto: Campo das Letras. ISBN: 9789896253073.

 23. (2008). Regressos a S. Pedro do Rio Seco. In M. M. Baptista, Uma Cartografia Imaginária de Eduardo Lourenço - Dos Poetas e Amigos (pp. 143-145). Maia: Ver o Verso ed. ISBN: 978-989-8015-09-9.

 22. Em coautoria com Carvalho, I. (2008). Coimbra, cidade dos amores? Arte e Cultura nos Jardins de Coimbra. In: A. Vilaça e V. Pereira (Eds), Turismo Cultural e Religioso - Oportunidades e Desafios para o Século XXI (pp. 185-193). Póvoa de Varzim: TUREL-TCR. ISBN-9789892012377.

 21. (2008). Crença e Acção Política na Iª República Portuguesa – o caso de Ângelo de Morais. In V. E. Jorge & J. C. Macedo (Orgs), Crenças, Religiões e Poderes: dos Indivíduos às Sociabilidades (Biblioteca de Ciências Sociais – Antropologia nº 13, pp. 269-277). Porto: Edições Afrontamento. ISBN 9789723609479.

 20. (2008). Símbolo, metáfora e mito na Comunicação Intercultural. In R. Cabecinhas & L. Cunha, Comunicação Intercultural: Perspectivas, Dilemas e Desafios (pp. 171-177). Porto: Campo das Letras. ISBN:9789896253509.

 19. (2008). Não há fumo sem… caluniador! – Rumor e Calúnia: da psicossociologia à reflexão Ética. In A. Barker, Ofender e ser Ofendido (pp. 209-218). Aveiro: Universidade de Aveiro. ISBN: 978-972-789-263-1.

 18. Em coautoria com Franco, J. E. (2008). Vida de Vieira. In J. E. Franco (coord.) Padre António Vieira - Imperador da Língua Portuguesa (pp. 5-55). Lisboa: Correio da Manhã. ISBN 9789728996116.

 17. (2007). Uma Fraterna Oposição: Agostinho da Silva e Eduardo Lourenço na Cultura Portuguesa. In R. Epifânio, Agostinho da Silva Pensador do Mundo a Haver. Congresso Internacional Comemorativo do Centenário Agostinho da Silva. (pp.61-67). Lisboa: Zéfiro. ISBN 9789728958343.

 16. (2007) Identidade e Cultura – a Questão do Discurso sobre o Outro. In H. Roque-Faria & M. Dias (org.), Cultura e Identidade – Discursos (pp.276-293). Cáceres – Mato Grosso: Editora Unemat. ISBN 8589898571.

 15. (2006). A Lusofonia não é um jardim ou da necessidade de ‘perder o medo às realidades e aos mosquitos’. In M. L. Martins, H. Sousa, R. Cabecinhas (Eds), Comunicação e Lusofonia – para uma abordagem crítica da cultura e dos media (pp.23-44). Porto: Campo das Letras. ISBN: 9789896251192.

 14. (2006). Mito, História e Filosofia na reflexão cultural de Eduardo Lourenço. In M. M. Baptista (Coord.), Estudos Lourenceanos I, pp.15-26. Maia: Ver o Verso Ed. ISBN: 989-8015-06-3.

 13. (2006). Cultura e estratégias argumentativas na reflexão de Eduardo Lourenço. In M. M. Baptista (Coord.), Estudos Lourenceanos I. Maia: Ver o Verso Ed. ISBN: 989-8015-06-3 pp.7-11.

 12. (2005). A questão do ‘Outro’ na Europa da cultura. In N. Cunha, Europa – Globalização e Multiculturalismo (Encontros de Outono) (pp. 165-179). Cadernos do Museu Bernardino Machado, Casa das Artes de Famalicão. Famalicão: Editora Ausência. ISBN: 9895532342.

 11. (2005). A Criação do ‘Outro’ na Cultura Pós-moderna. In V. O. Jorge (coord.) Cultura Light (pp. 235-243). Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto – DCTP. ISBN: 972-8932-08-1.

 10. (2005). Portugal não é uma Ilha. In M. M. Baptista, (Ed.) Do Outro Lado da Lua– A Ibéria segundo Eduardo Lourenço (pp.17-42). Col. Iberografias, nº3. Porto: Campo das Letras. ISBN: 972-610-941-8.

 9. (2005). A Espanha, o Vento e o Casamento. In M. M. Baptista, (ed.) Do Outro Lado da Lua– A Ibéria segundo Eduardo Lourenço (pp.9-13). Col. Iberografias, nº3. Porto: Campo das Letras. ISBN: 972-610-941-8.

 8. (2005). Petrarca e a Cultura Portuguesa: Tempo, Desejo e Melancolia –uma leitura do Secretum. In R. Marnoto (coord.) Petrarca 700 Anos (pp.401-413). Série Leonardo, nº3. Coimbra: Instituto de Estudos Italianos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. ISBN: 9729038813.

 7. (2004). Portugal Como Destino ou do Tempo Português. In: M. M.Baptista (Coord.), Cartografia Imaginária de Eduardo Lourenço - Dos Críticos (pp. 207-221). Maia: Ver o Verso ed. ISBN: 972-99317-1-2.

 6. (2004). Estereotipia e Representação Social – uma abordagem psico-sociológica. In A. Barker (Ed.) O Poder e a Persistência dos Estereótipos (pp.103-116.). Aveiro: Universidade de Aveiro. ISBN: 9727891322.

 5. (2003). Portugal Como Destino ou do Tempo Português. In M. M. Baptista (Coord.), Eduardo Lourenço - Uma Cartografia Imaginária (pp.157-170). Col. Cadernos do Mosteiro. Maia: Ed. Câmara Municipal da Maia. ISBN: 972-8315-28-7.

 4. (2002). Lourenço e Régio: Críticas e Equívocos. In A. M. Ferreira (Coord.). Presenças de Régio - 8º Encontro de Estudos Portugueses (pp.51-619. Aveiro: Associação Labor de Estudos Portugueses /Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, 2002. ISBN: 972-789-079-2.

 3. (2002). Do ‘Poder Espiritual’ e do ‘Poder Temporal’ em Eduardo Lourenço. In L. M. Abreu (Coord.) O Anticlericalismo Português: História e Discurso (pp. 187-195). Aveiro: Universidade de Aveiro. ISBN:9789727890828.

 2. Em coautoria com Luís, M. H. (2002). Morte e Poder em Séneca e Eduardo Lourenço. In De Augusto a Adriano – Actas do Colóquio de Literatura Latina, (pp. 511-519). Lisboa: Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. ISBN: 9729376069.

 1. (2001). A Utopia Europa em Eduardo Lourenço. In A.Barker (ed.), Europa: Realidade e Fantasia – Uma Colectânea de Ensaios (pp. 25-31). Aveiro: Fundação para a Ciência e Tecnologia e Centro de Investigação de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. ISBN: 972-770-173-6.


 42. (2018) Em coautoria com Fernandes de Mesquita, Rafael; Ney, Fátima Regina Matos; Machado, Diego de Queiroz; Carvalho de Sena, Augusto Marcos. Do espaço ao ciberespaço: sobre etnografia e netnografia. In Perspectivas em Ciência da Informação, v.23, n.2, p.146-165, abr./jun. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2998

 41. (2018) Em coautoria com Pessoa do Amaral, Muriel Emídio & Bertolli, Claudio Filho. A perversão como estética política para a sexualidade: notas sobre a revista Nin. BRASILIANA– Journal for Brazilian Studies. Vol. 6, n.1 (December, 2017), pp. 280-298. ISSN 2245-4373.

 40. (2018) Em coautoria com Lélian P. de Oliveira, Cartografias Imaginativas do Brasil nas Brochuras Turísticas Portuguesas e Espanholas. 2012-2013 e 2014-2015. In Rosa dos Ventos –Turismo e Hospitalidade, 2018 – V.10 N. 2, pp. 193-2012. DOI: http://dx.doi.org/10.18226/21789061.v10i1p189.

 39. (2017). Imaginários da portugalidade: análise de discursos de imigrantes portugueses em Belém do Pará- Brasil. Novos Cadernos NAEA, v. 20, n. 1, p. 9-24, jan-abr 2017, ISSN 1516-6481 / 2179-7536.

 38. Em coautoria com Lima, Walter Chile R.; Lima, Wladilene Sousa. (2016). Cacuri: Uma arte de pesca como dispositivo para a criação artística. ALICERCES, Revista de Investigação, Ciência, Tecnologia e Arte, n.º 6, Ano VI, jul 2016, 115-128.

 37. (2016). Estudos de ócio e leisure studies – o atual debate filosófico, político e cultural”. RBEL – Revista Brasileira de Estudos do Lazer — Dossiê Lazer e Cultura, v. 3, n. 1, jan./abr., 20-29. ISSN: 2358-1239. Disponível em: https://seer.ufmg.br/index.php/rbel/issue/view/303

 36. (2016). Estética, subjectivação e pós-humano: do admirável ao sublime. Um passo atrás?. Revista Arteriais n.3, v. 2, fev.- jul., 32-41. Disponível em http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/ppgartes/issue/view/Ano%202%2C%20n.%2003

 35. Em coautoria com Himel, Rita. (2016). “For Fun”: (De) Humanizing Gisberta — The Violence of Binary Gender Social Representation. Sexuality & Culture. An Interdisciplary Quartely, September 2016, Volume 20, Issue 3, 639-656. Springer. ISSN:1095-5143. DOI: 10.1007/s12119-016-9350-5. Disponível em: http://link.springer.com/article/10.1007/s12119-016-9350-5?wt_mc=internal.event.1.SEM.ArticleAuthorOnlineFirst (Source Normalized Impact per Paper (SNIP): 0,650).

 34. Em coautoria com Nuere, Cristina Ortega; Quintana, Idurre Lazcano. (2015). Espacios de ocio para jóvenes, de la monitorización a la autogestión / Leisure Spaces For Youth: From Monitoring To Self-Management. Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, 2015, 25, 69-89 http://www.upo.es/revistas/index.php/pedagogia_social/ ISSN: 1139-1723. © SIPS. DOI: 10.7179/PSRI_2015.25.04

 33. Em coautoria com Leitão, Maria; Latif, Larissa. (2015). Processos de criação colaborativa em contexto de um projeto de Teatro Comunitário. Revista Persona, – Arte e Desenvolvimento Humano, nº 3, 45-58. ISSN: 2183-4504.

 32. Em coautoria com Sousa, Jenny Gil. (2015). Ócio e Cultura na (Re)Construção Identitária de Pessoas Idosas Institucionalizadas. Revista Subjetividades, Revista do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UNIFOR, v. 15, n. 2, 274-265. ISSN: 2359-0777. Disponível em http://ojs.unifor.br/index.php/rmes/article/view/4964/4145

 31. Em coautoria com Carrelhas. (2015). Criptojudaísmo e turismo cultural: uma análise sob a perspetiva da semiótica da cultura. Mouseion, 20, 105-125. Disponível em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion/article/view/2135/1345 ISSN: 1981-7207

 30. (2013). A Identidade cultural Portuguesa: do colonialismo ao pós-colonialismo: memórias sociais, imagens e representações identitárias. Comunicação e Sociedade, vol. 24, 2013, 270-287.

 29. (2013). Portuguese cultural identity: from colonialism to post-colonialism: Social memories, images and representations of identity. Comunicação e Sociedade, vol. 24, 2013, 288-306.

 28. Em coautoria com Maia, S.. (2013). As fronteiras da identidade de género no mundo pós-moderno. Cadernos do CEOM, 25 (37) - Fronteiras, 101-117. Disponível em http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rcc/article/viewFile/1433/796/. ISSN: 2175-0173.

 27. (2013). Aspectos do Estudo e da Problematização da Cultura e do Teatro em Portugal e no Brasil. Revista Ensaio Geral, 5(10), 79-82. ISSN: 19845197 (responsável pela organização do dossier temático ‘Estudos Culturais em Portugal’, em revista internacional).

 26. Em coautoria com Magalhães, C.. (2013). Políticas Públicas para o Teatro e a Cultura m Portugal – avanços e recuos em tempos de democracia. Revista Ensaio Geral, 5 (10), 83-100. ISSN: 19845197.

 25. (2013). A Identidade cultural Portuguesa: do colonialismo ao pós-colonialismo: memórias sociais, imagens e representações identitárias. Revista Comunicação e Sociedade, 24 (Moda e Contemporaneidade), 270-287. Disponível em http://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/1788.ISSN: 16452089 (edição bilingue português/inglês).

 24. (2013). Ócio, temporalidade e existência: uma leitura à luz da fenomenologia e hermenêutica heideggereanas. Revista Lusófona de Estudos Culturais, 1 (2) Dinâmicas Culturais, Ócio e Lazer, 156-201. Disponível em http://estudosculturais.com/revistalusofona/index.php/rlec/article/view/40/58. ISSN: 21830886 (edição bilingue português/inglês).

 23. Em coautoria com Maia, S., Martins, U.. (2013). Turismo cultural no contexto urbano: rotas museológicas – Os casos de Aveiro e Ílhavo (Portugal). Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, vol. 7(2), 192-208. Disponível em http://rbtur.org.br/rbtur/article/view/632/pdf

 22. Em coautoria com Maia. (2013). As fronteiras da identidade de género no mundo pós-moderno. Revista Cadernos do CEOM, 25 (37) - Fronteiras, 101-117. Disponível em http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rcc/article/viewFile/1433/796

 21. Em coautoria com Martins, U.; Costa, C.. (2012). A gastronomia como produto turístico-cultural: uma análise das boas práticas de destinos internacionais. Revista Turismo e Desenvolvimento/ Journal of Tourism and Development, 7 (18), 51-53. ISSN 1645-9261.

 20. Em coautoria com Martins, U.. (2011). La Herencia de la Gastronomia Portuguesa en Brasil como un Producto del Turismo Cultural. Estudios y Perspectivas en Turismo, 20, 404-424. ISSN 1851-1732.

 19. Em coautoria com Durão, M.. (2011). Turismo Cultural e Desenvolvimento sustentável - A Doçaria Conventual do Douro Litoral. Revista Turismo e Desenvolvimento/ Journal of Tourism and Development, 15 (2011), 117-131. ISSN 1645.9261.

 18. Em coautoria com Maia, S. & Martins, U. (2011), Cultural Tourism in the Urban Context – Museologic Routes: The cases of Aveiro and Ílhavo (Portugal). Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 7.2, Sao Paulo (2013): 192-208 Disponível em https://search.proquest.com/openview/7320945c565f01fd5e019188dbdd3497/1?pq-origsite=gscholar&cbl=2032696

 17. Em coautoria com Carvalho, A. & Carvalho, M. M. & Graça, I.. (2010). Estado e Políticas Públicas – Brasil e Portugal: novas configurações, desafios do presente. Revista Políticas Públicas, Número Especial, 233-256. ISBN: 01048740.

 16. Em coautoria com Carvalho, I. & Costa, C. (2010). As redes em turismo cultural: um olhar sobre a relação entre Turismo e Cultura. Revista Turismo e Desenvolvimento, 13, 29-38. ISSN:16459261.

 15. Em coautoria com Carvalho, I. & Costa, C. (2010). Em Sintra pela Mão de Eça. Proposta de um itinerário literário queirosiano. Revista Turismo e Desenvolvimento, 13 (Suplemento), 11-12. ISSN:16459261.

 14. Em coautoria com Martins, U.. (2010). A Gastronomia Portuguesa no Brasil – Um Roteiro de Turismo Cultural. Revista Turismo e Desenvolvimento, 13-14, 633-644. ISSN:16459261.

 13. (2009). Pela mão de Heidegger e Lacan… Ontologia e Imaginário em Eduardo Lourenço. Colóquio/Letras, 170, 219-235. ISSN: 0010-1451.

 12. (2008). Estado e Cultura: o necessário conflito. Revista de Políticas Públicas, 12 (1), 37-43. ISSN-0104-8740.

 11. Em coautoria com Carvalho, A., Araújo, H., Graça, I. (2007). Estado e Cultura na Contemporaneidade: Portugal e Brasil em Foco. Revista Políticas Públicas, 11(2), 147-169. ISSN-0104-8740.

 10. (2006). Filosofia e Literatura na obra de Eduardo Lourenço – paradigmas teóricos e posicionamento hermenêutico. Letras – Revista da Universidade de Aveiro, 23, 41-50. ISBN: 08701547.

 9. (2006). A Lusofonia não é um jardim ou da necessidade de ‘perder o medo às realidades e aos mosquitos’. Ellipsis – Journal of the American Portuguese Association, 4, 99-129. ISBN 0-8166-3816-0.

 8. (2005). Uma Poesia de Veludo Brota da Mágica Terra Transmontana. Vária Escrita - Cadernos de Estudos Arquivísticos, Históricos e Documentais, 12, 129-133.

 7. (2003). Do Anti-Humanismo Trágico de Eduardo Lourenço. Estudos - Revista do Centro Académico da Democracia Cristã, Nova série (1), 67-77. ISSN: 16458788.

 6. (2003). Da Cultura Europeia à Lusofonia: Pensar o Impensado com Eduardo Lourenço. Metamorfoses, 4, 45-54. ISSN: 0875019. ISBN: 9722115650.

 5. Em coautoria com Sousa, E. (2003). Brasil e Portugal: Representações e Imagens. Revista da Universidade de Aveiro - Letras, 19/20,199-218. ISSN: 0870-1547.

 4. (2001). (Des)Encontros na Disneylândia Cultural. Revista da Universidade de Aveiro - Letras, 18, 275/283. ISBN: 0870-1547.

 3. (1998). Culture Européene et Sagesse Tragique – le régard d´Eduardo Lourenço. Impact - Révue de l´Université Chatolique de l´Ouest, 32 (2-4), 59-70. ISSN: 0019-2899.

 2. (1998). Da Emigração Como Viagem ou o Trágico de uma Nação – a perspectiva de Eduardo Lourenço. Revista da Universidade de Aveiro - Letras, 15, 139 -160. ISSN: 0870-1547.

 1. (1997). Considerações em Torno do Conceito de Estereótipo: Uma Dupla Abordagem. Revista da Universidade de Aveiro - Letras, s.n., 169-181. ISSN: 0870-1547.


 28. Vídeo em «A UA explica... porque é que Portugal já não é o país dos três “F”», publicado em 10 de junho de 2017. https://www.facebook.com/pg/universidadedeaveiro/videos/?ref=page_internal

 27. Ministrou a Aula Pública de Introdução em Estudos Culturais, realizada na Casa das 11 Janelas - Museu de Arte Contemporânea do Pará, no dia 26 de julho de 2016. em Belém/PA. O evento foi organizado pelo PPGDSTU e pelo Movimento Ocupação da Casa das 11Janelas.

 26. Transmissão em live streaming de Género, Direitos Humanos e Ativismos — Atas do V Congresso Internacional em Estudos Culturais, em 2016. https://www.youtube.com/channel/UC3wH-Q7K-jsKDPjDVdJDWeg/videos

 25. (2015). Um sistema sustentável precisa do ócio. Entrevista à Revista Visão, 28 de setembro de 2015. Disponível em http://visao.sapo.pt/um-sistema-sustentavel-precisa-do-ocio=f831559

 24. (2015). Respirar é preciso. Entrevista à revista AR – Arroios Magazine nº4, julho, 14-17.

 23. Participação, 2014, no programa da RTP1, «Sociedade Civil» (episódio 223 da série IX) dedicado ao tema Cultura: Responsabilidade Civil ou Estatal? http://www.rtp.pt/play/p1490/e180657/sociedade-civil-2014

 22. Organização com Manuel Valente e Daniel Ribas, em 2014, de um Festival de Cinema (pré-congresso do IV Congresso em Estudos Culturais no Museu de Aveiro).

 21. (2014), Do Real e da Realidade. Comunicação apresentada no painel 2 (Do Mundo) – O que é o Real?, Forum ‘Onde está o Real’, Porto/Post/Doc – Film & Media Festival, Porto, 11 de dezembro.

 20. Participação no documentário produzido pela Universidade Aberta em 2013 – A poética do pensamento de Eduardo Lourenço. Este documentário contou ainda com a colaboração dos Professores, José Gil, Onésimo Teotónio Almeida e do Escritor Miguel Real e depoimentos do próprio Eduardo Lourenço. https://www.youtube.com/watch?v=iZ_Yya_9f0o

 19. (2009). Agostinho da Silva - Um Pensamento em Ação. In R. Faria e P. S. Lima (Coord.) Açoriano Oriental (Secção ‘Pensar (em) Português’, S. Miguel, Açores, p. 28.

 18. Participação no programa emitido pela Antena 1 em dezembro de 2007, da autoria de Ana Aranha sobre a Vida e a Obra de Eduardo Lourenço.

 17. Participação no programa da RTP1, «Fotobiografia de Agostinho Salgado» em 25 de novembro de 2005. https://arquivos.rtp.pt/conteudos/fotobiografia-de-agostinho-salgado/#sthash.bOHjnExi.IgG9wRM8.dpbs

 16. Curadora, em 2004, da exposição itinerante bibliográfica ‘Eduardo Lourenço – Uma Cartografia Imaginária’, que teve mostras em Faro, Lisboa, Coimbra, Sintra, Vila Franca de Xira e na Biblioteca Nacional.

 15. (2004). Interrogações do Futuro. J.L – Jornal de Letras, Artes e Ideias, 878, 21.

 14. (2004). Uma Poesia de Veludo Brota da Mágica Terra Transmontana. Unearta, 35, 17.

 13. (2006). A ocidente do Ocidente. J.L – Jornal de Letras, Artes e Ideias, 923, 38.

 12. Em coautoria com Cruzeiro, M. M.. (2003). Tão Perto das Coisas como Nunca. Terras da Beira, 22 de maio de 2003, 5.

 11. Em coautoria com Cruzeiro, M. M.. (2003). Tempos de Eduardo Lourenço – Fotobiografia. Rua Larga, 2, 58-59. ISBN: 972-610-681-8.

 10. Apresentação, em entrevista televisiva, por convite, de Fotobiografia de Agostinho Salgado- Um Luminoso Silêncio. Programa Entre Nós. Lisboa, Universidade Aberta e RTP, emitido pela RTP África e RTP Internacional no dia 25/11/05 e na RTP2 no dia 6/12/05.

 9. Apresentação, em entrevista televisiva, por convite, do livro Eduardo Lourenço – Uma Cartografia Imaginária. Programa Entre Nós. Lisboa, Universidade Aberta e RTP, emitido pela RTP África no dia 21/5/04 e na RTP2 no dia 24/05/04. http://www.rtp.pt/programa/tv/p5279/e100

 8. Apresentação do livro, a convite, de Henrique Pedro, Do povo que sou com um texto intitulado “Uma poesia de veludo brota da mágica terra transmontana”, Museu Teixeira Lopes, Mirandela, 30 de novembro de 2004.

 7. (2003). O ‘Indelével Abismo’ entre Filosofia e Poesia, – a propósito da reedição de Tempo e Poesia de Eduardo Lourenço. J.L – Jornal de Letras, Artes e Ideias, 855, 22-23.

 6. Em coautoria com Cruzeiro, M. M.. (2003). A Metáfora da Viagem. J.L – Jornal de Letras, Artes e Ideias, 851, 26-27.

 5. (1998). Caixas de Esmolas: A Comunhão entre o Sagrado e o Profano. In: Caixas de Esmolas - Catálogo da Exposição da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco. Porto: Venerável Ordem Terceira de S. Francisco. ISBN: 972-95153-9-5.

 4. (1988), O Ciclo de vida do adulto – uma abordagem desenvolvimental, palestra realizada em março de 1998 aos docentes da Escola Secundária Aurélia de Sousa, Porto.

 3. (1997), A promoção do desenvolvimento moral - avaliação dos aspectos afectivos, palestra realizada em fevereiro de 1997 aos docentes da Escola Secundária Aurélia de Sousa, Porto.

 2. (1989), A Bio-Ética, palestra dirigida aos alunos e docentes dos cursos do Ensino Noturno de Adultos, na Escola Secundária de Tondela (maio de 1989).

 1. (1988), O Jornalismo, quatro palestras realizadas na Escola Secundária Infante D. Henrique, Porto, dirigidas aos alunos dos 8º e 10º anos de escolaridade (maio de 1988).


 13. Em coautoria com Leitão, M.; Souza, I.; Latif, L.. (2016). Oficina Sub_35: articulações entre Teatro e Estudos Culturais. Poster apresentado no “Research Day” (15 de junho) da Universidade de Aveiro, Aveiro.

 12. Em coautoria com Merçon. B. Aline, Martins. L. M. (2016). Lusofonia e Identidade: Representações Sociais recíprocas dos universitários brasileiros e portugueses. Poster apresentado no “Research Day” (15 de junho) da Universidade de Aveiro, Aveiro.

 11. (2015). “Introduction – Cultural Identity / Identities for Europe: Does It Serve Any Purpose?”. In Maria Manuel Baptista (Ed.), Identity. Concepts, theories, History and Present Realities (a european overview) (pp. 7-18). Coimbra: Grácio Editor. ISBN 978-989-8377-83-8.

 10. Em coautoria com Maia, S.; Martins, M.. (2012). Social representations and power dynamics in gender relations. A study based on Ílhavo’s newspapers from the 1950s and 1960s. Poster in Research-Day, Universidade de Aveiro, 13 de junho.

 9. Em coautoria com Maia, S.; Saré, L.; Pereira, E.; Campos, J. & Martins, U.. (2012). "Ílhavo - Um centro histórico peculiar: da comunidade à cultura e aos desafios da contemporaneidade".

 8. Poster in 1ª Conferência Internacional em Estudos Culturais - Políticas Públicas para a Cultura, Universidade de Aveiro, 12 e 13 de abril.

 7. (2012). A Euro-Identidade Nacional ou da Não Concentricidade dos Círculos (prefácio). In R. Ribeiro, A Europa na Identidade Nacional (pp.13-17). Porto: Edições Afrontamento. ISBN 9789723611508.

 6. (2012). Prefácio. In M. T. Rodrigues, Eduardo Lourenço, Hermeneuta do Imaginário Português (pp. 9-13). Porto: Fundação Engenheiro António de Almeida. ISBN 9789728386849 (prémio Doutor Miguel Baptista Pereira 2007 – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra).

 5. (2010). Da Europa e da França – os passos suspensos (prefácio). In M. D. Martinho, Sobre a França: Utopia e Desencanto em Eduardo Lourenço, (pp. 7-10). Lisboa: Ver o Verso. ISBN 9789898015143. (Menção Honrosa do Prémio Jacques Delors).

 4. (2008). Vidas Tocadas por Eduardo Lourenço – Nota de Apresentação. In M. M. Baptista, Uma Cartografia Imaginária de Eduardo Lourenço - Dos Poetas e Amigos(pp. 5-7). Maia: Ver o Verso ed. ISBN: 978-989-8015-09-9.

 3. (2004). Um Manual de Sobrevivência Contra Ventos e Marés – Recensão do livro-entrevista a Maria Eugénia Varela Gomes. Diário de Notícias, 2 de maio de 2004, 43.

 2. (2004). O Olhar de Eduardo Lourenço ou Como Pensar tudo de Novo (prefácio). In M. M. Baptista (coord.), Cartografia Imaginária de Eduardo Lourenço - Dos Críticos (pp. 7-11). Maia: Ver o Verso ed. ISBN: 972-99317-1-2.

 1. (2003) Nota Bio-bliográfica. In: Catálogo da Exposição de Homenagem a Eduardo Lourenço, 60 anos de vida literária e filosófica - Uma Cartografia Imaginária (M. M. Baptista, coordenação científica e pesquisa documental) (pp. 7-11). Maia: Ed. Câmara Municipal da Maia. ISBN: 9728315295.


 96.  (2018) Comentadora do Ciclo de Conferências Igualdade de Género: um desafio para a década, Aveiro: Associação Portuguesa de Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Unesco Chair in Bioetics, Câmara Municipal de Aveiro e Sindicato dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica (29/9/2018).

 95. (2018) ‘Ócio e Negócio: a Invenção do Futuro’, 4º Seminário Internacional Folio Educa: Ócio e Negócio, Invenção do Futuro. Tempo e tempos. Leitura, Literatura e Educação. Óbidos: Festival Internacional de Óbidos 2018, 30 de Setembro de 2018.

 94.  Em coautoria com Pereira, Maria Joana Alves, Educação e ócio digital: con-sumo de videoclipes por jovens portugueses comunicação apresentada no 15º CONGRESSO MUNDIAL DE LAZER realizado pela World Leisure Organi-zation (WLO) e pelo SESC São Paulo, que decorreu nos dias 28 de a agosto a 1 de setembro de 2018.

 93. Em coautoria com ALVES, CÁTHIA e ISAYAMA, HELDER FERREIRA, PoLÍTICAS PÚBLICAS dE EDUCAÇÃO: o LAZER nO PROGRAMA ESCOLA dA FAMÍLIA, apresentada III CONGRESSO BRASILEIRO DE ESTUDOS DO LAZER" | XVII Seminário "O Lazer em Debate, no período de 27/04/2018 a 30/04/2018, no campus Cidade Universitária da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande-MS, realizado pela Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Estudos do Lazerde.

 92. Em coautoria com Ribeiro, Marislei da Silveira (Univ. Federal de Pelotas) (2018), Problemas de Gênero: um estudo comparativo da representação da mulher nos países Brasil e Portugal sob a perspectiva teórico-metodológica dos Estudos Culturais. Comunicação apresentada em 1 de junho ao Colóquio Queering que decorreu no Porto em 2018.

 91. Em coautoria com Himmel, Rita (2017), Auto e hétero-representações na Europa contemporânea - a importância da Reforma Luterana, comunicação apresentada à Conferência «(Re)visitar o pensamento de Lutero como um dos construtores da modernidade», realizada no dia 11 de novembro de 2017 na Universidade Lusófona.

 90. (2017), A Cidade, o Lugar da Conexão, comunicação apresentada na mesa temática Ócio e Juventudes do XI Encontro Científico Internacional de OTIUM, realizado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS e organizado pela Associação Ibero-americana de Estudos de Ócio, no dia 23 de novembro de 2017, na cidade de São Leopoldo/RS. 

 89. (2017). Ócio e a Cidade: o papel do ócio na transformação das cidades, comunicação apresentada no XI Encontro Científico Internacional de OTIUM, realizado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS e organizado pela Associação Ibero-americana de Estudos de Ócio, nos dias 22 a 24 de novembro de 2017, na cidade de São Leopoldo/RS.

 88. Em coautoria com Lourenço, Sílvia; Matos, Ramos (2017), A política portuguesa no feminino e destaque nos media: Análise das capas dos quatro maiores jornais diários portugueses, apresentada a 20 de Setembro no colóquio Woman XXI - International Conference On Woman, promovida pela Associação Portuguesa de Sociologia e realizado no Porto.

 87. (2017), Notes on Portuguese Cultural Studies: Using Hall’s Legacy. International Conference on Stuart Hall “Whither the Caribbean?: Stuart Hall’s Intellectual Legacy”, Mona, Jamaica, 1-3 de junho 2017.

 86. Em coautoria com Lima, Walter Chile & Lima, Wladilene Sousa (2017). Estudo das artes de pesca para a criação das traquitanas cênicas do dispositivo Cacuri, II Seminário Internacional de Investigadores Brasileiros em Portugal - SIIBP, Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, 11 e 12 de maio de 2017.

 85. Em coautoria com Lima, Walter Chile R. e Lima, Wladilene Sousa (2016). A pesca com a cabrita, um corpo fenomenológico, V Jornadas Doutorais de Ciências da Comunicação e Estudos Culturais, Universidade do Minho, Braga – Portugal, que 27 e 28 de outubro de 2016.

 84. Em coautoria com Mesquita, Rafael Fernandes de, Matos, Fátima Regina Ney, Machado, Diego de Queiroz, Sena, Augusto Marcos Carvalho de (2016). Do Espaço para o Ciberespaço: sobre Etnografia e Netnografia, XL Encontro da ANPAD - EnANPAD 2016, Costa do Sauípe – BA, 25 a 28 de setembro de 2016. http://www.relise.eco.br/index.php/relise/article/view/36

 83. Em coautoria com Maia, S. & Martins, M. (2016). Quando a análise de conteúdo “vai mais além”: Análise de textos escritos por mulheres no jornal O Ilhavense”, V Jornadas Doutorais de Ciências da Comunicação e Estudos Culturais, Universidade do Minho, Braga, 27 e 28 de outubro de 2016.

 82. Proferiu conferência sobre "Estudos do ócio e Leisure Studies na pós-modernidade", promovido pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, da Universidade Federal de Minas Gerais, em 18 de agosto de 2016.

 81. Em coautoria com Lima, Walter Chile R. e Lima, Wladilene Sousa (2016). A pesca com a cabrita, um corpo fenomenológico. Semaine Internationale du Corps. Anais da 1ª Semaine Internationale du Corps / Organizado por Bernard Andrieu...[et al], 27 de junho a 01 de julho de 2016, Paris, França, 2016. Evento realizado pelo L’EA 3625 TEC ”Techniques et Enjeux du Corps” e pelo Grupo de Pesquisa Estesia – Corpo, Fenomenologia e Movimento, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). ISBN: 978-85-8333-204-6.

 80. Em coautoria com Lima, Walter Chile R. e Lima, Wladilene Sousa (2016). A pesca com a cabrita, um corpo fenomenológico. Semaine Internationale du Corps. Anais da 1ª Semaine Internationale du Corps / Organizado por Bernard Andrieu...[et al], 27 de junho a 01 de julho de 2016, Paris, França, 2016. Evento realizado pelo L’EA 3625 TEC ”Techniques et Enjeux du Corps” e pelo Grupo de Pesquisa Estesia – Corpo, Fenomenologia e Movimento, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). ISBN: 978-85-8333-204-6.

 79. Participou da reunião do Grupo de Pesquisa Oricolé – Laboratório de Pesquisa sobre Formação e Atuação profissional no Lazer, do Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional – Universidade Federal de Minas Gerais. Proferiu ainda a conferência sobre "Estudos do ócio e estudos do lazer na pós-modernidade" realizada no dia 18 de agosto de 2016, entre as 14:00 as 18:00.

 78. Em coautoria com Ferreira, Helena (2015). ‘FlapTopper’ — Norma, género e cancro, 9.º SOPCOM — Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, subordinado ao tema Comunicação e Transformações Sociais, que decorreu nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2015, na Universidade de Coimbra e na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra.

 77. Recriar-se pelo ócio criativo (2015), comunicação realizada na Casa de Santa Joana, no dia 17 de junho de 2015. Este evento foi organizado pela Oficina de Acompanhamento ao Docente (OAD) da UNAVE em parceria com o Núcleo de Estudos em Cultura e Ócio (NECO) do Programa Doutoral em Estudos Culturais das universidades de Aveiro e do Minho.

 76. Em coautoria com Queiroga, Flora, palestra de 7 horas, subordinada ao tema Prácticas e interesses de los turistas culturales. En atividades de ócio u esparcimento: Un estúdio empírico en la ciudad de Opórto, Portugal, Seminário Internacional Ócio, turismo y Patromonio, realizado no dia 24 de novembro de 2015 na Pontifica Universidad Católica de Chile.

 75. Estética, subjetivação e pós-humano: do admirável ao sublime. Um passo atrás? (2015), VII Fórum Bienal de Pesquisa em Artes, Belém-Pará-Brasil, dezembro de 2015.

 74. Desafios Metodológico da Investigação (2015), Seminário Espaços Públicos e Manifestações de Cultura organizado pelo NAEA — Núcleo de Altos Estudos Amazónicos, Universidade Federal do Pará, Brasil, 7 de outubro de 2015.

 73. Em parceria com Larissa Latif Placido Saré (2015), Estudos Culturais, Globalização e Resistências, palestra organizada pelo NAEA — Núcleo de Altos Estudos Amazónicos e proferida no dia 5 de outubro de 2015 na Universidade Federal do Pará, Brasil.

 72. Em coautoria com Matos, Fátima Regina Ney, Fernandes de Mesquita, Rafael, Machado, Diego de Queiroz (2015), O (des)capital social na formação de redes de empreendedores: estudo em um aglomerado de confecções”. Comunicação apresentada no XVIII SemeAd - Seminários em Administração FEA-USP, realizado pelo Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo em 04, 05 e 06 de novembro de 2015.

 71. Metodologías cualitativas en la investigación sobre ocio y ciudadanía: algunos ejemplos en Portugal (2015), Seminario Permanente de Investigación Interdisciplinar (SEPII) da Cátedra Ócio e Conocimiento da Universidade de Deusto (Bilbao), em 22 de setembro de 2015.

 70. Em coautoria com Matos, F. R. N., Baptista & R. F., Mesquita (2015), Netnography: an exploratory study from the ISI Web of Science. Poster in Research-Day, Universidade de Aveiro, 20 de maio, 2015.

 69. Em coautoria com Matos, F.R.N., Mesquita, R.F., Machado, D. Q. (2015), Serendipidade e Grounded Theory: um diálogo possível no cenário de Hawthorne, V Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 18 a 20 de março de 2015.

 68. Em coautoria com Himel, R. (2015),“For Fun”: (De) Humanizing Gisberta The violence of binary gender social representation, Sexual Cultures 2: Academics meet Activists, University of Sunderland, London, 8 a 10 de abril de 2015.

 67. Lusofonia, interculturalidade e globalização - a língua portuguesa como língua de ciência (2014), II CONFIBERCOM-Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana de 13 a 16 de abril na Universidade do Minho, Braga, ICS/CECS.

 66. (2014). Ócio do Ponto de Vista do Desenvolvimento Humano nos Idosos – Um Estudo Exploratório em Portugal. Conferência de abertura do VIII Seminário Ócio e Contemporaneidade: Os Tempos do Envelhecer e Suas Representações Contemporâneas, Fortaleza, (Ce/Brasil), 13 de outubro.

 65. Comentadora (a convite) da sessão de apresentação do Documentário “Dundo, Memória Colonial” (de Diana Andringa), que contou com a presença da Jornalista Diana Andringa e Professora Doutora Rosa Cabecinhas (org), 6 de janeiro de 2011, Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.

 64. Em coautoria com Maia, S. & Martins, M. (2014), Images of power or the power of images? Study of gender identity(ies) in the local press. Poster apresentado na International Conference “Gender in focus: (new) trends in media”, Universidade do Minho, Braga, 20-21 de junho.

 63. Em coautoria com Coutinho, B. & Rebelo, J. (2014), O Turismo, entre vivos e mortos na sociedade ocidental contemporânea. Poster apresentado no III Congresso O Luto em Portugal, Universidade de Aveiro, Aveiro, 17 de maio.

 62. Em coautoria com Latif, L. (2014), Narrativa Mítica de uma Viagem Imaginária – A América do Sul na obra O Mundo que os Portugueses Criaram de Armando de Aguiar. Comunicação apresentada no IV Congresso Internacional em Estudos Culturais, Aveiro, 28-30 de abril.

 61. Em coautoria com Brambilla, A. (2014), Porque Viajamos?. Comunicação apresentada no IV Congresso Internacional em Estudos Culturais, Aveiro, 28-30 abril.

 60. Em coautoria com Pereira, M. J., (2014), O Cavaquinho: da Braguinha ao Ukelele - Metáforas do colonialismo e pós-colonialismo, comunicação apresentado no IV Congresso Internacional em Estudos Culturais Aveiro, 28-30 abril.

 59. Em coautoria com Silveira, L., (2014), Encontro com o paraíso: o imaginário despertado pela Carta do Descobrimento do Brasil, comunicação apresentada no IV Congresso Internacional em Estudos Culturais, Aveiro, 28-30 de abril.

 58. Em coautoria com Coutinho, B., (2014), De Belém ao Tarrafal: O turismo negro como veículo de narrativas múltiplas (pós-) coloniais, comunicação apresentado no IV Congresso Internacional em Estudos Culturais, Aveiro, 28-30 de abril.

 57. Em coautoria com Campos, J., (2014), A lusofonia e a CPLP: jogo de (In)compatibilidades, comunicação apresentada no IV Congresso Internacional em Estudos Culturais, Aveiro, 28-30 de abril.

 56. Em coautoria com Latif, L. & D'Escosteguy, A. C. (2014), Histórias de mulheres trabalhadoras, media e construção identitária: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal, comunicação apresentada no Confibercom – II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana, Braga, 16-19 abril.

 55. Em coautoria com Maia, S. & Martins, M. (2013). Representações das mulheres em O Ilhavense na década de 1950. Comunicação apresentada no II Encontro Luso-Afro-Brasileiro: As Mulheres e a Imprensa Periódica, Lisboa, 2013, 16-17 de julho.(Organizado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.)

 54. (2013), O quê e o como da investigação em Estudos Culturais. Aula Aberta ao Programa de Pós-graduação em Comunicação na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Porto Alegre, 18 de outubro de 2013 (seminário apresentado por convite).

 53. Em coautoria com Maia & Martins, M. (2013), Poder, género e imprensa – a abordagem qualitativa como metodologia. Comunicação apresentada nas II Jornadas dos Doutorandos em Ciências da Comunicação e em Estudos Culturais, Braga, 12-13 de setembro.

 52. Em coautoria com Maia, S. & Martins, M. (2013). Representações das mulheres em O Ilhavense na década de 1950. Comunicação apresentada no II Encontro Luso-Afro-Brasileiro: As Mulheres e a Imprensa Periódica, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, julho. (Aceite para publicação em E-book).

 51. Em coautoria com Latif, L. (2013), Le Saint Ivre. Transfiguration des corps et croisements identitaires dans la fête de São Paio da Torreira au Portugal. Comunicação apresentada no 7ème. Colloque Internacional d’ethnoscénologie – Esthétique, corporéité des croyances et identité, Maison des Sciences de l’Homme – Université Paris 8, Paris-Saint Dennis, 21-23 de maio.

 50. Em coautoria com Maia, S. (2013), Conteúdos e Produtos para o Setor Cultural/Artístico. Comunicação apresentada na Conferência Cultura e Criatividade: Parcerias para Novos Negócios, Direção Regional de Cultura do Norte, Porto, 8 de fevereiro.

 49. (2013), Idleness, Time and Existence - a reading in light of Heideggerian phenomenology and hermeneutics, Artigo apresentado no III Congresso Internacional em Estudos Culturais – Ócio, Lazer e Tempos Livres nas Culturas Contemporâneas, Universidade de Aveiro, Aveiro, 28-29 de janeiro.

 48. Em coautoria com Coutinho (2013), Dark Tourism as Humanist Leisure Experience – approximations between seemingly distant concepts. Comunicação apresentada no III Congresso Internacional em Estudos Culturais – Ócio, Lazer e Tempos Livres nas Sociedades Contemporâneas, Universidade de Aveiro, Aveiro, 28-29 de janeiro.

47. Em coautoria com Gil, J. (2013), Leisure and free time in advanced adulthood: Sociocultural Animation practices as strategies of resilience. Comunicação apresentada no III Congresso Internacional em Estudos Culturais – Ócio, Lazer e Tempos Livres nas Sociedades Contemporâneas, Universidade de Aveiro, Aveiro, 28-29 de janeiro.

46. (2012), Turismo, Caução do Colonialismo Português. Comunicação apresentada no Congresso Routes and Roots: Identity and Cultural Exchange in Travel and Tourism, Departamento de Línguas e Cultuas da Universidade de Aveiro, Aveiro, 28-19 de junho.

45. Em coautoria com Maia & Martins, M. (2012), Social representations and power dynamics in gender relations. A study based on Ílhavo’s newspapers from the 1950s and 1960s. Poster apresentado no Research-Day, Universidade de Aveiro, Aveiro, 13 de junho.

44. Em coautoria com Maia, S. & Costa, C. (2012). Rotas Museológicas na Região de Aveiro. Artigo apresentado na Conferência Invtur 2012, Aveiro, 16-19 de maio.

43. Em coautoria com Maia, S., Saré, L., Pereira, E., Campos, J. & Martins, U. (2012), Ílhavo - Um centro histórico peculiar: da comunidade à cultura e aos desafios da contemporaneidade. Poster apresentado na 1ª Conferência Internacional em Estudos Culturais - Políticas Públicas para a Cultura, Universidade de Aveiro, Aveiro,12-13de abril.

42. (2012), Representações da Morte e do Luto na Cultura Ocidental. Comunicação apresentada no 2º Curso de Conselheiros do Luto, Espaço do Luto, Porto, janeiro.

41. Em coautoria com Maia (2011), As rotas como estratégia turística: perceção de benefícios e obstáculos na construção de rotas museológicas na região de Aveiro. Comunicação apresentada na International Conference of Tourism and Management Studies, Olhão, 26-29 de outubro.

 40. (2011), Identidade, Imaginário e Mito – contributos para o estudo do pensamento pós-colonial de Eduardo Lourenço. Comunicação apresentada no Colloque Internacional ‘Eduardo Lourenço et la passion de l’humain’, Sorbonne Université, Fundação Calouste Gulbenkian, Paris, 20-21 outubro.

 39. (2011), Do trágico ao dramático ou a ‘continuidade’ do Cinema do Estado Novo – a adaptação do conto O Defunto de Eça. Comunicação apresentada no XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Universidade Federal da Bahia, Salvador da Bahia - Brasil, 7-10 agosto.

 38. (2011), Conquista e Reconquista do Brasil em O Mundo que os Portugueses Criaram (1951), de Armando de Aguiar. Comunicação apresentada no IX LUSOCOM, Federação Lusófona de Ciências da Educação, UNIP, S. Paulo - Brasil, 4-6 de agosto.

 37. Comunicação apresentada aos alunos e docentes de Filosofia dos 10º, 11º e 12º anos, por convite, intitulada “A Europa das Nacionalidades – Mitos de Origem: discursos Modernos e Pós-Modernos”, na Escola Secundária José Estêvão em Aveiro, 18 de maio de 2011.

 36. Em coautoria com Saré, L. (2011), Criação Mítica e Imaginário Colectivo - em O Mundo que os Portugueses Criaram (1951), de Armando de Aguiar. Comunicação apresentado no CONFIBERCOM1º Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americano – Sistemas de Comunicação em Tempos de Diversidade Cultural, Universidade Federal de S. Paulo - Brasil, 31 de julho - 4 de agosto

 35. Em coautoria com Maia, S. (2011), O Turismo e as Rotas Culturais: Proposta de Rotas Museológicas na Região de Aveiro. Comunicação apresentada no II International Conference on Intercultural Studies, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), Porto, 25-27 de maio.

 34. Em coautoria com Carvalho, I. & Costa, C. (2010). As redes em turismo cultural: um olhar sobre a relação entre Turismo e Cultura. Comunicação apresentada no INVTUR 2010, Universidade de Aveiro, Aveiro, maio.

 33. Em coautoria com Martins, U. (2010), A Gastronomia Portuguesa no Brasil – Um Roteiro de Turismo Cultural. Comunicação apresentada no INVTUR 2010, Universidade de Aveiro, Aveiro, maio.

 32. Em coautoria com Carvalho, A., Graça, I. & Carvalho, M. (2009), Estado e Políticas Públicas no Brasil e em Portugal: Novas Configurações e Desafios do Presente. Coordenação de mesa na IV Jornada Internacional de Políticas Públicas, Universidade Federal do Maranhão, S. Luís do Maranhão, 25-28 de agosto.

 31. (2009), Cultural Identity/Identities for Europe. Does it serve for anything?. Comunicação apresentada na International Conference ‘Ideas of/for Europe’, Chemnitz University of Technology, Chemnitz, 6-9 de maio.

 30. (2009), Vieira da Silva sob o olhar de Eduardo Lourenço: dimensão poética e portugalidade. Comunicação apresentada no Colóquio Internacional Longos dias têm cem anos - Vieira da Silva: Um Olhar Contemporâneo, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa, 15-16 de janeiro.

 29. (2009), A questão da Identidade na Cultura Portuguesa, Curso de pós-graduação do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 17 de dezembro de 2009.

 28. (2009), Filosofia e Literatura na obra de Eduardo Lourenço – paradigmas teóricos e posicionamento hermenêutico, Curso de pós-graduação do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 29 de maio de 2009.

 27. Comentadora (a convite) da sessão semi-plenária, que contou com as intervenções de J. Bragança de Miranda (UNL), Juremir Machado da Silva (PUC-RGS) e Moisés Martins (UM), intitulada “Sociedade, Poder Político e Media”, X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais – Sociedades desiguais e paradigmas em confronto, Braga, Universidade do Minho, 4 a 7 de fevereiro de 2009.

 26. (2008), Estudos Culturais: o quê e o como da investigação. Comunicação apresentada no Seminário Ibero-Americano em Metodologias de Investigação em Cultura, Universidade de Aveiro, Aveiro, 6 de novembro. (Organizado pela Linha de Investigação ‘Cultura portuguesa: Declinações Ibero-Americanas’ do centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro).

 25. (2008), Pela mão de Heidegger e Lacan… Ontologia e imaginário em Eduardo Lourenço. Comunicação apresentada no Congresso Internacional Eduardo Lourenço, Centro Nacional de Cultura/ Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 6-7 de outubro.

 24. (2008), Estudos Culturais: a situação presente e os desafios futuros. Comunicação apresentada no Colóquio ‘Culturas literárias’, Universidade de Aveiro, Aveiro, 3-4 d outubro. (Organizado pela Associação Portuguesa de Estudos Franceses).

 23. (2007), Comunicação Intercultural e Lusofonia – a Perspectiva da Semiótica da Cultura. Comunicação apresentada no 5º Sopcom – Universidade do Minho, Braga, 7-8 de setembro.

 22. (2007), Estado e Cultura: o Necessário Conflito…. Comunicação apresentada na III Jornada Internacional de Políticas Públicas, Universidade Federal do Maranhão, S. Luís do Maranhão, 28-30 de agosto.

 21. Em coautoria com Carvalho, A. & Graça, I., Araújo, H. (2007), Estado e Cultura na Contemporaneidade: Portugal e Brasil em Foco. Coordenação de mesa na III Jornada Internacional de Políticas Públicas, Universidade Federal do Maranhão, S. Luís do Maranhão, 28-30 de agosto.

 20. (2007), ’Não há fumo sem… caluniador!’ – Rumor e Calúnia: da Psico-sociologia à Reflexão Ética. Comunicação apresentada na Conferência Internacional Ofender e ser Ofendido, Grupo de Estudos Culturais da Universidade de Aveiro, Aveiro, 21-22 de junho.

 19. (2007), Crença e Ação Política na Iª República Portuguesa – o caso de Ângelo de Morais. Comunicação apresentada na 11ª Mesa-Redonda de Primavera – Crenças, Religiões e Poderes: dos Indivíduos às Sociabilidades, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, 22-23 de março.

 18. (2007), Ética e Cidadania, comunicação apresentada no âmbito do Ciclo de Conferências sobre Desenvolvimento Sustentável – I Forum, 18 janeiro de 2007, Rotary Internacional, Torres Novas.

 17. (2006), Pela Mão de Heidegger... Ekphrasis, Pintura e Pensamento Poético. Comunicação apresentada no Ciclo de Conferências Debates Arte Capital, Lisboa, 8-12 de novembro.

 16. (2006), A Vida Escrita na obra de Eduardo Lourenço. Comunicação apresentada no Congresso Internacional ACT 16 – Escrever a Vida, Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa, Lisboa, 16-17 de novembro.

 15. (2006), Uma Fraterna Oposição: Agostinho da Silva e Eduardo Lourenço na Cultura Portuguesa. Comunicação apresentada no Congresso Internacional Comemorativo do Centenário Agostinho da Silva, Universidade Clássica de Lisboa, Universidade Católica e Universidade do Porto, 15-17 de novembro.

 14. Em coautoria com Sacadura, P. (2005). A Guerra dos Sexos e dos Argumentos na Televisão e na Rádio. Comunicação apresentada na Conferência Internacional ‘Televisão, Estéticas e Realidade’, Grupo de Investigação em Estudos Culturais do Centro de Investigação de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, Aveiro, 30 de junho - 1 de julho.

 13. (2005), A Criação do ‘Outro’ na Cultura Pós-moderna. Comunicação apresentada na 9ª Mesa-redonda de Primavera, Faculdade de Letras da Universidade do Porto –DCTP, Porto, 22-23 de abril.

 12. Moderação de um debate (com Manuela Cruzeiro), a convite, intitulado “Conversa de Escritores”, entre Eduardo Lourenço, Agustina Bessa-Luís, Mário Cláudio e Mafalda Ivo Cruz, X Encontro de Professores de Português – Homenagem a Eduardo Lourenço, Porto, Casa Diocesana de Vilar, 14 e 15 de abril de 2005.

 11. (2004), Lusofonia, Globalização e Multiculturalismo ‘pós-humanista’. Comunicação apresentada na 120th MLA Annual Convention, Philadelphia, 27-30 de dezembro.

 10. (2004), Petrarca e a Cultura Portuguesa: Tempo, Desejo e Melancolia – uma leitura do Secretum”, comunicação apresentada no âmbito da Conferência Internacional Petrarca 700 Anos: O Petrarquismo Português, promovida pela casa de Mateus e Universidade de Coimbra, Mateus 11 a 14 de junho.

 9. (2003), Estereotipia e Representação Social – uma abordagem psico-sociológica. Comunicação apresentada na Conferência Internacional ‘A Persistência dos Estereótipos’, Grupo de Estudos Culturais do Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, 28-29 de novembro.

 8. (2001), Lourenço e Régio: Críticas e Equívocos. Comunicação apresentada no 8º Encontro de Estudos Portugueses, comemorativo do Centenário de José Régio, Associação Labor de Estudos Portugueses, Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, 22-23 de novembro.

 7. (2001), Do ‘Poder Espiritual’ e do ‘Poder Temporal’ em Eduardo Lourenço. Comunicação apresentada no Colóquio ‘O Anticlericalismo Português: História e Discurso’, Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, 8-9 de novembro.

 6. (2001), O Outro, Globalmente o Mesmo. Comunicação apresentada no II Congresso Internacional de Estudios Poscoloniais - Globalización e Nacionalismos, Universidade de Vigo, 24-26 de outubro.

 5. (2001), A Utopia Europa em Eduardo Lourenço. Comunicação apresentada na Conferência Internacional ‘A Europa: Realidade e Fantasia’, Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, 8-9 de fevereiro.

 4. Em coautoria com Luís, M. H. (2000), Morte e Poder em Séneca e Eduardo Lourenço. Comunicação apresentada no Colóquio ‘Literatura Latina: de Augusto a Adriano’, Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 29-30 de novembro.

 3. (2000), Da Cultura Europeia à Lusofonia: Pensar o Impensado com Eduardo Lourenço. Comunicação apresentada no IV Congresso Internacional de Língua, Cultura e Literatura Lusófonas: Galiza, Portugal, Brasil e Palop, Faculdade de Ciências Económicas – Universidade de Santiago de Compostela, 13-15 de setembro.

 2. (1999), (Des)Encontros na Disneylândia Cultural. Palestra realizada no 6º Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas, Universidade Federal do Rio de janeiro (Brasil), agosto.

 1. (1998), Cultura, Estereotipia Social e Aprendizagem na Idade Adulta, comunicação apresentada no IV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Aveiro, fevereiro.


 22. Coordenação e elaboração do projeto ‘Género e Performances’, Área Científica: Estudos Culturais, apresentado em 2017 ao Grupo de investigação de Estudos Culturais do CLLC.

21. Colaboradora estrangeira no grupo de pesquisa Mídia e Representação Feminina- Uma análise na mídia televisiva dos países Brasil e Portugal sob a perspectiva teórico-metodológica dos Estudos Culturais, da Universidade Federal de Pelotas/Brasil (2017).

 20. Elaboração do Projeto “Ócio dos Idosos, envelhecimento ativo - Estudo Transcultural em Portugal e no Brasil” submetido à FCT em 2017 (em avaliação).

 19. Desenvolveu, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA), entre 01 de maio e 31de julho de 2016, o Projeto de Pesquisa “Património Imaterial na Cidade Velha de Belém do Pará: imaginários da portugalidade e temporalidades amazónicas” (com bolsa FCT).

 18. Investigadora do Grupo de Pesquisa de “Estudos culturais e audiovisualidades”, da Universidade Federal de Santa Maria (2016).

 17. Participação da reunião do Grupo de Pesquisa Oricolé – Laboratório de Pesquisa sobre Formação e Atuação profissional no Lazer, do Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional – Universidade Federal de Minas Gerais. Proferiu ainda a conferência sobre "Estudos Culturais e estudos do lazer", 2016.

 16. Investigadora no grupo de pesquisa ARTE, RELIGIÃO E MEMÓRIA: CATOLICISMO POPULAR E PAGANISMO - ARTEMI, do(a) Universidade do Estado do Pará.

 15. Colaboração na preparação do projeto ibero-americano “Capacitación de agentes de ocio, recreación y cultura para la participación y empoderamiento de la ciudadanía: OTIUM, una contribución cooperativa al desarrollo humano sostenible en Iberoamérica”, no âmbito do Programa Europeu CYTED.

 14. Programa Doutoral em Estudos Culturais: Financiamentos obtidos entre 2010 e 2014: 4 877 571,00 € (ver anexo 1). Neste âmbito foi ainda obtido em regime concorrencial um financiamento de 9900 euros por parte da Fundação Calouste Gulbenkian – Projeto de Internacionalização do PDEC.

13. Investigadora do Projeto Financiado no âmbito do convénio de cooperação científica e tecnológica FCT/CAPES, “O fluxo, a morte e o acontecimento mediático. Linguagens, representações e imaginário” (em colaboração com Universidade Federal de Minas Gerais), 2014 – Investigador principal – Professor Moisés Martins (Universidade do Minho).

12. Investigadora do Projeto UNLOVE: jogo de prevenção e sensibilização para a Violência no Namoro, Universidade de Aveiro e University of Texas at Austin (UTA).

11. Coordenação com Rosa Pires da participação da Universidade de Aveiro no projeto Europeu EUnivercities – Network & URBACT (2012-2014 / 1ªfase).

10. Investigadora corresponsável pela área da Cultura do Projeto “Murtosa: Coração da Ria de Aveiro. Turismo de natureza e cultural: preservar, divulgar e enriquecer a natureza, a cultura e a condição de vida dos pescadores;– Câmara Municipal da Murtosa”, (2012/13), financiado pela Câmara Municipal da Murtosa (Valor total do Projeto – 60 mil Euros).

 9. Coordenação com Carolin Overhoff Ferreira (Universidade Federal de S. Paulo - USP) de uma equipa científica com vista à elaboração de um projeto de investigação sobre ‘Adaptações Literárias em Cinema e Televisão’ (2013).

 8. Investigadora no domínio dos Estudos Culturais e Representações sobre a Morte e Perda na Cultura Ocidental, como membro da equipa do Projeto de Investigação “Apoio ao Luto por Morte ou Perda de Afeto”, 2011/12, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (processo nº118175), dirigido pela Professora Ângela Paula Santos.

 7. Investigadora responsável e Coordenadora do Projeto REGENERAÇÃO URBANA DO CENTRO HISTÓRICO DE ÍLHAVO, “Um Centro Histórico Peculiar - da Comunidade à Cultura e aos desafios da Contemporaneidade (2010/11), financiado pelo FEDER (Valor total do Projeto – 60 mil Euros).

 6. Investigadora Responsável por dois projetos de investigação propostos à Fundação para a Ciência e Tecnologia, subordinados aos seguintes temas: “Santos Populares na Rota do Turismo Luso-Brasileiro”, envolvendo uma equipa internacional composta por 21 membros (este projeto foi igualmente submetido a financiamento no Brasil). “Ensaio e Ensaístas Portugueses Literatura, Filosofia, Ciência”, envolvendo uma equipa internacional composta por 26 membros).

 5. Participação nas atividades científicas e editoriais do Centro de Estudos Ibéricos, dirigido pelo Professor Eduardo Lourenço.

 4. Participação, a convite, no Projeto “Pragora – Programa de Apoio à Governança Regional de Aveiro”, promovido pela Universidade de Aveiro e as Câmaras Municipais da região de Aveiro, com vista à preparação das candidaturas ao programa sobre Cultura, Criatividade e Competitividade no âmbito do QREN (2008).

 3. Participação no projeto de investigação Lusocom: estudo das políticas de comunicação e discursos no espaço lusófono, promovido pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), da Universidade do Minho (2005).

2. Elaboração do Projeto “Enciclopédia do Ensaio e Ensaístas portugueses” submetido à FCT em 2004 (avaliado com Muito Bom, mas sem financiamento por escassez de verbas da FCT).

 1. Coordenação (com o Professor José Tavares/ Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro) do Projeto de “Consolidação dos Sistemas Educativos nos PALOP - Formação de Formadores”, a funcionar na Universidade de Aveiro e patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian, pela Comunidade Europeia e Banco Mundial.


4.3. Intervenção na comunidade científica


 22. Organização de um curso de curso duração (4hs) sobre a utilização do software HISTCITE para pesquisas bibliométricas, dirigido aos discentes do Programa Doutoral em Estudos Culturais da Universidade de Aveiro – Portugal e ministrado pelo Mestre Rafael Fernandes de Mesquita. O curso decorreu no dia 5 de abril de 2018.

 21. Organização de uma conferência, no âmbito do Seminário Permanente em Estudos Culturais sobre “Ética y Deontología en el Periodismo y la Comunicación Audiovisual”, proferida pela Professora Doutora Maria Del Mar, da Universidad Complutense de Madrid, no dia 7 de maio de 2018, no DLC da Universidade de Aveiro

 20. Organização do Seminário «Género e performance: as palhaças» realizado na sala do PDEC, no dia 22 de março de 2018, pelas 15 horas. O seminário foi ministrado por Eva Ribeiro, atriz, palhaça e animadora. Trabalha há mais de dez anos com teatro, circo e palhaço. Estudou na Escola de Teatro Físico Jacques Lecoq e é formada em Teatro pela ESAP. Trabalha desde há vários anos com as linguagens do teatro do oprimido e do clown social. Estudou a arte da palhaça com Adelvane Néia, Silvia Leblon, Palhaço Tomate, Jesus-Jara, Virginia Imaz, Matteo Cifarelo, Maria Colomer, Alex Navarro e Carolina Dream, Jeff Johson, Johny Mellville, entre outros.

 19. Participação no debate «Mulheres nas Ciências», realizado em 24 de março de 2018, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Porto, iniciativa realizada pelo Grupo de Género e Performance do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Univer-sidade de Aveiro e que contou com a presence de Helena Ferreira – (Estudos Cul-turais) – Convidadas – Belmira Neto - (Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Ciências do Ambiente) ; Carla Cerqueira - (Ciências da Comunicação); Lia Fer-nandes - (Medicina / Psiquiatria) ; Maria Filomena Louro - (Estudos Teatrais); Maria Manuel Baptista -(Estudos Culturais: Género e Performance e Ócio e Cul-tura); Maria Strecht Almeida -(Bioquímica / Sociologia da Cultura, do Conheci-mento e da Comunicação).

18. Organização do Seminário do Grupo de Investigação em Género e Performance, do Programa Doutoral em Estudos Culturais, subordinado ao tema “Uma abordagem à História da Performance”, conduzido pela Profa. Doutora Nerea Ayerbe e realizado no dia 7 de Dezembro de 2017, no Departamento de línguas e Culturas da Universidade de Aveiro .

17. Organização do seminário subordinado ao tema «Escrita (auto)biográfica, cultura e subjetividade: aportes psicanalíticos», ministrado pela Professora Doutora Leônia Cavalcante Teixeira. O seminário decorreu no Núcleo de Estudos em Cultura e Ócio (NECO) do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro (CLLC/UA) no dia 13 de outubro de 2017. 

16. Organização das Jornadas Doutorais com alunos do PDEC e com a presença do perito internacional Prof. Thomas Hylland Eriksen (Universidade de Oslo) nos dias 26 e 27 de Outubro de 2017, no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro.

15. Organização da palestra subordinada ao tema «Ócio, Estudos Culturais e Publicidade», proferida professora Doutora Laura Wottrich, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/BR). A palestra ocorreu no Núcleo de Estudos em Cultura e Ócio (NECO) do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro (CLLC/UA) no dia 20 de setembro de 2017. 

14. Membro da Comissão Científica do 7º CONGRESSO IBERO-AMERICANO em INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA (CIAIQ 2018), a realizar na Universidade de Fortaleza, Brasil.

13. Organização da conferência e seminário, nos dias 26 e 27 de Outubro, realizados pelo Prof. Thomas Hylland Eriksen (Universidade de Oslo que coordenou um Seminário em Estudos Culturais, especialmente dirigido aos alunos do Programa Doutoral em Estudos Culturais, no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro.

 12. Organização do seminário “Escrita (auto)biográfica, cultura e subjetividade: aportes psicanalíticos”, realizado no dia 12 de Outubro, promovido pelo Núcleo de Estudos em Cultura e Ócio (NECO) do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro (CLLC/ UA) com a Professora Doutora Leônia Cavalcante Teixeira da UNIFOR, Fortaleza/BR.

 11. Membro da Comissão de Honra da Conferência Internacional A lírica em questão. Do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, à atualidade, promovida pela Academia Lusófona Luís de Camões, Ponte de Lima, no dia 22 de julho de 2016.

 10. Presidente da Comissão Coordenadora e membro da Comissão Científica do V Congresso Internacional em Estudos Culturais , Género, Direitos Humanos e Ativismos, Universidades de Aveiro e Minho, em 7, 8 e 9 de setembro de 2016.

 9. Membro fundador e Presidente da IRENNE – Associação de Investigação, Prevenção e Combate à Violência e Exclusão.

 8. Cofundadora, membro do Conselho de Administração Provisório e do Conselho Científico da Sociedade Internacional de Estudos Jesuíticos, sediada em Paris. A SIEJ reúne investigadores e instituições de investigação em França, Itália, Alemanha, Espanha, Portugal, Bélgica, Suíça, Grã-Bretanha, Polónia, Rússia, Canadá, Estados Unidos, Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, México, Austrália e Israel, com o objetivo de desenvolver a colaboração e as trocas científicas internacionais no campo dos estudos Jesuíticos, bem como a publicação e divulgação dos resultados dessas investigações e a circulação de investigadores (professores e alunos) entre os países membros.

7. Presidente da Comissão Coordenadora e membro da Comissão Científica do IV Congresso Internacional em Estudos Culturais – Colonialismo, Pós-Colonialismo e Lusofonia, Universidade de Aveiro em 28, 29 e 30 de abril de 2014.

 6. Presidente da Comissão Coordenadora e membro da Comissão Científica da do III Congresso Internacional em Estudos Culturais - Ócio, Lazer e Tempo Livre nas Culturas Contemporâneas, Universidades de Aveiro, Minho, Fortaleza e Deusto, em 28/29 de janeiro 2013.

 5. Presidente da Comissão Coordenadora e membro da Comissão Científica do II Congresso Internacional em Estudos Culturais - Políticas Públicas da Cultura, CLLC/Universidade de Aveiro em 12/13 de abril, 2012.

 4. Curadora da Exposição “Ílhavo de Ontem e de Hoje. Olhares Cruzados”, que se realizou no Centro Cultural de Ílhavo entre 21 de abril e 28 de maio de 2011, no âmbito do Programa RUCHI (Regeneração Urbana do Centro Histórico de Ílhavo). No contexto desta exposição foi também desenvolvido um concurso, em cujo júri participei com o Reitor da Universidade de Aveiro, o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo e um fotógrafo profissional, tendo sido atribuídos três prémios e quatro menções honrosas.

 3. Presidente da Comissão Coordenadora e membro da Comissão Científica do I Congresso Internacional em Estudos Culturais - A Europa das Nacionalidades - Mitos de Origem: discursos modernos e pós-modernos a realizar na Universidade de Aveiro em 9/10/11 de maio de 2011, em coordenação com o CLEPUL – Centro de Literaturas Portuguesas da Universidade de Lisboa e COMPARES – Associação Internacional de estudos Ibero-Eslavos.

 2. Membro das Comissões Executiva e Científica do Congresso Internacional sobre Vida e Obra de Eduardo Lourenço realizado na Fundação Calouste Gulbenkian em 2008.

1. Membro da Comissão Organizadora do Congresso promovido pelo Centro de Investigação do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, subordinado à temática “Estereotipia” (Aveiro, 28 e 29 de novembro de 2003).


 8. Diretora e fundadora, com Moisés de Lemos Martins, entre 2013 e 2015 da Revista Lusófona de Estudos Culturais UA/UM (http://estudosculturais.com/revistalusofona/index.php/rlec/index)

 7. Coeditora da Revista Lusófona de Estudos Culturais" v. 3, n. 2, 2015, editada no quadro do Programa Doutoral em Estudos Culturais. Este número temático, dedicado à "Ciência e Conhecimento: políticas e discursos"/"Science and Knlowledge: policies and discourses", é bilingue (português e inglês) em conjunto com a equipa editorial constituída por Moisés de Lemos Martins (CECS), Emília Araújo (CECS) & Larissa Latif (CECS).

 6. Coeditora da Revista Lusófona de Estudos Culturais" v. 3, n. 2, 2015, editada no quadro do Programa Doutoral em Estudos Culturais. Este número temático, dedicado ao " Género: contributos para a compreensão das mudanças / Gender: contributions to an effective understanding of changes", é bilingue (português e inglês) em conjunto com a equipa editorial constituída por Moisés de Lemos Martins (CECS), Zara Pinto-Coelho (CECS) & Sara Maia(CECS).

 5. Coeditora da Revista Lusófona de Estudos Culturais" v. 2, n. 2, 2014 editada no quadro do Programa Doutoral em Estudos Culturais. Este número temático, dedicado à " Políticas culturais: Contribuições para o necessário debate"/" Cultural policies: Contributions for the needed debate", é bilingue (português e inglês) em conjunto com a equipa editorial constituída por Moisés de Lemos Martins (CECS), Manuel Gama (CECS).

 4. Coeditora da Revista Lusófona de Estudos Culturais" v. 2, n. 1, 2014, editada no quadro do Programa Doutoral em Estudos Culturais. Este número temático, dedicado ao tema "Colonialismos, pós-colonialismos e Lusofonias – Descolonizar o pensamento", em conjunto com a equipa editorial constituída por Moisés de Lemos Martins (CECS), David Callahan (UA) e Rosa Cabecinhas (CECS).

 3. Revista Ensaio Geral, 5(10), 2013. ISSN: 19845197 (editora do dossier temático ‘Estudos Culturais em Portugal’, em revista internacional).

 2. Coeditora da Revista Lusófona de Estudos Culturais v. 1, n. 2, 2013, editada no quadro do Programa Doutoral em Estudos Culturais. Este número temático, dedicado às “Dinâmicas Culturais, Ócio e Lazer / Cultural Dynamics, Leisure and Recreation” foi elaborado em conjunto com a equipa editorial constituída por Moisés de Lemos Martins (CECS), David Callahan (UA) e Rosa Cabecinhas (CECS).

 1. Coeditora da Revista Lusófona de Estudos Culturais v. 1, n. 1, 2013, editada no quadro do Programa Doutoral em Estudos Culturais. Este número bilingue (português e inglês) foi elaborado com Moisés de Lemos Martins (CECS).


 61. Peer revue da revista Observatório de Inovação do Turismo, da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), Brasil.

 60. Membro do Conselho Editorial do periódico científico EducVale - Revista de Educação do Vale do Jequitinhonha da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, na função de membro externo

 59. Peer revue da revista Lua Nova: Revista de Cultura e Política, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC).

 58. Peer revue da Revista REVICE – Revistas de Ciências do Estado, ISSN 2525-8036, na sua edição V-2, n.º2, 2017.

 57. Avaliadora externa do Programa de Pós-graduação em Estudos Culturais na USP (Universidade de S. Paulo - Brasil) (2017).

 56. Membro da Comissão Científica, no 6º CIAIQ (6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, 2017).

 55. Membro do Comité Científico del Foro Internacional OcioGune 2017.

54. Membro do Conselho Consultivo Internacional do projeto “Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa”, 2017.

 53. Peer revue da Revista Confluenze, Revista de Estudos Ibero-americanos, ISSN 2036-0967.

 52. Peer revue da Revista de Ciências do Estado (ISSN: 2525-8036), periódico discente vinculado ao curso de Ciências do Estado da Universidade Federal de Minas Gerais, edição - v.2 n.2 (2017/2) – que teve como proposta o tema: Democracia e (Des) Governo: Análises do Brasil contemporâneo.

 51. Membro da Comissão Científica do III Congresso sobre Culturas - Interfaces da Lusofonia, realizado em 23 a 25 de novembro de 2017.

 50. Membro da Comissão Científica da Conferência Internacional INVTUR 2017, subordinada ao tema Cocriar o futuro do turismo, 17 e 19 de maio de 2017.

 49. Membro do Conselho Científico do Congresso Internacional ‘Teixeira de Pascoaes: Pensamento e Missão’, março de 2017, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

 48. Membro da Comissão Científica do Congresso Internacional Um Construtor da Modernidade: Lutero — Teses — 500 anos, Lisboa, 9, 10 e 11 de novembro de 2017.

 47. Membro da Comissão Científica do V Congresso "O Luto em Portugal”, Universidade de Aveiro, 20 e 21 de maio de 2016, e lançamento do Congresso Mundial do Luto, Lisboa, em 2017, ambos realizados pela SPEIL-Sociedade Portuguesa de Estudo e Intervenção no Luto.

 46. Avaliadora de publicações da Quaderns de Psicologia (2016).

 45. Avaliadora de publicações da revista Casper Libero (2016).

 44. Membro da Comissão Científica do X Seminário Ócio e Contemporaneidade, UNIFOR – Brasil, subordinado ao tema “Potencialidades do tempo livre na recriação da vida” e dos respetivos Anais publicados com o ISSN: 2179-2879 (2016).

 43. Membro da comissão Científica do Seminário Interdisciplinar sobre Ócio que decorreu na UFRN, em Natal/Brasil, nos dias 7 e 8 de dezembro de 2016.

 42. Membro da Comissão Científica do Congresso Internacional Educação Patrimonial: (trans)formações e (re)criações, Viseu (2016).

 41. Membro do Conselho Editorial da revista Dito Efeito, ligada ao curso de Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Brasil (2016).

 40. Membro da Comissão Científica Internacional da Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos a Globalização (CIDH) sediada na Universidade Aberta (2016).

 39. Membro da Comissão Científica do Congresso Internacional “400 anos no diálogo das Artes. Cervantes & Shakespeare”. Lisboa, novembro de 2016.

 38. Membro da Comissão Científica da Elvas/Caia Revista Internacional de Cultura e Ciência (2016).

 37. Membro da Comissão Científica da Revista Eletrónica ARTERIAIS do PPGARTES da Universidade Federal do Pará (2016).

 36. Membro da Comissão Científica da obra Inovação. A Metamorfose nas Letras, nas Artes e nas Ciências, Coordenada por Annabela Rita & Fernando Cristóvão, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, CLEPUL (2016).

 35. Avaliadora das publicações da Cátedra de Ocio y Conocimiento del Instituto de Estudios de Ocio de la Universidad de Deusto (2016).

 34. Membro do Conselho Científico da Revista Lusófona de Estudos Culturais (http://estudosculturais.com/revistalusofona/index.php/rlec/index).

 33. Membro do Comité Editorial da Revista PragMATIZES– Revista Latino Americana de Estudos em Cultura do LABAC-UFF - Laboratório de Ações Culturais / Universidade Federal Fluminense – Brasil (2016).

 32. Membro da Comissão Científica do IV Fórum Internacional de Gestão Artística e Cultural, 2 e 3 de junho de 2015, Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

 31. Membro do Conselho Científico do Congresso ‘100 Anos de Orfeu’, 25, 26 e 27 de março de 2015, Universidade do Algarve, Fundação Calouste Gulbenkian.

 30. Membro do Conselho Científico do Congresso Internacional ‘Centenário da publicação da Arte de Ser Português’ em outubro de 2015, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

 29. Membro do Conselho Científico do Congresso ‘100 Anos de Orfeu’,25, 26 e 27 de março de 2015, Universidade do Algarve, Fundação Calouste Gulbenkian.

 28. Membro da Comissão Científica da conferência internacional A Europa no Mundo e o Mundo na Europa: Crise e Identidade, 18 e 19 de junho de 2015, ICS - Universidade do Minho.

 27. Membro da Comissão Científica da conferência internacional Música e imaginários partilhados: nacionalismos, comunidades e canto em coro, 30 de outubro a 1 de novembro de 2014, DECA - Universidade de Aveiro.

 26. Membro da Comissão Científica da obra Inovação. A Metamorfose nas Letras, nas Artes e nas Ciências, Coordenadora Annabela Rita & Fernando Cristóvão, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, CLEPUL (2014).

 25. Membro do Conselho Científico do XI Lusocom - Territorio: a Construción da(s) Identidade(s) A Través da Comunicación,11 e 12 de abril de 2014, Facultade de Ciencias Sociais e da Comunicación - Universidade de Vigo (Campus de Pontevedra) Galicia – España.

 24. Membro do Conselho Científico do Congresso Internacional ‘As Biografias no Pensamento Português dos séculos XIX e XX’, em 15, 16 e 17 de outubro de 2014, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

 23. Membro do Conselho Científico do Congresso Culturas no Negativo, abril de 2014, Centro de Estudos Humanísticos - Universidade do Minho.

 22. Membro da Comissão Científica da conferência INVTUR 2014, Universidade de Aveiro, 2014.

 21. Membro da Comissão Científica do III Congresso O Luto em Portugal, Universidade de Aveiro, 2014.

 20. Membro Conselho Científico da Revista de Filosofia Metacrítica, do Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Lusófona.

 19. Membro da Comissão de Avaliação de Projetos Internacionais da FCT

 18. Membro do corpo de referee da revista Configurações, ICS- Universidade do Minho.

 17. Membro do corpo de referee do Anuário Internacional de Comunicação Lusófona, Publicação Lusocom/Sopcom/CECS, Universidade do Minho.

 16. Membro do corpo de referee da Revista de Turismo e Desenvolvimento (área de Turismo Cultural), do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da Universidade de Aveiro.

 15. Membro do corpo de referee e do Conselho Científico da Revista Letras ComVida, do CLEPUL – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

 14. Peer revue da revista Aniki — Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, publicada pela AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista). ISSN 2183-1750.

 13. Peer revue do número monográfico da Revista Psicología del Deporte, intitulado Ocio, deporte y participación juvenil para el desarrollo humano, com o seguinte posicionamento no ranking de revistas científicas (JCR, 2014: 0,380, Q3).

 12. Peer revue da publicação Subjetividades, Revista do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIFOR, ISSN: 2359-0777.

 11. Membro do corpo de referee da Revista de Turismo e Desenvolvimento (área de Turismo Cultural), do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da Universidade de Aveiro.

 10. Membro da Comissão Editorial da Revista da Universidade de Aveiro – Letras (RUA/L).

 9. Membro da Comissão Científica da conferência INVTUR 2013, Universidade de Aveiro, 2013.

 8. Membro do Conselho Científico do Projeto Alianças Territoriais para a Inovação, Coordenação de Artur Rosa Pires e Filipe Teles, Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, Universidade de Aveiro (2013).

 7. Membro do Conselho Científico da Conferência Internacional ‘Interfaces da Lusofonia’, 4 a 6 de julho de 2013, Universidade do Minho, Braga (2013).

 6. Membro da Comissão Científica da conferência INVTUR 2012, Universidade de Aveiro, 2012.

5. Membro do Conselho Científico do Congresso Artes e Ciências em Diálogo,17 a 18 de janeiro de 2012, Universidade do Algarve.

 4. Membro do corpo de referee da Conferência Internacional INVTUR 2012: “O Turismo em Tempos de Mudança: Conhecimento e Práticas na Construção de um Novo Rumo para o Sector”, realizada na Universidade de Aveiro entre 16 e 19 de maio de 2012.

 3. Membro do Conselho Científico do X Congresso da LUSOCOM – Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, 27 a 29 de setembro de 2012, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade Técnica de Lisboa.

 2. Membro do corpo de referee do International Programme Committee (IPC) for the IASK International Conference "Advances in Tourism Research 2010" (ATR10) - Oviedo, Espanha, 9 e 10 de novembro de 2010.

 1. Membro da Comissão Científica do I Congresso Internacional sobre Comunicação e Lusofonia, promovido pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), da Universidade do Minho, outubro de 2005.


 56. Apresentação do livro «Envelhecer: tempo de (Re)Criar a vida», organizado por José Clerton de Oliveira Martins e Marlo Renan Rocha Lopes. A iniciativa esteve a cargo do Núcleo de Estudos em Cultura e Ócio (NECO) do DLC-UA e teve lugar no dia 29 de novembro de 2017. 

 55. Presidiu à Sessão semi-plenária I («Movimentos da (s) Reforma (s)») da Conferência «(Re)visitar o pensamento de Lutero como um dos construtores da modernidade», realizada no dia 11 de novembro de 2017 na Universidade Lusófona.

 54. ‘O mundo do trabalho e ócio: diálogos contemporâneos sobre a formação humana’, conferência proferida no I Colóquio Internacional do IFPA — Campus de Bragança, no dia 2 de outubro de 2017.

 53. ‘Musealização do Patrimônio Imaterial’, palestra realizada no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emilio Goeldi, no dia 04 de outubro de 2017.

 52. ‘Estudos Culturais: principais tendências no contexto mundial, novos conflitos e protagonismos’, palestra proferida no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), no dia 4 de outubro de 2017, integrada no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU).

 51. Professora Convidada da Universidade Paris II – Panthéon-Assas, onde lecionou de 4 de abril a 3 de maio de 2016.

 50. Professora Visitante Convidada no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA). Lecionou, entre 01 de maio e 31 de julho de 2016 a disciplina de Cultura, Política Púbica e Diversidade Cultural (28 horas) do Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Tropico Úmido.

 49. Realizou atividades como Professora Visitante Convidada no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA) entre 01 de maio e 30 de julho de 2016. As atividades se referem a aulas em disciplinas, coorientações, conferências, e reuniões de grupos de pesquisa para desenvolvimento de projetos conjunto (com Bolsa FCT).

 48. Baptista, Maria Manuel (2016), «Estudos de ócio e leisure studies – o atual debate filosófico, político e cultural», Belo Horizonte, UFMG, agosto de 2016.

 47. Organização e realização, por convite, do Seminário subordinado à temática da ‘Argumentação’ no âmbito de todos os cursos de doutoramento do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sob a orientação do Prof. António Sousa Ribeiro (Novembro de 2016).

 46. Orientação do Seminário Permanente de Investigación Interdisciplinar (SEPII) da Cátedra Ócio e Conocimiento da Universidade de Deusto (Bilbao) onde, entre outras atividades lecionou o curso “Metodologías cualitativas en la investigación sobre ocio y ciudadanía: algunos ejemplos en Portugal” (ao abrigo do Programa Erasmus+ de Mobilidade Docente — de 21 a 25 de setembro de 2015).

 45. ‘Cartografias identitárias na Europa – a produção de centralidades e marginalidades’, Conferência A Europa no Mundo e o Mundo na Europa: crise e identidade (primeira sessão plenária), Braga, Universidade do Minho, 18 e 19 de junho de 2015.

 44. Professora Visitante Convidada (entre 23 de setembro e 7 de outubro) e Orientadora de Trabalhos de Investigação no Seminário Espaços Públicos e Manifestações da Cultura e do Patromônio Cultural, organizado pelo NAEA — Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, realizado em 7 de outubro de 2015 na Universidade Federal do Pará, Brasil (6 horas).

 43. ‘Estudos Culturais em Portugal – o Programa Doutoral das Universidades de Aveiro e Minho’ (2015), I Seminário Estudos Culturais aplicados à Comunicação – Interlocuções disciplinares (Conferência de abertura). Evento organizado por Ana Carolina Escosteguy (PUCRS), Ângela Felippi (UNISC) e Ana Coiro (UNISALES), de 2 a 3 de junho de 2015, na PUC de Porto Alegre.

 42. ‘A Identidade Cultural Portuguesa: do colonialismo ao pós-colonialismo - Memórias sociais, imagens e representações identitárias no cinema português do século XX’, proferida na mesa Estudos Culturais: a perspectiva histórica, no X Encontro Nacional de História da Mídia, de 3 a 5 de junho, UFRGS. http://www.ufrgs.br/alcar2015

 41. Em coautoria com Ventura, A. (2015), ‘Tanto mais poético quanto mais filosófico – sobre habitar poeticamente o mundo’, de Heidegger a Lourenço, Filosofia e Poesia – Congresso Internacional de Língua Portuguesa, 13 a 15 de abril de 2015, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Universidade Nova de Lisboa e Universidade de S. Paulo.

 40. (2014), Post-colonial and Post-modern Identity(ies) for the Lusophony. Comunicação apresentada no Special panel – Portuguese Cultural Studies on ECREA, 5th European Communication Conference: Communication for Empowerment: Citizens, Markets, Innovations, Lisboa, 14 de novembro

 39. (2014), Os Estudos Culturais e o Ócio. Conferência organizada pelo Laboratório de Estudos Sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre (OTIUM), Programa de Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza, (Ce/Brasil).

 38. Notes Towards the representations of the ‘Other in the Portuguese Cinema of the Estado Novo (1933-1974), Simposi Internacional Mediterranean Cultures and Political Representastions of Otherness in 20th Century que decorreu na Universiad Pompeu Fabra no dia 13 de maio, coordenado por Marició Janué e Marcela Lucci, e organitzado pelo l'IUHJVV e pelo Grup d'Estudi das Institucions ie les Cultures Polítiques (Segles XVI-XXI) (2014- SGR-1369), com a Colaboração do Departament d'Humanitats de la UPF.

 37. (2014), Curso sobre Investigação Qualitativa em Estudos Culturais, promovido pelo Laboratório de Estudos Sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre (OTIUM), Programa de Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza, (Ce/Brasil).

 36. (2014), Estudos Culturais – Metodologias e Teorias. Seminário lecionado ao Mestrado em Literatura Portuguesa da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 16 maio.

 35. (2014), Língua, Globalização e Interculturalismo. Intervenção e moderação da Sessão Plenária do Confibercom – II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana, Braga, 16-19 de abril. Congresso organizado pelo Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, com Juremir Machado da Silva (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil)), Armando Jorge Lopes (Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique)) Henrique Monteagudo (Universidad de Santiago de Compostela (Espanha)), (Moderador: Margarida Kunsch).

 34. Em coautoria com Sousa, J. (2013), El Ocio desde el Punto de Vista del Desarrollo Humano en Personas Mayores – un Estudio Exploratorio en Portugal. Comunicação apresentada no II Encuentro Científico Internacional sobre Ocio y Recréacion para el Desarrollo Humano, Universidade YMCA/México, 22-23 de novembro.

 33. (2013), O quê e o como da investigação em Estudos Culturais, Conferência de abertura do V Sipecom, Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação – Epistemologia e Desafios da Pesquisa no Campo da Comunicação, Universidade Federal de Santa Maria/Brasil, 15-17 de outubro.

 32. (2013), Turismo e Cultura em Portugal. Seminário lecionado ao Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos da Universidade Estadual do Ceará – MNPDNT/UECE, Fortaleza, 29 de agosto.

 31. (2013), Tempos de Ser e Ciclo Vital: Elaborações Culturais Contemporâneas, Conferência de abertura do VII Seminário Ócio e Contemporaneidade: Tempo Social e Envelhescência nas Culturas Contemporâneas, Fortaleza, 26 de agosto. Seminário organizado pelo Laboratório de Estudos Sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre (OTIUM), Programa de Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza, (Ce/Brasil).

 30. (2013), Investigação Qualitativa – Validade e Fiabilidade. Seminário lecionado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza, 26 de agosto.

29. (2013), ‘Como seiva viva em tronco forte’ - a Agência Noticiosa Lusitânia e o projeto imperial do Estado Novo. Comunicação apresentada no Congresso Interfaces da Lusofonia, Instituto de Ciências Sociais e Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, Braga, 4-6 de julho.

28. (2013), Estado e Cultura – desafios e equívocos. Comunicação apresentada no Seminário Cultura e Cidadania Ativa, Área Metropolitana do Porto, Fórum Cultural de Ermesinde, 5 de julho.

27. (2013), Educação Cultura, Ciência e Desenvolvimento. Comunicação apresentada ao Centro de Formação da Associação de Escolas Centro-Oeste, 17 maio.

26. (2013), Cultura e Turismo. Comunicação apresentada no PhD Workshop Series, Programa Doutoral em Turismo da Universidade de Aveiro, Aveiro, 22 de março.

 25. (2012), Works of Sísifo - Memories and Identities of the Portuguese in Africa according to fiction films of the twentieth century. Comunicação apresentada no Seminário Internacional Narratives and Social Memory: theoretical and methodological approaches, Universidade do Minho, Braga, 29-30 de junho.

 24. (2011), Representações da Morte e do Luto na Cultura Ocidental. Comunicação apresentada no 1º Curso de Conselheiros do Luto, Espaço do Luto, Aveiro, 4 de junho.

 23. Em coautoria com Nunes, K. (2010), O papel social e cultural da Confraria de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos na Baía Colonial. Comunicação apresentada no Congresso Internacional Ordens e Congregações Religiosas em Portugal – Memória, Presença e Diásporas, Fundação Calouste Gulbenkian, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e CLEPUL, Lisboa, novembro.

 22. (2010), Nacionalismo e Mitologia nas relações entre Portugal e Espanha – a reflexão de Eduardo Lourenço. Comunicação apresentada no Colóquio Internacional sobre ‘Imagologias Ibéricas – Imagens da identidade e da alteridade nas relações luso-espanholas’, Faculdade de Filosofia y Letras. Cáceres/Espanha, 29 de novembro - 1 de dezembro.

 21. (2010) As Ciências Socias e Humanas em Portugal, Comunicao apresentada ao Seminário Características e tendências de evolução das Ciências Sociais e Humanas em Portugal – o relatório europeu Metris sobre Portugal, Braga, Universidade do Minho, 11 de março.

 20 . Em coautoria com Maia, S. (2009), O Buçaco enquanto Produto Cultural. Comunicação apresentada ao painel ‘Da Identidade Territorial à Valorização dos Recursos Patrimoniais’ das II Jornadas Internacionais de Turismo – Dinâmicas de Rede no Turismo Cultural e Religioso (TUREL), Maia, 5 de novembro.

 19. (2009), Apresentação do livro, O Jogo do Mundo – Ensaios sobre Teixeira de Pascoaes e Fernando Pessoa), do Professor Doutor Paulo Borges, Livraria Bucholz de Aveiro (junho de 2009).

 18. Organização e realização, por convite, do Seminário subordinado à temática da ‘Argumentação’ no âmbito de todos os cursos de doutoramento do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sob a orientação da Profa. Margarida Calafate (31 de outubro de 2008).

 17. Organização e realização, por convite, do Seminário subordinado à temática da ‘Argumentação’ no âmbito do curso de doutoramento e mestrado em "Pós-Colonialismos e Cidadania Global", promovido pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sob a orientação do Prof. Boaventura Sousa Santos (8 de maio de 2007).

16. Em coautoria com Carvalho, I. (2008), Coimbra, cidade dos amores? Arte e Cultura nos Jardins de Coimbra. Poster apresentado no painel ‘Cultura, Turismo e Comunidades Locais’ do Congresso Internacional de Turismo Cultural e Religioso (TUREL), Póvoa de Varzim, 23 de abril. (Comunicação por convite).

 15. (2008), A Investigação e a Construção de uma “Nova” Política Cultural”, comunicação apresentada no âmbito do seminário Cultura, Criatividade e Competitividade, promovido pelo “Pragora – Programa de Apoio à Governança Regional de Aveiro”– Universidade de Aveiro, 26 de março.

 14. (2008), Símbolo, Metáfora e Mito na Comunicação Intercultural, comunicação apresentada na conferência Comunicação Intercultural – Perspetivas, Dilemas e Desafios, promovida pelo Instituto de Ciências Sociais, Núcleo de Estudos em Antropologia e Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, 4 de abril (por convite).

 13. (2007), A vida e a obra de Agostinho Salgado (1905-1967), comunicação apresentada no âmbito do Ciclo de Conferências sobre Figuras e Personalidades Ilustres de Leça da Palmeira, fevereiro de 2007, Junta de Freguesia de Leça da Palmeira.

 12. Organização e realização, por convite, de Seminário subordinado à temática ‘Eduardo Lourenço: uma vida, uma obra’ no âmbito do curso de Doutoramento e Mestrado em ‘Literatura e Cultura Portuguesa, promovido pela Universidade Aberta, sob a orientação da Prof. Ana Nascimento Piedade (22 de junho de 2006).

 11. Organização e realização, por convite, do Seminário subordinado à temática da ‘Argumentação’ no âmbito do curso de doutoramento e mestrado em "Pós-Colonialismos e Cidadania Global", promovido pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sob a orientação do Prof. Boaventura Sousa Santos (12 de maio de 2006).

 10. (2005), A Lusofonia não é um jardim ou da necessidade de ‘perder o medo às realidades e aos mosquitos’. Comunicação apresentada na Conferência Internacional ‘Comunicação e Lusofonia’, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Braga, 7 de outubro.

 9. (2005), Filosofia e Literatura na obra de Eduardo Lourenço – paradigmas teóricos e posicionamento hermenêutico, comunicação apresentada ao X Encontro de Professores de Português – Homenagem a Eduardo Lourenço, Porto, Casa Diocesana de Vilar, 14 e 15 de abril.

 8. (2004), A questão do Outro na Europa da cultura, comunicação apresentada aos Encontros de Outono subordinados à temática ‘Europa – Globalização e Multiculturalismo’, promovidos pela Casa das Artes de Famalicão, 19 e 20 de novembro.

 7. (2003), Do Anti-Humanismo Trágico de Eduardo Lourenço, comunicação, apresentada no Instituto de Justiça e Paz, integrada no Colóquio Ética e Religião no Pensamento de Eduardo Lourenço, moderado pelo Prof. Adriano Moreira, com a participação de Eduardo Lourenço, Coimbra, 23 de maio.

 6. (2003), Eduardo Lourenço – Uma Vida, Uma Obra. Palestra apresentada na inauguração da exposição bibliográfica ‘Eduardo Lourenço – Uma Cartografia Imaginária’, organizada pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Mirandela, 21 de novembro.

5. (2002), O Outro na Pós-modernidade: Língua e Memória Cultural. Comunicação apresentada no Ciclo de Conferências Língua Galega, Vigo, maio. (promovida pela Reitoria da Universidade de Vigo).

 4. (2003), Eduardo Lourenço – Uma Vida, Uma Obra, a convite do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lamego, 22 de abril.

 3. (2003), Culture and Property in Portugal, comunicação apresentada à 3rd International Postgraduate Research Conference In The Built and Human Environment, University of Salford and ESAI, Lisboa 3 3 4 abril.

 2. (2000), ’Ossos Para o Dia de Amanhã Roer’: Eduardo Lourenço e a ‘Inteligência Portuguesa’ nas Décadas de 40 e 50, comunicação apresentada no Ciclo de Colóquios - Gente da Guarda, sessão subordinada ao tema “Eduardo Lourenço. O Homem. A Obra”, integrada nas Comemorações do VIII centenário da Guarda, em 2 de junho.

1. (2000) O Conceito de Lusofonia em Eduardo Lourenço: Para Além do Multiculturalismo ‘pós-humanista’, no âmbito do III Seminário Internacional “Lusografias”, promovida pelo Centro de Investigação e Desenvolvimento em Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Évora, Évora, 8 a 11 de novembro.


1. Com Sara Vidal, e Carlos Costa, registo da patente “Rotas Museológicas na Região de Aveiro”, registo 5300/2013.

2. (2010). Da Europa e da França – os passos suspensos (prefácio). In M. D. Martinho, Sobre a França: Utopia e Desencanto em Eduardo Lourenço, (pp. 7-10). Lisboa: Ver o Verso. ISBN 9789898015143. (Menção Honrosa do Prémio Jacques Delors).

3. Prémio Doutor Miguel Baptista Pereira - 2006, pela Universidade de Coimbra, (galardão que distingue a melhor tese em Filosofia defendida neste ano na respetiva Faculdade de Letras). Atribuído a uma tese de mestrado, ‘O imaginário cultural Português em Eduardo Lourenço’ que coorientei em colaboração com a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. (Mestranda Maria Teresa Marques Rodrigues).


4.4. Constituição de equipas científicas


 54. Doutoramento de Susana Menezes, Distopia ou Utopia: Cultura, Criatividade e Território. Diário de uma viagem», PDEC UA/UM. Orientação: Prof. Doutora Maria Manuel Rocha Teixeira Baptista. Aprovada por unanimidade com o maior louvor e distinção no dia 12/02/2018

 53. Pós-Doutoramento sobre “Análise das Relações de Poder entre a Gestão de Políticas Públicas e Professores de Primeiro Ano do Ensino Básico em um Distrito de Portugal” no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. Pós-Doutorando Professora Leila Maria Vieira Kim - concluído em 2017.

 52. Pós-Doutoramento sobre “Facultas Characteristica: Mitologias para estar e pensar”, no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. Pós-Doutorando Professor Doutor Carlos Velázquez Rueda, da CCG - Universidade de Fortaleza – Unifor, Brasil - concluído em 2016.

 51. Pós-Doutoramento sobre ‘O íntimo e o Privado na Esfera Pública e a Construção Identitária: o caso dos semanários "O Brado" e "o Ilhavense’, Área de Cultura, no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. Pós-Doutoranda Professora Doutora Larissa Latif Plácido Saré (com bolsa FCT). - concluído em 2016.

 50. Pós-Doutoramento sobre “Análise das representações de Portugal e dos portugueses nos livros didáticos de língua portuguesa e história no ensino fundamental brasileiro”, Área de Cultura, no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. Pós-Doutorando Professor Doutor João José Saraiva da Fonseca - concluído em 2012.

 49. Pós-Doutoramento sobre “Formas populares de devoção à Virgem Maria em Portugal - análise comparativa entre Portugal e o Brasil”, Área de Cultura, no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. Pós-Doutoranda Professora Doutora Larissa Latif Plácido Saré (com bolsa FIDESA) – concluído em 2011.

 48. Pós-Doutoramento sobre “O Folkmarketing nas Festas Juninas brasileiras e nos S. João/S. António/S. Pedro portugueses”, Área de Cultura, no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. Pós-Doutorando Professor Doutor Severino Lucena Filho – concluído em 2011.

 47. Doutoramento sobre “Antero de Quental: um patriotismo prospectivo no porvir de Portugal”. Doutorando Brasilino da Costa Godinho. No dia 5 de julho de 2017 com a tese, aprovado por unanimidade. Orientadora: Professora Doutora Maria Manuel Baptista (orientadora). Coorientador: Professor Doutor Nuno Rosmaninho.

 46. Doutoramento sobre “Mutualismo como resistência: pensamento, práticas e ética (1840-1940)”, de Ana Catarina Vitorino da Rocha, PDEC UA/UM. Orientação: Prof. Doutora Maria Manuel Rocha Teixeira Baptista. Coorientação: Prof. Doutor José Eduardo Franco. Aprovada por unanimidade no dia 22/03/2017.

 45. Doutoramento sobre “O Lazer no Programa Escola da Família: análise do curriculum e da ação dos educadores universitários”, da autoria de Cathia Alves, realizada no dia 19-5-2017, na Universidade Federal de Minas Gerais, defendida no dia 19 de maio. Coorientação da Prof. Doutora Maria Manuel Rocha Teixeira Baptista, A candidata foi aprovada por unanimidade.

 44. Doutoramento sobre “Relações de Poder e Identidades de Género: a sociedade ‘matriarcal’ de Ílhavo na década de 1950”, Programa Doutoral em Estudos Culturais no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, coorientação de Moisés Adão de Lemos Martins. Aprovado por unanimidade no dia 12/9/2016. Doutoranda Sara Vidal Maia (com bolsa FCT).

 43. Doutoramento sobre “Representações do invisível: cartografias da produção da invisibilidade do Outro no jornal Público”, Programa Doutoral em Estudos Culturais no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, aprovado por unanimidade no dia 1/6/2016. Doutorando: Simão Daniel Cristóvão Fonseca da Silva (com bolsa FCT). Coorientação de José Eduardo Franco.

 42. Doutoramento sobre “Comunicação Intercultural e Turismo: A Rota Gastronómica dos Portugueses (um estudo empírico)” Área de Turismo. Doutoranda Uiara Maria Oliveira Martins (orientação com Prof Carlos Costa e coorientação da Prof. Doutora Maria Manuel Rocha Teixeira Baptista) – concluída em 2016.

 41. Doutoramento sobre “Navegar é impreciso: um estudo comparado das críticas de António Cândido e Eduardo Lourenço”, Área de Estudos Culturais – especialidade Hermenêuticas Culturais, no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. Doutoranda Anne Ventura (com bolsa FCT). (Dissertação defendida e aprovada por unanimidade em fevereiro de 2015).

 40. Doutoramento sobre “Cultura e Enoturismo: um estudo na Região Demarcada do Douro” Programa Doutoral em Estudos Culturais no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, Doutoranda Adriana Brambilla (coorientação com Prof. Rabot Universidade do Minho. Com Bolsa CAPES.) Dissertação defendida e aprovada por unanimidade em julho de 2015.

 39. Doutoramento sobre “ Retratos de Família - A Identidade Nacional e a Violência em João Canijo” Programa Doutoral em Estudos Culturais no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, Doutorando Daniel Ribas (coorientação com Prof. Carolin Overhoff Ferreira, Universidade Federal de São Paulo). Dissertação defendida e aprovada por unanimidade em maio de 2014.

 38. Doutoramento sobre “Dinamização Cultural e luto em lares de 3ª idade”, Programa Doutoral em Estudos Culturais no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, Doutoranda Jenny Gil Sousa (coorientação com Prof. José Eduardo Rebelo). Dissertação defendida e aprovada por unanimidade em abril de 2014.

 37. Doutoramento sobre “Representação do religioso na Imprensa Nacional”, Programa Doutoral em Estudos Culturais no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, Doutorando Simão Daniel Cristóvão Fonseca da Silva (coorientação com Prof. José Eduardo Franco) — concluída em 2011.

 36. Doutoramento sobre “Ética Mutualista e Espírito do Capitalismo”, Programa Doutoral em Estudos Culturais no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, Doutoranda Ana Catarina Vitorino da Rocha (coorientação com Prof. José Eduardo Franco) — concluída em 2011.

 35. Doutoramento sobre “Questões de género e identitárias. O papel da mulher na sociedade atual (o exemplo de Ílhavo)”, Programa Doutoral em Estudos Culturais no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, Doutoranda Sara Vidal (coorientação com Prof. Moisés Martins) (com bolsa FCT) — concluída em 2011.

 34. Doutoramento sobre “O global e o local tecendo novas identidades - Barreirinhas em tempos de Turismo”, (inscrição no DLC/UA, com coorientação da Prof. Alba Carvalho, Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal do Ceará – Brasil). Doutoranda Irlene Menezes Graça Dissertação defendida e aprovada por unanimidade em novembro de 2010.

 33. Estágio de Doutoramento na Universidade de Aveiro sobre “ O Lazer no Programa Escola da Família: análise do currículo e da ação dos educadores universitários ”, Doutoramento em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Área de concentração: Lazer, Cultura e Educação. Linha de Pesquisa: Formação, Atuação Profissional e Políticas de Lazer. Doutoranda Cathia Alves (orientação com Prof. Helder Ferreira Isayama, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG) 3 meses — 2016/2017.

 32. Estágio de Doutoramento sobre “Memoria e interação social nas feiras e Mercados de Portugal: Mercado Manuel Firmino e Feiras de Espinho e Custoias", Doutoramento em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Universidade Federal do Pará, no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, Doutoranda Ana Cláudia dos Santos da Silva (coorientação com Prof. Dr. Silvio Figueiredo Universidade Federal do Pará) — 2016/2017.

 31. Estágio de Doutoramento com a duração de 3 meses, Doutoranda Conceição Ferreira, Universidade de Brasília (Brasil) — 2015.

 30. Estágio de Doutoramento com a duração de 4 meses Erasmus+ PhD Mobility on Transcultural Arts and Co-Creativity, Doutoranda Lora Petrova Markova, Universidade de Deusto (Espanha) — 2015.

29. Estágio de Doutoramento com a duração de 6 meses, Doutoranda Rosely Cubo, Universidade de Deusto (Espanha) — 2014.

28. Estágio de Doutoramento com a duração de 9 meses, Doutoranda Giane Vargas Escobar, Universidade Federal de Santa Maria (Brasil) — 2014.

27. Mestrado em Línguas, Literaturas e Culturas, de Bo Li, tese defendida no dia 28 de setembro de 2017, com o título «Falocentrismo e Resistências no Feminino em Brandos Costumes e Ju Dou», classificada com 17 valores.

26. Mestrado em Línguas, Literaturas e Culturas, de Qiuyan Sun, tese defendida no dia 28 de setembro de 2017, com o título «Provérbios e Sexismo: um estudo intercultural entre Portugal e China», classificada com 15 valores.

25. Mestrado em Línguas, Literaturas e Culturas, de Meng Wang, tese defendida no dia 19 de outubro de 2016, com o título O papel da mulher trabalhadora na vindima do Douro: da obra Vindima de Miguel Torga à atualidade, classificada com 16 valores.

 24. Mestrado de Jiayi Yuan, “Culpa e Desejo em Uma Abelha na Chuva: o livro e o filme”, Departamento de Línguas e Culturas, Universidade de Aveiro, 27-06-2016. Aprovada com a classificação de 19 valores.

 23. Mestrado sobre “Representations of the People in the Portuguese Cinema of the 1960s”– Mestrando Pery Machado Filho, na Área da Cultura, no Departamento de Línguas e Culturas. Aprovado, em 2016, com 19 valores. Coorientação de Daniel Ribas.

 22. Mestrado de Flora Queiroga Tabosa, “Turismo Cultural em Espaços Religiosos: um estudo empírico na cidade do Porto”, Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial, Universidade de Aveiro, 14-12-2015. Aprovada com a classificação de 18 valores.

 21. Mestrado em Estudos Editoriais do DLC, “Entre Edições e Impressões: Orientalismo, subalternidade e assimetrias de poder”, da autoria de Monise Martinez, defendida no dia 9 de dezembro de 2015, com 18 valores.

 20. Mestrado sobre “Turismo e Oferta Teatral na cidade de Aveiro”– Mestranda Vanessa Lamego, na Área de Turismo Cultural, no Departamento de Economia e Gestão Industrial (dissertação defendida e aprovada em 11 de dezembro de 2014, com a classificação final de 19 valores).

 19. Mestrado sobre “Trabalho Doméstico no Jornal A Voz das Criadas”– Mestranda Alice Maria Tomás Afonso, na Área de Línguas, Literaturas e Culturas, no Departamento Línguas e Culturas (dissertação defendida e aprovada em 30 de novembro de 2012, com a classificação final de 18 valores).

 18. Mestrado sobre “Filosofia com Crianças e Jovens – a Comunidade de Investigação – 1º Ciclo do Ensino Básico”– Mestranda Maria Emília Gonçalves Daniel Morais da Fonseca, na Área de Ciências da Educação, no Departamento de Educação (dissertação defendida e aprovada em 30 de novembro de 2012, com a classificação final de 12 valores).

 17. Mestrado sobre “Turismo Negro”– Mestranda Belmira Coutinho, na Área de Turismo Cultural, no Departamento de Economia e Gestão Industrial (dissertação defendida e aprovada em 10 de julho de 2012, com a classificação final de 19 valores).

 16. Mestrado sobre “Turismo Cultural – revitalização de uma aldeia beirã”– Mestranda Adriana Mesquita, na Área de Turismo Cultural, no Departamento de Economia e Gestão Industrial (dissertação defendida e aprovada em 14 de dezembro de 2011, com a classificação final de 19 valores).

 15. Mestrado sobre “Contributos para a História da Edição do Livro em Torres Novas (do início da séc. XX ao ano de 2010)” - Mestranda Margarida Cristina Freire Simões Moleiro, na Área de Estudos Editoriais, no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade (coorientação) (dissertação defendida e aprovada em junho de 2011, com a classificação final de 17 valores).

 14. Mestrado sobre “António Sérgio – Ministro da Educação” – Mestranda Maria Manuela Pinto de Sousa, na Área de Estudos Portugueses / Línguas, Literaturas e Culturas, no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade (dissertação defendida e aprovada em julho de 2011, com a classificação final de 18 valores).

 13. Mestrado sobre “Imagens do Brasil em turistas portugueses”– Mestranda Isis Halim, na Área de Turismo Cultural, no Departamento de Economia e Gestão Industrial (dissertação defendida e aprovada em julho de 2011, com a classificação final de 18 valores).

 12. Mestrado sobre “O Brasil no Imaginário português – análise de panfletos turísticos”– Mestranda Lélian Silveira”, na Área de Turismo Cultural, no Departamento de Economia e Gestão Industrial (dissertação defendida e aprovada em julho de 2011, com a classificação final de 17 valores).

 11. Mestrado sobre ‘O Padre António Vieira e a devoção ao Rosário de Maria’ – Mestranda Klediane Ribeiro Nunes, na Área de Cultura, no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (dissertação defendida e aprovada com 12 valores, em janeiro de 2011).

 10. Mestrado sobre ‘Comunicação, Língua e Cultura nos Transportes Internacionais’ – Mestranda Sofia Valente, na Área de Cultura, no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. (dissertação defendida e aprovada em julho de 2011, com a classificação final de 17 valores).

 9. Mestrado sobre “Turismo cultural – construção de uma rede temática museológica na região de Aveiro” – Mestranda Sara Vidal, na Área de Turismo Cultural, no Departamento de Economia e Gestão Industrial (defendida e aprovada com 18 valores).

 8. Mestrado sobre “A presença da gastronomia portuguesa no Brasil - construção de um roteiro de Turismo Cultural”– Mestranda Uiara Martins, na Área de Turismo Cultural, no Departamento de Economia e Gestão Industrial (defendida e aprovada com 17 valores em julho de 2009).

 7. Mestrado sobre “Elaboração de um Roteiro de Turismo Literário Queirosiano”– Mestranda Inês Cláudia Rijo de Carvalho, na Área de Turismo Cultural, no Departamento de Economia e Gestão Industrial (defendida e aprovada com 17 valores em julho de 2009).

 6. Mestrado sobre ‘Relações culturais entre França e Portugal na obra de Eduardo Lourenço’ – Mestranda Dulce Martinho, na Área de Cultura, no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (defendida e aprovada por unanimidade em janeiro de 2009).

 5. Mestrado sobre ‘Maçonaria e I República’ – Mestranda Liliana Fernandes, na Área de Cultura, no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (defendida e aprovada por unanimidade em dezembro de 2008).

 4. Mestrado sobre ‘O conceito de cultura em Fernando Pessoa’ – Mestranda Joana Marques, na Área de Cultura, no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. (defendida em novembro de 2007 e aprovada por unanimidade).

 3. Mestrado sobre ‘A Escrita Diarística de Eduardo Lourenço’ – Mestranda Patrícia João Sacadura, na Área de Cultura, no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (aprovada por unanimidade em setembro de 2007).

 2. Mestrado sobre ‘Literatura e Turismo – o caso da região do Rio Lima’, no Departamento de Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro – Mestranda Cristina Mendes, na Área de Cultura, no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (defendida em janeiro de 2007 e a provada por unanimidade).

 1. Mestrado sobre ‘O imaginário cultural português em Eduardo Lourenço’ em colaboração com a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Mestranda Maria Teresa Marques Rodrigues (defendida em junho de 2006 e aprovada por unanimidade). A este trabalho foi atribuído o Prémio Doutor Miguel Baptista Pereira -2006, pela Universidade de Coimbra, galardão que distingue a melhor tese em Filosofia defendida neste ano na respetiva Faculdade de Letras.


4.5. Projeto científico-académico


4.5.1. Os Estudos Culturais em Portugal


Os Estudos Culturais em Portugal têm uma história curta e são de implementação académica muito recente. Se é certo que se foi verificando a emergência de “estudos da cultura” em articulação com várias outras disciplinas ou inseridos em estruturas curriculares oferecidas, por exemplo, pelas áreas das humanidades, artes ou comunicação, o facto é que, até 2008, nunca tinha sido instituindo nenhum curso na linha dos Cultural Studies, mas pensado para o universo português. Foi isso que aconteceu com o Programa Doutoral em Estudos Culturais, erguido em parceria pelas Universidades de Aveiro e Minho, uma vez que surgiu de um protocolo de cooperação estabelecido entre estas duas instituições através das suas Unidades Orgânicas, Departamento de Línguas e Culturas e Instituto de Ciências Sociais ao abrigo do acordo M.AP. (universidades de Aveiro, Minho e Porto). A iniciativa veio, assim, colmatar a inexistência no país de um Programa dedicado a esta área do conhecimento, criando-se o primeiro Programa Doutoral em Estudos Culturais em Portugal. Foi avaliado pela FCT com a nota de Excelente (8) e proposto para financiamento.


4.5.2. O Programa Doutoral em Estudos Culturais da UA/UM (PDEC)


O objetivo principal deste Programa foi o de formar quadros altamente qualificados e produzir investigação de excelência na área dos Estudos Culturais (na tradição dos Cultural Studies internacionais) em ambiente de forte colaboração interinstitucional, nacional e internacional, fomentando a mobilidade de docentes e discentes, bem como a aproximação entre os povos em torno da colaboração profícua entre universidade e sociedade.De modo a criar as mais adequadas condições para a investigação, o Programa implementou uma política de captação de recursos e de estabelecimento de parcerias dentro e fora do país, que também tornam possíveis a mobilidade e a internacionalização (cf. Rede COLLUM). Os recursos materiais e humanos foram captados de forma competitiva junto de entidades nacionais e internacionais e, no que tange à investigação, destinavam-se a financiar projetos ou ao pagamento de bolsas para os alunos do Programa. As parcerias foram prioritariamente promovidas junto de fundações culturais e sociais de capital público-privado, bem como com entidades do terceiro setor sem fins lucrativos (sem ónus financeiro para nenhum dos parceiros), de modo a facultar aos doutorandos o acesso a acervos documentais e/ou artísticos com fins de investigação. Destacam-se os membros da Cultural Studies Network da qual fazem parte a Fundação de Serralves, a Culturgest, Museu de Aveiro, a Casa da Música, o Teatro Nacional São João, o Movimento Democrático das Mulheres, entre outros. Ainda um terceiro tipo de parcerias, objeto de particular atenção, foram as realizadas com universidades e centros de investigação nacionais e estrangeiros para a organização de congressos internacionais e outros eventos científicos (foram organizados 5 Congressos Internacionais, bilingues, e 4 Jornadas Doutorais).O Programa Doutoral em Estudos Culturais UA/UM teve como objetivo último promover um conjunto de políticas e estratégias, cujo fim foi a excelência científica, num contexto de internacionalização e sustentabilidade. O Programa também criou a Revista Lusófona em Estudos Culturais (bilingue) e três núcleos de estudos de funcionamento permanente (Núcleo de Estudos de Género, Núcleo de Estudos de Ócio e Cultura, Núcleo de Estudos em Políticas Públicas), bem como um Seminário Permanente em Estudos Culturais.A direção do programa manteve ainda, desde 2010, uma página na internet, bilingue, onde poderão ser consultadas todas as atividades deste Programa Doutoral (www.estudosculturais.com).


a) Dinâmica e resultados
A mobilidade fez parte das estratégias para a internacionalização e cooperação para o desenvolvimento e produção científica deste Programa, ocupando um lugar de especial relevância ao articular as políticas de obtenção de financiamento com as políticas de colaboração internacional. Desde a primeira edição do Programa Doutoral em Estudos Culturais, em 2010-2011, uma estratégia de mobilidade começou a ser posta em prática pela direção do curso. Passado pouco tempo essa estratégia demonstrou estar consolidada e pronta a dar frutos (ver anexo 1).No ano letivo 2012-2013, o Programa contou com a presença de dois professores visitantes, um da Universidade de Fortaleza, Brasil (especialista em estudos de ócio e cultura), e outro da Rutgers University, Estados Unidos da América (especializado em colonialismo e pós-colonialismo, em particular o português), cujas estadias foram financiadas por recursos obtidos junto à Fundação Calouste Gulbenkian, por meio de concurso competitivo. Estes docentes e investigadores foram os responsáveis pela unidade de conteúdo opcional Temas de Investigação em Estudos Culturais, lecionada no letivo de 2012-13, tendo igualmente assegurado algumas coorientações de teses, em colaboração com docentes e investigadores das Universidades de Aveiro e do Minho. A colaboração destes investigadores no Programa também deu ensejo à realização do III Congresso Internacional em Estudos Culturais: Ócio, Lazer e Tempo Livre nas Culturas Contemporâneas, no âmbito do qual se têm vindo a realizar outras parcerias internacionais importantes, a saber, com as Universidades de Fortaleza, Brasil, com a Universidade de Deusto, Espanha, com a Associação Iberoamericana de Estudos do Ócio e com a World Leisure Organization. Todas essas parcerias deram lugar a intercâmbios de professores e alunos, para além de publicações em conjunto. Originaram também a realização do IV Congresso Internacional em Estudos Culturais, que teve lugar em 2014, subordinado à temática Estudos Culturais e Pós-Colonialismo.Fez ainda parte das estratégias de mobilidade do Programa a dinamização de protocolos de cooperação com diversas universidades estrangeiras, entre as quais as brasileiras: Universidade de Fortaleza, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Paraíba, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Universidade Federal do Pará. Foram também dinamizados protocolos semelhantes com as Universidades de Deusto, Espanha e com a Rutgers University, USA. Todos estes protocolos permitiram a colaboração científica e a mobilidade de alunos, docentes e investigadores.O Programa procurou ainda fomentar a mobilidade através de missões de investigação, seja para trabalho de campo ou treino em laboratórios especializados. Foi assim que aconteceram diversos estágios de alunos do programa e de outros programas congéneres, nomeadamente no Brasil, em Inglaterra, Moçambique, Angola e Cabo Verde. Duas das doutorandas do Programa deslocaram-se uma para um estágio no Institut International de La Marionette, em França, e outra para realizar a parte prática de sua investigação na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, Brasil, outra na Universidade Federal de Minas gerais (UFMG) e ainda uma outra que fez o trabalho de campo da sua investigação em Fortaleza, Brasil. Em ambos os casos, as viagens e os períodos de estadia no estrangeiro foram financiados com recursos obtidos nos países de destino ou em cofinanciamento com a FCT.Sublinhe-se ainda a intensa mobilidade de pós-doutorandos brasileiros no âmbito deste Programa, o qual tem enriquecido o curso com um conjunto de colaboradores doutorados de formação diversa no âmbito dos Estudos Culturais (História, Artes, Comunicação, Antropologia, Psicologia, etc.) que, no decorrer dos seus estágios, contribuíram para o aprofundamento do Programa e para a consolidação do processo de internacionalização, quer colaborando em atividades letivas e eventos científicos diversos, quer em parcerias de orientação de doutorandos.De referir também que desde a primeira edição do Programa foi enviada correspondência a nível nacional, com uma carta de apresentação do Programa Doutoral e material publicitário para destinatários institucionais, no Brasil, em Budapeste, Macedónia, Grécia, Bósnia, Hungria, Turquia, Romênia, Malta, Inglaterra, Bélgica, Suécia, Rússia, Estónia, Lituânia, Finlândia, França, Berlim, Alemanha, Suíça, Irlanda, Itália, incluindo-se 140 cartas de divulgação para as instituições portuguesas na Asia e Oceânia, Médio Oriente, América do Norte, América Central e América do Sul.Por meio de uma mailling list foram enviados milhares de emails de divulgação do Programa e dos editais de abertura anuais a endereços potencialmente atrativos. Um perfil do Doutoramento na rede social Facebook e um Blog foram também utilizados como ferramentas para divulgação, para além das páginas institucionais da Universidade de Aveiro e da Universidade do Minho. A divulgação eletrónica também é feita por meio das mailing lists de parceiros nacionais e internacionais, como é o caso da ACS – Associação de Estudos Culturais, entre outros.O Programa Doutoral em Estudos Culturais foi particularmente sensível à importância do uso de uma língua de comunicação internacional, o inglês, a par de uma política de plurilinguismo, até porque uma das Unidades Orgânicas que se encontra na base deste consórcio é um Departamento de Línguas e Culturas.Assim, língua primeira do programa foi o português, dada a origem e inserção lusófonas do curso, que se tem internacionalizado principalmente para o Brasil, mas também para Moçambique, Angola e Cabo Verde.No entanto, o Programa ofereceu a possibilidade de uma frequência em língua inglesa. Com efeito, o curso dispõe de diversos docentes nativos de língua inglesa e todos os restantes podem comunicar e orientar trabalhos de investigação em uma de duas línguas: o inglês ou o francês (e nalguns casos até o alemão).Sublinhe-se ainda que o recrutamento e divulgação do Programa foram feitos intensivamente também junto de populações não lusófonas, para além do facto de a Revista Lusófona de Estudos Culturais ser bilingue (os artigos podem ser acedidos em português e inglês) e de que todos os eventos do programa são bilingues, português/inglês (desde o material de divulgação, ao site e às comunicações orais e escritas, que decorrem em ambiente de tradução simultânea, sendo uma das línguas invariavelmente o inglês).

b) A rede COLLUM - Rede Internacional de Formação Doutoral em Estudos Pós-coloniais
A COLLUM foi criada com o objetivo principal de fomentar e dar visibilidade à investigação intercontinental que já se encontrava em curso a partir do Programa Doutoral em Estudos Culturais – UM/UA, promovendo, de uma forma sistemática, a circulação de estudantes de doutoramento em regime de cotutela internacional, estimulando em simultâneo o contacto e a circulação de docentes e investigadores. Nos objetivos desta rede encontram-se também propostas de promoção de eventos científicos conjuntos, bem como a publicação em coedição e coautoria.Como um grande útero ou colo, a COLLUM pretende integrar num mesmo projeto de formação e investigação universidades de três continentes: -América do Sul que integra cinco universidades brasileiras (Universidade de Fortaleza - UNIFOR; Universidade Federal do Pará - UFPA, Universidade de S. Paulo (USP); Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul); -Europa, que conta com sete universidades: para além das duas portuguesas promotoras deste consórcio (Universidades do Minho e Aveiro), duas universidades espanholas (Universidade de Deusto e Universidade de Santiago de Compostela), uma universidade francesa (Bordéus III), uma universidade inglesa (Universidade de Westminster) e outra polaca (Universidade de Silésia); -África com três universidades: Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), Universidade Agostinho Neto (Angola) e Universidade de Cabo Verde. Os doutoramentos que se pretendia desenvolver a partir da rede COLLUM têm como objetivo principal re-imaginar o mundo a partir do nosso atual tempo pós-colonial, estudando as práticas de resistência e de contra-hegemonia, procurando compreender o que criam em troca, que lastro deixam nas sociedades e nas culturas contemporâneas, no que respeita à diminuição das desigualdades. Deste modo, a COLLUM propõe a produção de um conhecimento descolonizado, não podendo deixar de prestar uma atenção particular às comunidades minoritárias e de emigrantes, cujo estudo faz parte do próprio pós-colonialismo.O ponto nevrálgico deste projeto consiste em descolonizar a cultura, o pensamento, as práticas sociais, a política e a ciência: uma tarefa que cabe a colonizados e colonizadores, nas suas próprias culturas e sociedades, mas também nas relações que estabelecem hoje entre si (onde encontramos ainda todas as figuras de poder que a relação colonial institui, apenas agora multiplicadas e aplicadas em todos os sentidos possíveis). 


Tendo o PDEC conseguido afirmar-se, consolidar-se e adquirido maturidade estrutural, os responsáveis pelas instituições parceiras que estiveram na sua origem — a Universidade de Aveiro e a Universidade do Minho — decidiram, por questões estratégicas de política universitária, individualizar os seus caminhos. Com o credenciamento, por parte de ambas as instituições, de novos programas em cada uma das universidades, surgiram o DEC — Doutoramento em Estudos Culturais (na Universidade do Minho) e o PDEC — Programa Doutoral em Estudos Culturais (agora reformulado, na Universidade de Aveiro), ambos em funcionamento no ano letivo de 2017/18. É, pois, relativamente ao aprofundamento desta nova etapa da oferta do doutoramento em Estudos Culturais na Universidade de Aveiro que importa definir as linhas estratégicas que conduzam ao seu crescimento, aprofundamento e reconhecimento nacional e internacional. As linhas e as propostas que em seguida apresentamos espelham a nossa visão estratégica para o desenvolvimento do DLC — e, em particular, para o novo Programa Doutoral em Estudos Culturais — as quais, em nosso entender, deverão sempre ser implementadas em primeiro lugar a partir da sua Direção, mas em estreita articulação com a Direção do DLC e dos outros dois Departamentos envolvidos neste novo Programa Doutoral, com a Escola Doutoral da UA e ainda com os órgãos de gestão científica e académica da UA.


A descrição anteriormente feita sobre o PDEC UA/UM mostra que as sementes lançadas entre 2010 e 2016 têm todas as condições para frutificar, desde que se aproveite a experiência adquirida e se dê continuidade às iniciativas e orientações delineadas. Neste sentido, o projeto de desenvolvimento do novo PDEC pode ser estruturado em três vertentes: aprofundar, consolidar e internacionalizar.

a) Aprofundar
No sentido de dar continuidade a todo o trabalho já desenvolvido no âmbito dos Estudos Culturais na Universidade de Aveiro, e para além de assegurar os padrões de reconhecida qualidade que se conseguiram atingir, é imprescindível que o presente PDEC prossiga numa rota de aprofundamento da qual se nos afigura prioritário:
1. O alargamento da rede de investigadores em Estudos Culturais e o aumento da produção nacional neste domínio.
2. Produzir obras de referência que, simultaneamente, vão ao encontro das necessidades académicas e sejam um meio de divulgação deste campo de estudos (a este propósito será importante firmar parcerias editoriais, de modo a criar uma coleção específica em Estudos Culturais).
3. Ampliar a rede de professores convidados a participarem na lecionação dos estudos culturais.
4. Implementar e aprofundar sistema de garantia de qualidade em articulação com a Escola Doutoral.No plano estrutural consideramos fundamental promover a coesão entre os diferentes departamentos (e respetivos docentes) envolvidos na lecionação do programa de modo a consolidar a identidade do campo que, dadas as características específicas dos Estudos Culturais, deve ser sempre mais do que uma mera soma de contribuições de diferentes proveniências. Neste sentido propõe-se:
• Organizar regularmente seminários internos de intercâmbio de experiências de investigação nesta área, podendo contar-se eventualmente com especialistas internacionais em Estudos Culturais.
• Promover coorientações mistas (orientadores de diferentes áreas), que permitam o confronto com as limitações das abordagens unidisciplinares e assim abram espaço para o fomento de um pensamento necessariamente interdisciplinar.
• Constituir um Seminário Permanente de Metodologias, destinado a promover a reflexão sobre questões epistemológicas e metodológicas, que permita articular o pluralismo metodológico que permeia a investigação nesta área.
• Manter o Seminário Permanente em Estudos Culturais destinado a acolher investigadores nacionais e internacionais que tenham investigação em curso e que se proponham a organizar atividades de formação (workshops, cursos, palestras, ações de formação, etc.) dirigidas a docentes e discentes do PDEC.
• Criar condições logísticas e providenciar os recursos necessários a partir do CLLC e DLC para os doutorandos puderem desenvolver as suas investigações (espaços próprios, acesso a revistas da especialidade, enriquecimento e atualização da biblioteca, estimulo aos alunos em termos de publicação e promoção de Jornadas Doutorais com o objetivo de se fazerem pontos da situação do estado das investigações em curso e de as submeter à discussão, quer interna quer externa).
• Estimular a atividade dos Núcleos de Estudo existentes (NECO — Núcleo de Estudos de Cultura e Ócio, NEG — Núcleo de Estudos em Género e NEPPC — Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Cultura) e estimular a eventual criação de novos núcleos. Estes núcleos são fundamentais para estabelecer a interface entre o PDEC e as linhas de investigação do CLLC. Seria também desejável que a mesma lógica pudesse ser replicada nos outros dois departamentos — e respetivos centros de investigação — envolvidos no PDEC. Por fim, é ainda essencial que todos estes núcleos se caracterizem pela capacidade de lidarem com a transversalidade e com a articulação recíproca.
• Integração, apoio e divulgação, por parte dos centros de investigação que apoiam o PDEC, do trabalho científico produzido pelos respetivos investigadores e investigadores doutorados integrados.
• Em articulação com a Escola Doutoral da UA e o CLLC, criação de um núcleo de reflexão, especificamente dedicado aos orientadores, onde se debata o perfil dos atuais cursos doutorais e dos novos doutorandos e se discutam e procurem encontrar soluções para as principais dificuldades do processo de orientação.

b ) Consolidar
Por outro lado, a robustez e a consistência do PDEC passam pela consolidação de procedimentos cuja dinâmica trouxe anteriormente resultados tangíveis de grande relevância. Assim, há que:
• Continuar o esforço de adequar e reforçar os recursos docentes às ambições de desenvolvimento, viabilidade e sustentabilidade do projeto.
• Elaboração de um site e toda uma política de comunicação que permita a afirmação nacional e internacional do Programa.
• Continuar a organização anual intercalada de Congressos, Jornadas Doutorais e a publicação das respetivas atas.• Criar uma Revista do Programa, bilingue, electrónica, de livre acesso, com arbitragem científica e com o objetivo de divulgar a investigação do Programa e acolher outra produção nacional e internacional.
• Sensibilizar a FCT para a necessidade de criar um Painel de Avaliação em Estudos Culturais ou, pelo menos, de um Comité de Estudos Interdisciplinares, à semelhança do que acontece, de uma forma generalizada, a nível internacional, de modo a poder acolher projetos de investigação nesta área.
• Dinamizar a Rede em Estudos Culturais / Cultual Studies Network:
- aumentar o número de estágios a desenvolver pelos doutorandos nas instituições aderentes, envolvendo estas nas coorientação desses estágios;
- promover uma reunião anual com todos os membros da Rede de modo a fazer balanços de atividades realizadas pelos doutorandos, inventariar necessidades e disponibilidades de cada membro e deste modo potenciar sinergias, inclusivamente do ponto de vista da futura empregabilidade dos alunos;
- disponibilizar toda a informação e programação dos membros da Rede no site do PDEC, de modo a que esta seja automaticamente atualizada e assim possa estimular a participação dos alunos, e do público em geral, nos eventos e aumentar o número de acessos à página, aumentando também o número de potenciais candidatos ao Programa;
- contribuir para a formação de públicos para a cultura promovendo na Universidade ações de divulgação, apresentação e discussão dos diversos eventos constantes dos programas das instituições das Rede;
- destinar uma parte das vagas anuais de ingresso no PDEC às instituições parceiras da Rede;- depois de consolidada a Rede, há que abri-la a novos parceiros e desta forma alargar a sua esfera de influência.

c) Internacionalizar
No atual mundo globalizado, a internacionalização das universidades e das suas linhas de investigação tornou-se um imperativo incontornável. No que diz respeito à investigação, a sua abertura à comunidade internacional, bem como o seu desenvolvimento e aprofundamento, tem de ser feita através da criação de redes que englobem universidades e centros de investigação de diferentes países. A seleção de parceiros com investigação de referência e relevância notória é uma condição para que estas redes produzam os efeitos desejados, a saber, alcançar o patamar da excelência através de uma dinâmica de intercâmbio e de divulgação. Neste sentido, há que explorar e potenciar todas as sinergias criadas através das redes estabelecidas na vigência do anterior Programa, seja através da COLLUM, seja através de criação de novas parcerias e protocolos de intercâmbio com universidades estrangeiras.Importa referir, a propósito da COLLUM, que se encontram na Reitoria da Universidade de Aveiro, para oficialização, os protocolos e toda a documentação necessária para oficializar a rede. Os parceiros aguardam o cumprimento destas formalidades para assumirem institucionalmente aquilo que já são as parcerias de investigação, ensino e internacionalização em curso nos últimos sete anos. A prioridade de dar este passo institucional revela-se, pois, como uma pré-condição para que a rede possa ser financiada, designadamente, através das linhas de ação da Marie Skłodowska-Curie (http://ec.europa.eu/research/participants/docs/h2020-funding-guide/cross-cutting-issues/international- cooperation_en.htm), que preveem, inclusivamente, a possibilidade de cofinanciamento de países não europeus (referimo-nos especificamente ao programa Co-funding of regional, national and international programmes - MSCA-COFUND). A forte interdisciplinaridade da rede COLLUM vai ao encontro um dos principais critérios de valorização das candidaturas a este programa de financiamento europeu, dado que é constituída por programas doutorais com largo espectro disciplinar (humanidades, artes e teatro, psicologia, turismo, educação física, comunicação, ócio e lazer, educação, música, entre outras).Através da candidatura a este programa procuraremos financiar a mobilidade dos investigadores (de modo a permitir doutoramentos em cotutela) e também a gestão do próprio programa. À semelhança de outras instituições nacionais que têm longa prática de doutoramento em cotutela internacional e inspirando-nos nessa mesma prática e procedimentos (referimo-nos, entre outras ao caso da Universidade de Coimbra) anexamos uma proposta de funcionamento da Rede COLLUM para doutoramentos internacionais em cotutela (ver anexo 3).A evolução da rede COLLUM deve fazer-se no sentido de incluir membros das Rede em Estudos Culturais / Cultual Studies Network de modo a corresponder ao critério preferencial do financiamento Marie Skłodowska-Curie para redes de Programas Doutorais que incluam no seu seio instituições não académicas.Finalmente, e recorrendo à mesma linha de financiamento que prevê cobrir despesas de gestão da Rede, é imperativo contratar um bolseiro de investigação para proceder à gestão científica da Rede e a secretariar em permanência. Para assegurar a implementação e desenvolvimento deste projeto deverão ser feitas candidaturas para dois ciclos de 3 anos cada (período mínimo de cada ciclo, imposto pelas as regras do referido concurso).



2017
• Membro do Conselho de Áreas e de Diretores de Curso do DLC/UA
• Diretora do Curso de 3º Ciclo, Programa Doutoral em Estudos Culturais – Universidades de Aveiro e Minho.
• Membro da Comissão Científica do 3º Ciclo, Programa Doutoral em Estudos Culturais – Universidades de Aveiro e Minho.
• Membro da Comissão de Criação do Curso de Doutoramento em Estudos Culturais (3º Ciclo) do Departamento de Línguas e Culturas (criação e elaboração de peças instrutórias do curso do 3º Ciclo, Programa Doutoral em Estudos Culturais - Universidades de Aveiro).
• Responsável e coordenadora pedagógica da unidade curricular de Cartografias de Metodologias e Teorias em Estudos Culturais, do Programa Doutoral em Estudos Culturais da Universidades de Aveiro.

2016
• Membro do Conselho de Áreas e de Diretores de Curso do DLC/UA
• Diretora do Curso de 3º Ciclo, Programa Doutoral em Estudos Culturais – Universidades de Aveiro e Minho.
• Membro da Comissão Científica do 3º Ciclo, Programa Doutoral em Estudos Culturais – Universidades de Aveiro e Minho.
• Responsável e coordenadora pedagógica pela unidade curricular de Temas de Turismo Cultural lecionada pelos docentes do DLC/UA no Programa Doutoral em Turismo do Departamento de Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro.

2015
• Membro da Comissão de restruturação do Curso de 2º Ciclo de Línguas, Literaturas e Culturas, lecionado no DLC/UA
• Membro do Conselho de Áreas e de Diretores de Curso do DLC/UA
• Diretora do Curso de 3º Ciclo, Programa Doutoral em Estudos Culturais – Universidades de Aveiro e Minho.
• Membro da Comissão Científica do 3º Ciclo, Programa Doutoral em Estudos Culturais – Universidades de Aveiro e Minho
• Responsável e coordenadora pedagógica pela unidade curricular de Temas de Turismo Cultural lecionada pelos docentes do DLC/UA no Programa Doutoral em Turismo do Departamento de Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro.
• Membro do Júri da Comissão de Equivalências do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro.

2014
Avaliação do Programa Doutoral em Estudos Culturais junto da FCT – Avaliação final – Excelente (8), proposto para financiamento (8 Extremely strong with negligible weaknesses).
• Membro da Comissão de restruturação do Curso de 2º Ciclo de Línguas, Literaturas e Culturas, lecionado no DLC/UA.
• Membro do Conselho de Áreas e de Diretores de Curso do DLC/UA.
• Diretora do Curso de 3º Ciclo, Programa Doutoral em Estudos Culturais – Universidades de Aveiro e Minho.
• Membro da Comissão Científica do 3º Ciclo, Programa Doutoral em Estudos Culturais – Universidades de Aveiro e Minho.
• Responsável e coordenadora pedagógica pela unidade curricular de Temas de Turismo Cultural lecionada pelos docentes do DLC/UA no Programa Doutoral em Turismo do Departamento de Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro.

2013
Avaliação do Programa Doutoral em Estudos Culturais junto da FCT – Avaliação final – Muito Bom (7) (Very strong with only some minor weaknesses). 
• Membro da Comissão de restruturação do Curso de 2º Ciclo de Línguas, Literaturas e Culturas, lecionado no DLC/UA.
• Membro do Conselho de Áreas e de Diretores de Curso do DLC/UA
• Diretora do Curso de 3º Ciclo, Programa Doutoral em Estudos Culturais – Universidades de Aveiro e Minho.
• Membro da Comissão Científica do 3º Ciclo, Programa Doutoral em Estudos Culturais – Universidades de Aveiro e Minho.
• Responsável e coordenadora pedagógica pela unidade curricular de Temas de Investigação em Estudos Culturais lecionada pelos docentes do DLC/UA no Programa Doutoral em Estudos Culturais – Universidades de Aveiro e Minho.
• Responsável e coordenadora pedagógica pela unidade curricular de Temas de Turismo Cultural lecionada pelos docentes do DLC/UA no Programa Doutoral em Turismo do Departamento de Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro.

2012
• Membro da Comissão de restruturação do Curso de 2º Ciclo de Línguas, Literaturas e Culturas, lecionado no DLC/UA.
• Membro do Conselho de Áreas e de Diretores de Curso do DLC/UA
• Diretora do Curso de 3º Ciclo, Programa Doutoral em Estudos Culturais – Universidades de Aveiro e Minho.
• Membro da Comissão Científica do 3º Ciclo, Programa Doutoral em Estudos Culturais – Universidades de Aveiro e Minho.
• Responsável e coordenadora pedagógica pela unidade curricular de Teorias e Metodologias em Estudos Culturais lecionada pelos docentes do DLC/UA no Programa Doutoral em Estudos Culturais – Universidades de Aveiro e Minho.
• Responsável e coordenadora pedagógica pela unidade curricular de Temas de Turismo Cultural lecionada pelos docentes do DLC/UA no Programa Doutoral em Turismo do Departamento de Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro.

2011
• Diretora do Curso de 3º Ciclo, Programa Doutoral em Estudos Culturais – Universidades de Aveiro e Minho.
• Membro do Conselho de Áreas e de Diretores de Curso do DLC/UA.
• Responsável pela unidade curricular lecionada pelos docentes do DLC/UA nesse programa (Teorias e Metodologias em Estudos Culturais).
• Membro da Comissão Científica do 3º Ciclo, Programa Doutoral em Estudos Culturais – Universidades de Aveiro e Minho.
• Responsável e coordenadora pedagógica pela unidade curricular de Temas de Turismo Cultural lecionada pelos docentes do DLC/UA no Programa Doutoral em Turismo do Departamento de Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro.

2010
• Diretora do Curso de 3º Ciclo, Programa Doutoral em Estudos Culturais – Universidades de Aveiro e Minho e responsável pela unidade curricular lecionada pelos docentes do DLC/UA nesse programa.
• Membro da Comissão Científica do 3º Ciclo, Programa Doutoral em Estudos Culturais – Universidades de Aveiro e Minho e responsável pela unidade curricular lecionada pelos docentes do DLC/UA nesse programa (Teorias e Metodologias em Estudos Culturais).
• Membro da Comissão de Criação de Cursos de Doutoramento (3º Ciclo) do Departamento de Línguas e Culturas (criação e elaboração das peças instrutórias do curso do 3º Ciclo, Programa Doutoral em Estudos Culturais - Universidades de Aveiro e Minho).

2009
• Membro da Comissão de Criação de Cursos de Doutoramento (3º Ciclo) do Departamento de Línguas e Culturas (criação e elaboração das peças instrutórias do curso do 3º Ciclo, Programa Doutoral em Estudos Culturais - Universidades de Aveiro e Minho).

2008
• Membro da Comissão de Criação de Cursos de Especialização associados ao 2º Ciclo de Línguas, Literaturas e Culturas do Departamento de Línguas e Culturas
• Membro da Comissão de Criação de Cursos de Doutoramento (3º Ciclo) do Departamento de Línguas e Culturas (criação e elaboração das peças instrutórias do curso do 3º Ciclo, Programa Doutoral em Estudos Culturais - Universidades de Aveiro, Minho e Porto)

2006
• Membro da comissão destinada a propor a criação do Curso de 2º ciclo em Turismo Cultural, na Universidade de Aveiro, numa colaboração entre o Departamento de Línguas e Culturas e o Departamento de Gestão e Engenharia Industrial.
• Membro da comissão destinada a propor a criação do curso de 2º ciclo em Línguas, Literaturas e Culturas, que deverá funcionar na Universidade de Aveiro no Departamento de Línguas e Culturas

1998
• Coordenação (com o Professor José Tavares/ Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro) do Projeto de «Consolidação dos Sistemas Educativos nos PALOP -Formação de Formadores», a funcionar na Universidade de Aveiro e patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian, pela Comunidade Europeia e Banco Mundial. No âmbito deste projeto fui responsável pela mobilização, deslocação e instalação, bem como organização de atividades curriculares e de lecionação de grupos de 30 docentes, que chegavam a Aveiro a cada 6 meses, envolvidos em processo de formação e oriundos dos PALOP.

1997
• Coordenação (com o Professor José Tavares/ Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro) do Projeto de «Consolidação dos Sistemas Educativos nos PALOP -Formação de Formadores», a funcionar na Universidade de Aveiro e patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian, pela Comunidade Europeia e Banco Mundial. No âmbito deste projeto fui responsável pela mobilização, deslocação e instalação, bem como organização de atividades curriculares e de lecionação de grupos de 30 docentes, que chegavam a Aveiro a cada 6 meses, envolvidos em processo de formação e oriundos dos PALOP.

1996
• Coordenação (com o Professor José Tavares/ Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro) do Projeto de «Consolidação dos Sistemas Educativos nos PALOP -Formação de Formadores», a funcionar na Universidade de Aveiro e patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian, pela Comunidade Europeia e Banco Mundial. No âmbito deste projeto fui responsável pela mobilização, deslocação e instalação, bem como organização de atividades curriculares e de lecionação de grupos de 30 docentes, que chegavam a Aveiro a cada 6 meses, envolvidos em processo de formação e oriundos dos PALOP.2. Membro da Comissão de Avaliação do Curso de Português-Inglês, do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro.

1995
• Membro da Comissão de Avaliação do Curso de Português-Inglês, do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro


2017
• Disponibilização online de um conjunto de textos de produção científica do próprio docente, que servem de apoio a muitas das temáticas lecionadas nas diversas cadeiras de que tem sido responsável, no seguinte endereço: http://www.mariamanuelbaptista.com/ .
• Disponibilização em CD de um conjunto de textos fundamentais nas áreas de Cultura Portuguesa e do Turismo Cultural (desde 2002 até à presente data)
• Utilização e disponibilização de material científico e pedagógico na plataforma Moodle da Universidade de Aveiro)
• Construção de portfólios de textos e outro material escrito (em suporte papel), no contexto das diversas cadeiras de que tem sido responsável, os quais são todos os anos disponibilizados aos alunos, a quem se solicita o seu enriquecimento, de modo a poderem ser utilizados em anos subsequentes por outros colegas.

2016
• Disponibilização online de um conjunto de textos de produção científica do próprio docente, que servem de apoio a muitas das temáticas lecionadas nas diversas cadeiras de que tem sido responsável, no seguinte endereço: http://www.mariamanuelbaptista.com/ .
• Disponibilização em CD de um conjunto de textos fundamentais nas áreas de Cultura Portuguesa e do Turismo Cultural (desde 2002 até à presente data)
• Utilização e disponibilização de material científico e pedagógico na plataforma Moodle da Universidade de Aveiro)
• Construção de portfólios de textos e outro material escrito (em suporte papel), no contexto das diversas cadeiras de que tem sido responsável, os quais são todos os anos disponibilizados aos alunos, a quem se solicita o seu enriquecimento, de modo a poderem ser utilizados em anos subsequentes por outros colegas.

2015
• Disponibilização online de um conjunto de textos de produção científica do próprio docente, que servem de apoio a muitas das temáticas lecionadas nas diversas cadeiras de que tem sido responsável, no seguinte endereço: http://www.mariamanuelbaptista.com/ .
• Disponibilização em CD de um conjunto de textos fundamentais nas áreas de Cultura Portuguesa e do Turismo Cultural (desde 2002 até à presente data)
• Construção de portfolios de textos e outro material escrito (em suporte papel), no contexto das diversas cadeiras de que tem sido responsável, os quais são todos os anos disponibilizados aos alunos, a quem se solicita o seu enriquecimento, de modo a poderem ser utilizados em anos subsequentes por outros colegas

2014
• Disponibilização online de um conjunto de textos de produção científica do próprio docente, que servem de apoio a muitas das temáticas lecionadas nas diversas cadeiras de que tem sido responsável, no seguinte endereço: http://www.mariamanuelbaptista.com/.
• Disponibilização em CD de um conjunto de textos fundamentais nas áreas de Cultura Portuguesa e do Turismo Cultural (desde 2002 até à presente data)
• Construção de portfolios de textos e outro material escrito (em suporte papel), no contexto das diversas cadeiras de que tem sido responsável, os quais são todos os anos disponibilizados aos alunos, a quem se solicita o seu enriquecimento, de modo a poderem ser utilizados em anos subsequentes por outros colegas

2013
• Disponibilização online de um conjunto de textos de produção científica do próprio docente, que servem de apoio a muitas das temáticas lecionadas nas diversas cadeiras de que tem sido responsável, no seguinte endereço: http://www.mariamanuelbaptista.com/ .
• Disponibilização em CD de um conjunto de textos fundamentais nas áreas de Cultura Portuguesa e do Turismo Cultural (desde 2002 até à presente data)
• Construção de portfolios de textos e outro material escrito (em suporte papel), no contexto das diversas cadeiras de que tem sido responsável, os quais são todos os anos disponibilizados aos alunos, a quem se solicita o seu enriquecimento, de modo a poderem ser utilizados em anos subsequentes por outros colegas

2012
• Disponibilização online de um conjunto de textos de produção científica do próprio docente, que servem de apoio a muitas das temáticas lecionadas nas diversas cadeiras de que tem sido responsável, no seguinte endereço: http://www.mariamanuelbaptista.com/.
• Disponibilização em CD de um conjunto de textos fundamentais nas áreas de Cultura Portuguesa e do Turismo Cultural (desde 2002 até à presente data)
• Construção de portfolios de textos e outro material escrito (em suporte papel), no contexto das diversas cadeiras de que tem sido responsável, os quais são todos os anos disponibilizados aos alunos, a quem se solicita o seu enriquecimento, de modo a poderem ser utilizados em anos subsequentes por outros colegas

2011
• Disponibilização online de um conjunto de textos de produção científica do próprio docente, que servem de apoio a muitas das temáticas lecionadas nas diversas cadeiras de que tem sido responsável, no seguinte endereço: http://www.mariamanuelbaptista.com/ .
• Disponibilização em CD de um conjunto de textos fundamentais nas áreas de Cultura Portuguesa e do Turismo Cultural (desde 2002 até à presente data)
• Construção de portfolios de textos e outro material escrito (em suporte papel), no contexto das diversas cadeiras de que tem sido responsável, os quais são todos os anos disponibilizados aos alunos, a quem se solicita o seu enriquecimento, de modo a poderem ser utilizados em anos subsequentes por outros colegas

2010
• Disponibilização online de um conjunto de textos de produção científica do próprio docente, que servem de apoio a muitas das temáticas lecionadas nas diversas cadeiras de que tem sido responsável, no seguinte endereço: sweet.ua.pt/~mbaptista/ (desde 2003).
• Disponibilização em CD de um conjunto de textos fundamentais nas áreas de Cultura Portuguesa e do Turismo Cultural (desde 2002 até à presente data)
• Construção de portfolios de textos e outro material escrito (em suporte papel), no contexto das diversas cadeiras de que tem sido responsável, os quais são todos os anos disponibilizados aos alunos, a quem se solicita o seu enriquecimento, de modo a poderem ser utilizados em anos subsequentes por outros colegas (desde 2004 até à presente data)

2009
• Disponibilização online de um conjunto de textos de produção científica do próprio docente, que servem de apoio a muitas das temáticas lecionadas nas diversas cadeiras de que tem sido responsável, no seguinte endereço: sweet.ua.pt/~mbaptista/ (desde 2003).
• Disponibilização em CD de um conjunto de textos fundamentais nas áreas de Cultura Portuguesa e do Turismo Cultural (desde 2002 até à presente data)
• Construção de portfolios de textos e outro material escrito (em suporte papel), no contexto das diversas cadeiras de que tem sido responsável, os quais são todos os anos disponibilizados aos alunos, a quem se solicita o seu enriquecimento, de modo a poderem ser utilizados em anos subsequentes por outros colegas (desde 2004 até à presente data)

2005
• Ação de Formação dirigida a alunos estagiários da Universidade de Aveiro, a convite, intitulada «A Argumentação no relatório de Estágio Pedagógico», Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, 10 de Março de 2005

2004
• Construção de portfolios de textos e outro material escrito (em suporte papel), no contexto das diversas cadeiras de que tem sido responsável, os quais são todos os anos disponibilizados aos alunos, a quem se solicita o seu enriquecimento, de modo a poderem ser utilizados em anos subsequentes por outros colegas
• Em coautoria com Veiga, Maria. (2004). Argumentar. Maia: Ver o Verso Ed.

1998
• «O Ciclo de vida do adulto – uma abordagem desenvolvimental», palestra realizada em Março de 1998 aos docentes da Escola Secundária Aurélia de Sousa, Porto.
• «Cultura, Estereotipia Social e Aprendizagem na Idade Adulta», comunicação apresentada no IV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Aveiro, Fevereiro de 1998.

1997
• «A promoção do desenvolvimento moral- avaliação dos aspectos afectivos», palestra realizada em Fevereiro de 1997 aos docentes da Escola Secundária Aurélia de Sousa, Porto.
• Em coautoria com Simões, A. & Tavares, J.. (1997). Percepção da capacidade para aprender ao longo do ciclo de vida – O caso dos adultos e idosos. Revista Portuguesa de Pedagogia, 21 (1, 2 e 3), 19-34. ISSN: 0870418X.

1989/90
«A Bio-Ética», palestra dirigida aos alunos e docentes dos cursos do Ensino Nocturno de Adultos, na Escola Secundária de Tondela (Maio de 1989)

1987/88
• «O Jornalismo», quatro palestras realizadas na Escola Secundária Infante D. Henrique, Porto, dirigidas aos alunos dos 8º e 10º anos de escolaridade (Maio de 1988).


2017/18
Professora Auxiliar com Agregação do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. Leciona no 1º semestre das disciplinas Turismo Cultural ao curso de Mestrado em Turismo, A Edição na Atualidade ao curso de Mestrado em Línguas e Estudos Editoriais, Interação Cultural e Comunicação ao curso de Mestrado em Estudos Portugueses para Estrangeiros, Cartografias em Estudos Culturais ao Programa Doutoral em Estudos Culturais, Temas de Turismo Cultural ao Programa Doutoral em Turismo.

2016/17
Professora Auxiliar com Agregação do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. Colecionou e dirigiu a leccionação no 1º semestre das disciplinas de Cultura Portuguesa Contemporânea ao curso de Línguas e Estudos Editoriais, Cultura e Património ao curso de Novas Tecnologias da Comunicação, Cultura Portuguesa II, ao curso de Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas e Línguas e Relações Empresariais, Turismo Cultural ao Mestrado em Turismo, Temas de Investigação em Estudos Culturais ao programa Doutoral em Estudos Culturais, Património e Identidade Cultural ao Curso de Reabilitação do Património, A Edição na Atualidade ao curso de Mestrado em Línguas e Estudos Editoriais (responsável pelas UC’s). No 2º semestre – Licença Sabática.

2015/16
Professora Auxiliar com Agregação do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. Colecionou e dirigiu a lecionação no 1º semestre das disciplinas de Cultura Portuguesa Contemporânea ao curso de Línguas e Estudos Editoriais, Cultura e Património ao curso de Novas Tecnologias da Comunicação, Cultura Portuguesa II, ao curso de Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas e Línguas e Relações Empresariais, A Questão da Identidade na Cultura Portuguesa, ao curso de Mestrado em Estudos Portugueses, Turismo Cultural ao Mestrado em Turismo, Temas de Investigação em Estudos Culturais ao programa Doutoral em Estudos Culturais, A Edição na Atualidade ao curso de Mestrado em Línguas e Estudos Editoriais (responsável pelas UC´s). No 2º semestre – Licença Sabática.

2014/15
Professora Auxiliar com Agregação do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. Lecionou no 1º semestre as disciplinas de Cultura Portuguesa II, ao curso de Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, A Questão da Identidade na Cultura Portuguesa, ao curso de Mestrado em Estudos Portugueses, Turismo Cultural ao Mestrado em Turismo, Temas de Investigação em Estudos Culturais ao programa Doutoral em Estudos Culturais, A Edição na Atualidade ao curso de Mestrado em Línguas e Estudos Editoriais e Temas de Turismo Cultural ao Programa Doutoral em Turismo (responsável pela UC). No 2º semestre lecionou as disciplinas de Cultura Portuguesa I ao curso de Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas e Línguas e Estudos Editoriais e Cultura Portuguesa (séculos XIX-XX) ao Mestrado em Línguas, Literaturas e Culturas.

2013/14
Professora Auxiliar com Agregação do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. Lecionou no 1º semestre as disciplinas de Cultura Portuguesa II, ao curso de Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, A Questão da Identidade na Cultura Portuguesa, ao curso de Mestrado em Estudos Portugueses, Turismo Cultural ao Mestrado em Turismo, Temas de Investigação em Estudos Culturais ao programa Doutoral em Estudos Culturais, A Edição na Atualidade ao curso de Mestrado em Línguas e Estudos Editoriais e Temas de Turismo Cultural ao Programa Doutoral em Turismo (responsável pela UC). No 2º semestre lecionou as disciplinas de Cultura Portuguesa I ao curso de Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas e Línguas e Estudos Editoriais e Cultura Portuguesa séculos XIX-XX ao Mestrado em Línguas, Literaturas e Culturas.

2012/13
Professora Auxiliar do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. Lecionou no 1º semestre as disciplinas de Cultura Portuguesa II, ao curso de Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, Introdução à Edição à Licenciatura em Línguas e Estudos Editoriais, A Questão da Identidade na Cultura Portuguesa, ao curso de Mestrado em Estudos Portugueses, Turismo Cultural ao Mestrado em Turismo, Temas de Investigação em Estudos Culturais ao programa Doutoral em Estudos Culturais, A Edição na Atualidade ao curso de Mestrado em Línguas e Estudos Editoriais e Temas de Turismo Cultural ao Programa Doutoral em Turismo (responsável pela UC). No 2º semestre lecionou as disciplinas de Cultura Portuguesa I ao curso de Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas e Línguas e Estudos Editoriais e Cultura e Património ao curso de Mestrado em Turismo.

2011/12
Professora Auxiliar do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. Lecionou no 1º semestre as disciplinas de Cultura Portuguesa II, ao curso de Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, Cultura Portuguesa Contemporânea ao curso de Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, A Questão da Identidade na Cultura Portuguesa ao Curso de Mestrado em Estudos Portugueses, Mestrado de Línguas e Didáticas, Mestrado em Estudos Editoriais e Mestrado em Bibliotecas Escolares, Turismo Cultural ao Mestrado em Turismo, Cultura e Património, ao curso de Novas Tecnologias da Comunicação, Teorias e Metodologias em Estudos Culturais ao programa Doutoral em Estudos Culturais, e Temas de Turismo Cultural ao Programa Doutoral em Turismo (responsável pela UC). No 2º semestre lecionou as disciplinas de Cultura Portuguesa no Mundo ao curso de Licenciatura em Línguas e Relações Empresariais e Cultura Portuguesa nos séculos XIX e XX ao curso de Mestrado em Línguas, Literaturas e Culturas

2010/11
Professora Auxiliar do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. Lecionou no 1º semestre as disciplinas de Introdução à Edição, ao curso de Licenciatura em Línguas e Estudos Editoriais, Cultura, A Questão da Identidade na Cultura Portuguesa ao Curso de Mestrado em Estudos Portugueses, Mestrado de Línguas e Didáticas e Mestrado em Estudos Editoriais, Edição na Atualidade ao curso de Mestrado em Estudos Editoriais, Turismo Cultural ao Mestrado em Turismo e Teorias e Metodologias em Estudos Culturais ao programa Doutoral em Estudos Culturais (responsável pela UC e diretora do programa). No 2º semestre lecionou as disciplinas de Cultura Portuguesa no Mundo ao curso de Licenciatura em Línguas e Relações Empresariais e Cultura Portuguesa nos séculos XIX e XX ao curso de Mestrado em Línguas, Literaturas e Culturas.

2009/10
Professora Auxiliar do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. Lecionou as disciplinas de Introdução à Edição, ao curso de Licenciatura em Línguas e Estudos Editoriais, Cultura e Património ao curso de Licenciatura de Novas Tecnologias da Comunicação e a Questão da Identidade na Cultura Portuguesa ao Curso de Mestrado em Estudos Portugueses. Licença sabática no 2º semestre.

2008/09
Professora Auxiliar do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, lecionando as disciplinas de Introdução à Edição, ao curso de Línguas e Estudos Editoriais, A Edição na Atualidade ao Mestrado em Estudos Editoriais, Turismo Cultural ao Mestrado em Turismo e a Questão da Identidade na Cultura Portuguesa ao Mestrado em Estudos Portugueses. Licença sabática no 2º semestre.

2007/08
Professora Auxiliar do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, lecionando as disciplinas de Cultura Portuguesa Contemporânea aos cursos de Tradução, Línguas, Literaturas e Culturas e Línguas e Estudos Editoriais, Introdução à Edição, ao curso de Línguas e Estudos Editoriais, A Edição na Atualidade ao Mestrado em Estudos Editoriais, Turismo Cultural ao Mestrado em Turismo e Cultura Portuguesa dos sécs. XIX e XX ao Mestrado em Estudos Portugueses.

2006/07
Professora Auxiliar do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, lecionando as disciplinas de Cultura Portuguesa Contemporânea ao curso de Línguas e Estudos Editoriais, Cultura Portuguesa III ao curso de Línguas e Culturas, Cultura Portuguesa ao curso de Tecnologias da Informação e da Comunicação, Cultura Portuguesa no Mundo ao curso de Línguas e Relações Empresariais e Cultura Portuguesa II ao curso de Línguas e Culturas.

2005/06
Professora Auxiliar do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, lecionando as disciplinas de Cultura Portuguesa III aos cursos de Português/Francês e Português/Inglês, Cultura Portuguesa ao curso de Tecnologias da Informação e da Comunicação, Técnicas Avançadas de Investigação ao Mestrado em Estudos Franceses, Cultura Portuguesa no Mundo ao curso de Línguas e Relações Empresariais e Comunicação Intercultural ao curso de Línguas e Tradução Especializada.

2004/05
Professora Auxiliar do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, lecionando as disciplinas de Cultura Portuguesa III aos cursos de Português/Francês e Português/Inglês, A Questão da Identidade na Cultura Portuguesa ao Mestrado em Estudos Portugueses, Cultura Portuguesa no Mundo ao curso de Línguas, Relações Empresariais, aulas práticas da disciplina de Comunicação Intercultural do curso de Línguas e Tradução Especializada e Pensamento Contemporâneo Português ao Mestrado em Estudos Portugueses.

2003/04
Professora Auxiliar do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, lecionando as disciplinas de Cultura Portuguesa aos cursos de Tecnologias da Informação e Comunicação, Cultura Portuguesa III (aulas teórico-práticas aos cursos de Português/Francês e Português/Inglês), Hermenêuticas Culturais ao Mestrado em Estudos Portugueses, Cultura Portuguesa II (aulas teóricas e práticas ao curso de Português/Latim/Grego) e Correntes do Pensamento Contemporâneo (Opção).

2002/03
Professora Auxiliar do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, lecionando as disciplinas de Cultura Portuguesa aos cursos de Tecnologias da Informação e Comunicação e Administração Pública (cadeira de Opção), Cultura Portuguesa I (aulas teórico-práticas ao curso de Português/Latim/Grego), Cultura e Civilizações aos Mestrados em Estudos Portugueses, Estudos Ingleses e Planeamento e Desenvolvimento em Turismo, Cultura Portuguesa II (aulas teóricas e práticas ao curso de Português/Latim/Grego).

2001/02
Desde 25 de junho de 2002, Professora Auxiliar do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. Até ao dia 25 de junho de 2002, Professora do Quadro de Nomeação Definitiva da Escola Secundária da Trofa, do 10º Grupo B e requisitada no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, como Assistente Convidada, lecionando as disciplinas de Epistemologia das Ciências Humanas (cadeira de Opção), Cultura Portuguesa I (aulas teóricas e práticas), Cultura Portuguesa III (aulas práticas) e Cultura Portuguesa II (aulas teóricas e práticas).

2000/01
Professora do Quadro de Nomeação Definitiva da Escola Secundária da Esgueira, do 10º Grupo B e requisitada no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, como Assistente Convidada. Bolseira do PRODEP, com dispensa de serviço docente (equiparação a bolseiro de longa duração), para realizar uma tese de doutoramento na área de Filosofia da Cultura.

1999/2000
Professora do Quadro de Nomeação Definitiva da Escola Secundária de Esgueira, do 10º Grupo B e requisitada no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, como Assistente Convidada. Bolseira do PRODEP, com dispensa de serviço docente (equiparação a bolseiro de longa duração), para realizar uma tese de doutoramento na área de Filosofia da Cultura.

1998/99
Professora do Quadro de Nomeação Definitiva da Escola Secundária de Esgueira, do 10º Grupo B e requisitada no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, como Assistente Convidada, lecionando o Seminário de Cultura Portuguesa, as disciplinas de Etnografia (aulas teóricas e práticas), Introdução às Ciências Humanas (aulas práticas).

1997/98
Professora do Quadro de Nomeação Definitiva da Escola Secundária de Penacova, do 10º Grupo B e requisitada no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, como Assistente Convidada, lecionando as disciplinas de Etnografia (aulas teóricas e práticas), Introdução às Ciências Humanas (aulas práticas), Cultura Portuguesa II e III (aulas teóricas e práticas) e História da Arte (aulas teóricas e práticas). Lecionação dos seminários de História e Cultura Portuguesas e Etnografia no “Curso de Língua e Cultura Portuguesas para Estrangeiros”, promovido pelo Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro.Integrado no Projeto de Consolidação dos Sistemas Educativos dos PALOP, que coordenei com o Professor José Tavares, na Universidade de Aveiro, realizei, durante 15 dias, em Moçambique (Maputo) uma ação de acompanhamento no terreno, na área da Língua Portuguesa, formando cerca de 50 docentes durante 60 horas.

1996/97
Professora do Quadro de Nomeação Definitiva da Escola Secundária de Penacova, do 10º Grupo B e requisitada no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, como Assistente Convidada, lecionando as disciplinas de Etnografia, Introdução às Ciências Humanas (aulas práticas) e Cultura Portuguesa II e III (aulas teóricas e práticas). Na sequência da investigação que conduzi para a realização da dissertação de Mestrado, integrei-me na rede de investigação em Educação do ILAC/CT (Instituto Luso-Africano para a Cooperação Científica e Tecnológica), que envolve cerca de 30 Universidades de Portugal, Brasil e PALOP’s. Lecionação do seminário de Etnografia no “Curso de Língua e Cultura Portuguesas para Estrangeiros”, promovido pelo Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro.

1995/96
Professora do Quadro de Nomeação Definitiva da Escola Secundária de Oliveira do Bairro, do 10º Grupo B e requisitada no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, como Assistente Convidada, lecionando as disciplinas de Introdução às Ciências Humanas (aulas práticas) e Cultura Portuguesa II e III (aulas teóricas e práticas), Etnografia (aulas teórico-práticas) e História da Arte (aulas teóricas e práticas).

1994/95
Professora do Quadro de Nomeação Definitiva da Escola Secundária Marques Castilho, em Águeda, do 10º Grupo B e requisitada no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, como Assistente Convidada, lecionando as disciplinas de Introdução às Ciências Humanas (aulas práticas) e Cultura Portuguesa II e III (aulas teóricas e práticas).

1993/94
Professora do Quadro de Nomeação Definitiva da Escola Secundária de Coruche, do 10º Grupo B, e destacada, ao abrigo da preferência conjugal, na Escola Secundária Infanta D. Maria, em Coimbra. Nesta Escola, participei da experiência do lançamento dos Novos Programas da Reforma Curricular, ao lecionar o 11º Ano, da disciplina de Introdução à Filosofia. De 1 de janeiro a 31 de agosto de 1994, solicitei uma Licença sem Vencimento, por me ter sido concedida uma bolsa de estudos pela Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT), para a elaboração da minha dissertação de Mestrado, a qual foi considerada por aquele organismo como sendo de interesse público. Desde o dia 26 de outubro de 1993, e como resultado de um Concurso Público, prestei colaboração (não remunerada no período em que usufruí da bolsa de estudos da JNICT) no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, lecionando as disciplinas de Introdução às Ciências Humanas (aulas práticas) e Cultura Portuguesa II (aulas teóricas e práticas).

1992/93
Colocada na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, no 10º Grupo B, a lecionar a disciplina de Filosofia.

1991/92
Destacada na Escola Secundária de Carregal do Sal, no 10º Grupo B, a lecionar as disciplinas de Filosofia e Iniciação ao Jornalismo.

1990/91
Colocada na Escola Secundária de Carregal do Sal, no 10º Grupo B, a lecionar as disciplinas de Filosofia e Iniciação ao Jornalismo.

1989/90
Colocada na Escola Secundária de Tondela, no 10º Grupo B, a lecionar as disciplinas de Filosofia, Psicologia e Introdução à Política. Sem interromper a atividade docente, entre setembro de 1989 e fevereiro de 1990, desempenhei as funções de Jornalista na delegação de Coimbra da Agência Lusa, tendo rescindido unilateralmente o contrato de trabalho para me dedicar de forma exclusiva à atividade docente.

1988/89
Colocada na Escola Secundária José Estêvão, em Aveiro, no 10º Grupo B, a lecionar as disciplinas de Filosofia e Psicologia.

1987/88
Colocada na Escola Secundária de Oliveira do Hospital, no 10º Grupo B, a lecionar as disciplinas de Filosofia e Psicologia.

1986/87
A minha atividade profissional teve início com um estágio de um ano como jornalista na Imprensa Diária, em Coimbra. Este estágio decorreu entre outubro de 1986 e setembro de 1987. O trabalho que desenvolvi orientou-se sobretudo para as áreas da Educação (ao nível dos ensinos Secundário e Universitário) e da Cultura.



40. Organização de um seminário intitulado «Nostalgia por Luce Irigaray. Políticas Feministas de Linguagem e Escrita» orientado pelo Marek Wojtaszek (Ph.D., Professor Assistente na Faculdade de Estudos Políticos e Internacionais na Universidade de Lodz, na Polónia, e membro do Departamento de Estudos Americanos e de Media e do Centro de Estudos da Mulher. O seminário decorreu no dia 23 de maio de 2018.

39. Membro da comissão organizadora no VIII encontro anual da AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, que decorreu de 16 a 19 de maio, na Universidade de Aveiro, numa organização conjunta com o Departamento de Línguas e Culturas.

38. Representação de Portugal na rede internacional de investigadores OTIUM, cujos membros são: Brasil, Colômbia, Cuba, Equador, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Venezuela, Espanha e Portugal.

37. Corresponsável pela elaboração do boletim trimestral da Rede Otium, da OTIUM. Asociación Iberoamericana de Estudios de Ocio. Pode aceder através destes links: http://mailchi.mp/1ca1a5030c80/boletm-otium-nm-1386745

36. (2014), Análise de Conteúdo em Estudos Culturais – Dimensões Epistemológicas, Críticas e Hermenêuticas. Mini-curso leccionado no VIII Seminário Ócio e Contemporaneidade: Os Tempos do Envelhecer e Suas Representações Contemporâneas, Fortaleza (Ce/Brasil), 14 de outubro.

35. Apresentação do livro, por convite, Pesquisa Qualitativa com Enfoque Etnográfico,de Angél Aguirre Baztán (Universitat de Barcelona) e J. Clerton Martins (Universidade de Fortaleza – UNIFOR), UNIFOR (14 de outubro de 2014).

34. (2009), A Questão da Identidade Cultural Portuguesa. Comunicação apresentada no Festival ‘A Língua Toda’, Aveiro, 16-18 de outubro. (Organização ‘Oficinas sem Mestre’ e ‘Alma Azul’).

33. Apresentação do livro Lusofonia de Maria José Guimarães Ferreira, na Biblioteca Municipal da Maia (novembro de 2007).

32. Organização e Promoção do Seminário ‘Padre António Vieira- O Poder da Palavra”, uma colaboração entre o PDEC – UA/UM e o CLEPUL, na Universidade de Aveiro (20-4-2015).

31. Organização do ciclo de cinema ‘Cinema e Bolinhos’ que decorreu e novembro de 2015 no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro.

30. Organização da conferência “Políticas Públicas de Cultura no Brasil: os descompassos entre a gestão pública e as ações dos movimentos sociais culturais”, realizada no âmbito do Programa Doutoral em Estudos Culturais, a 15 de setembro de 2015, no DLC, Universidade de Aveiro e proferida pela Professora Doutora Elis de Araújo Miranda, da Universidade Federal Fluminense.

29. Organizadora da sessão de formação “Seleção de fontes de informação científica”, no âmbito das atividades do Programa Doutoral em Estudos Culturais (20 de fevereiro de 2015).

28. Coordenação, com Nélia R. Del Bianco (Universidade de Brasília) e Marta Pérez Pereiro (Universidade de Vigo) do Grupo de Trabalho - ‘Estudos Culturais’ no XI Lusocom - Territorio: a Construción da(s) Identidade(s) A Través da Comunicación, 11 e 12 de abril de 2014, Facultade de Ciencias Sociais e da Comunicación - Universidade de Vigo (Campus de Pontevedra) Galicia – España.

27. Coordenação, com José Gomes Pinto (Universidade Lusófona), do Grupo de Trabalho - ‘Políticas de Comunicação e Cultura’ no Confibercom – II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana,16 a 19 de abril de 2014, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho.

26. Coordenação, com José Gomes Pinto (Universidade Lusófona), do Grupo de Trabalho - ‘Comunicação e Cultura’ no VIII Congresso da SOPCOM – Comunicação Global, Cultura e Tecnologia,17 a 19 de outubro de 2013, Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa.

25. Organizadora e responsável pela lecionação (com a Professora Larissa Latif) do III Seminários em ‘Estudos Culturais – Análise de Conteúdo, no âmbito das Atividades do Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro e do Programa Doutoral em Estudos Culturais (5 de novembro de 2011).

24. Coordenação com Carolin Overhoff Ferreira (Universidade Federal de S. Paulo - USP) do GRUPO DE TRABALHO 67 ‘Adaptações Literárias em Cinema e Televisão’ no XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, 7 a 10 de agosto de 2011, Universidade Federal da Bahia, Salvador da Bahia - Brasil.

23. Promoção, organização e moderação no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro das III Jornadas da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, no âmbito do Programa Doutoral em Estudos Culturais, dia 28 de janeiro de 2011.

22. Coordenadora da linha de investigação ‘Cultura Portuguesa – Declinações Ibero-Americanas’ do Centro de Investigação de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro.

21. Organização e moderação da conferência “Estudos Culturais: da importância dos Estudos Ibero-Americanos”, proferida no Departamento de Línguas e Culturas pela Profa. Margarida Calafate, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, 30 de outubro de 2009.

20. Organização e moderação da conferência “Mito e Identidade Cultural em Belém do Pará – o achado da Imagem de Nossa Senhora e o Círio de Nazaré”, proferida no Departamento de Línguas e Culturas, pela Profa. Larissa Latif, Universidade da Amazónia – Belém do Pará, 9 de novembro de 2009.

19. Organização e apresentação de um conjunto de palestras proferidas no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro no âmbito do ciclo de conferências A Cultura Portuguesa no Mundo (2009-2004): “Estado Novo: identidades sociais, discursos, práticas e representações”, Prof. Luís Cunha, Departamento de Sociologia e Antropologia de Ciências Sociais da Universidade do Minho e Centro de Ciências Históricas e Sociais Universidade do Minho, 2 de novembro de 2009. | “A Imigração Portuguesa no Brasil na Segunda Metade do Século XX: um Romance em Processo”, Prof. David Óscar Vaz, Universidade de São Paulo, 29 de maio de 2009. | “Os Portugueses na História da Cultura da Amazónia”, Prof. Oswaldo Coimbra, Universidade Federal do Pará – Brasil, 11 de maio de 2007. | “Tchuba na Desert – Antologia do Conto Cabo-Verdiano”, Dr. Francisco Fontes, membro da ONGD “Associação Saúde em Português” e delegado em Cabo Verde da agência Lusa – Agência de Notícias de Portugal (2001-2004), 13 de abril de 2007. | “Pos-colonialismos: por favor mantenha o plural”, Profa. Margarida Calafate, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, 25 de fevereiro de 2005. | “A Emigração Açoreana para o Brasil, Canadá e Estados Unidos da América”, Prof. Carlos Alberto da Costa Cordeiro, Universidade dos Açores, 8 de abril de 2005 | “A Rota dos Escravos”, Miguel Real (Dr. Luís Martins), Universidade de Lisboa, 22 de abril de 2005. | “A cultura portuguesa nos Estados Unidos e de lá vista”, Prof. Onésimo Teotónio de Almeida, Universidade de Brown (USA), 4 de maio de 2004.

18. Organizadora e responsável pela lecionação (com a Dra. Maria do Rosário Girardier) dos I e II Seminários em ‘Estudos Culturais – Análise de Conteúdo’, no âmbito da linha de investigação Cultura portuguesa – declinações ibero-americanas, do Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (15 de maio e 25 de junho de 2009).

17. Organizadora do seminário internacional ‘A novidade que vem da América-Latina: Estado e Democracia no presente’ no âmbito da linha de investigação Cultura portuguesa – declinações ibero-americanas, do Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (20 de março de 2009). Participação dos conferencistas Elza Maria Franco Braga (Universidade Federal do Ceará – UFC – Brasil) e Lucio Fernando Oliver Costilla (Universidade Nacional Autonoma de México – UNAM – México) e das Comentadoras Alba Maria Pinho de Carvalho (Universidade Federal do Ceará – UFC – Centro de Estudos Sociais – CES) e Maria Manuel Baptista (Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro – UA).

16. Organizadora do Seminário luso-brasileiro de ‘Metodologias de Investigação em Cultura’ promovido no âmbito da linha de Investigação ‘Cultura Portuguesa: declinações ibero-americanas’, do Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (6 de novembro). Participação dos conferencistas Alba Carvalho (Universidade Federal do Ceará – UFC), Margarida Calafate Ribeiro (Centro de Estudos Sociais – CES- Universidade de Coimbra), Moisés Martins (Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho), Anthony Barker (Centro de Línguas e Culturas do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro), Manuela Cruzeiro (Centro de Documentação 25 de abril – Universidade de Coimbra), Rosa Cabecinhas (Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho), João Teixeira Lopes (Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto), Severino Alves Lucena Filho (Universidade Federal da Paraíba) e Maria Manuel Baptista (Centro de Línguas e Culturas do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro).

15. Organizadora do lançamento no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro da Revista Nova Águia – António Vieira e o Futuro da Lusofonia, no âmbito da linha de Investigação ‘Cultura Portuguesa: declinações ibero-americanas’, do Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (12 de dezembro).

14. Organização e apresentação da palestra proferida no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro: “Do Cinema Novo ao Cinema Contemporâneo”, Dr. Daniel Ribas, Universidade de Aveiro/ Universidade Católica Portuguesa – 12 de dezembro de 2007.

13. Coordenação Científica e Pesquisa Documental da Homenagem prestada a Eduardo Lourenço pelos seus 60 anos de vida literária e filosófica, promovida pela Biblioteca e Câmara Municipal da Maia. Locais e datas de itinerância da exposição: | Biblioteca Municipal da Maia (organização da Biblioteca Municipal da Maia e do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia) – entre 23 de janeiro e 28 de fevereiro 2003 ((com conferência de apresentação e presença de Eduardo Lourenço). | Livraria da Universidade de Aveiro – 8 de abril a 8 de maio de 2003 (com conferência de apresentação). | Centro Cultural e Regional de Santarém (promoção do Jornal Mirante, com o apoio das Câmaras Municipais de Chamusca e de Almeirim e do Centro Cultural e Regional de Santarém) – 1 a 20 de setembro de 2003. | Biblioteca Municipal de Mirandela – novembro de 2003 (com conferência de apresentação). | Biblioteca Nacional – 15 de janeiro a 27 de março de 2004 (com conferência de apresentação). | Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira e Museu do Neo-Realismo– 5 a 30 de maio de 2004 (com conferência de apresentação). | Biblioteca Municipal de Sintra – 1 a 30 de junho de 2004 (com conferência de apresentação). | Sala de Exposições do Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra – 1 a 30 de julho de 2004 (com conferência de apresentação). | Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro – Telheiras, Lisboa – 1 a 30 de setembro de 2004 (com conferência de apresentação). | Biblioteca Municipal Ramos Rosa – Faro – 1 a 30 de novembro de 2004 (com conferência de apresentação).

12. Colaboração científica com o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Brasil), na produção de um vídeo educativo intitulado Dança de S. Gonçalo, da série ‘Bahia Singular e Plural’.

11. Organização, com o Programa Doutoral em Estudos Culturais (CECS-UMinho/UAveiro), juntamente com a Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM), o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20-UCoimbra) e o Instituto de História Contemporânea (IHC)-UNLisboa) do 3º Seminário de Trabalho sobre Cinema Português, DLC/UA, 21 de fevereiro de 2014.

10. Organização, com António Andrade de um Colóquio/Aula Aberta sob o tema “Leitura e Efeitos de Expressão: Latim em exemplos de Vergílio”, DLC/UA, 18 de fevereiro de 2014.

9. Organização, com o programa Erasmus, no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, da Conferência “Textual Machines and the Crumbling of the Word. Language in the Age of Digital Communication”, pelo Professor Marek Wojtaszek, no âmbito do Programa Doutoral em Estudos Culturais – 11 de maio de 2013.

8. Organização e dinamização da Cultural Studies Network, no âmbito do Programa Doutoral em Estudos Culturais – Universidades de Aveiro e do Minho, no âmbito da qual foram organizadas os encontros seguintes, designados genericamente por Cultura em Tertúlia: 3 de maio 2013 – Oresteia, pelo Teatro Aveirense e Teatro Circo de Braga, com a participação de Rui Madeira, Nuno Monteiro, Jorge Palinhos e Iara de Sousa (auditório da Livrara da Universidade de Aveiro). | 22 de junho 2013 – Performance e Música na Contemporaneidade: Viver o Ócio, com participação de Tatiana Vargas, Luís Bittencourt e Maria Joana Pereira (Hotel Moliceiro de Aveiro).

7. Sessão de Aconselhamento a Profissionais de Intervenção Precoce na Infância (a convite) sob o tema “Representações da Morte e do Luto na Cultura Ocidental)”, março de 2013, Espaço do Luto, Aveiro.

6. Sessão de Aconselhamento a Profissionais de Intervenção Precoce na Infância (a convite) sob o tema “Representações da Morte e do Luto na Cultura Ocidental)”, março de 2012, Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro, sessão integrada no Projeto Apoio ao Luto por Morte ou Perda de Expetativa de Afeto (financiado pela FCG e coordenado por Paula Santos).

5. Organizadora das Comemorações do Dia do Brasil, integrado na Semana CPLP da Universidade de Aveiro, com um ciclo de comunicações, apresentação de um documentário “Língua - Vidas em Português de Víctor Lopes e uma degustação gatronómica brasileira, Departamento de Línguas e Culturas, 24 de maio de 2011. Comunicações apresentadas: “O Brasil Visto de Portugal na Década de 50 do século XX” – Professora Doutora Maria Manuel Baptista. | “Para Além da Pegada Ecológica: Estudo Comparativo entre as Realidades Brasileira e Portuguesa” - Professora Doutora Cláudia Gomes. | Processos Culturais Luso-Brasileiros: o caso das Senhoras Teimosas” - Professora Doutora Larissa Latif.

4. Comissária da Exposição de Fotografia ‘Ílhavo de Ontem e Hoje. Olhares Cruzados’ que decorreu no âmbito do programa de Regeneração Urbana do Centro Histórico de Ílhavo.

3. Promotora e membro do Júri do Concurso de Fotografia ‘Ílhavo de Ontem e Hoje. Olhares Cruzados’ que decorreu no âmbito do programa de Regeneração Urbana do Centro Histórico de Ílhavo.

2. Organização e coordenação da palestra proferida na Universidade de Aveiro a 6 de dezembro de 2002, pela Profa. Maria de Lourdes Soares, docente da Universidade Federal do Rio de janeiro, intitulada “Eduardo Lourenço: O Filósofo Português e o Brasil”.

1. Membro da Comissão Organizadora do Colóquio ‘O Anticlericalismo Português: História e Discurso’, que decorreu no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, entre 8 e 9 de novembro de 2001.


Desenvolveu programas para as seguintes disciplinas:
1. A Edição na Atualidade
2. A Questão da Identidade na Cultura Portuguesa
3. Comunicação Intercultural
4. Correntes do Pensamento Contemporâneo
5. Cultura e Património
6. Cultura Portuguesa
7. Cultura Portuguesa Contemporânea
8. Cultura Portuguesa dos Séculos XIX e XX
9. Cultura e Civilizações10. Cultura Portuguesa I
11. Cultura Portuguesa II
12. Cultura Portuguesa III
13. Cultura Portuguesa no Mundo
14. Cultura Portuguesa séculos XIX-XX
15. Epistemologia das Ciências Humanas
16. Estudos Editoriais17. Etnografia
18. Hermenêuticas Culturais
19. História da Arte
20. Introdução à Edição
21. Introdução às Ciências Humanas
22. Património e Identidade Cultural
23. Pensamento Contemporâneo Português
24. Técnicas Avançadas de Investigação
25. Temas de Investigação em Estudos Culturais
26. Temas de Turismo Cultural
27. Teorias e Metodologias em Estudos Culturais
28. Turismo Cultural 


Mediana de avaliação do docente no ano letivo de 2016: 6, numa escala de 1 a 9 sem avaliação disponível para alunos de doutoramento.



22.  Participação no júri das provas de Doutoramento de Pedro Luís Da Cruz Corga De Barros, intitulada « Uma viagem à Índia de Gonçalo M. Tavares – percurso identitário de um (não) herói contemporâneo», que decorreram na Universidade de Aveiro, no dia 4 de julho de 2018. Júri: Presidente: Doutor Vasile Staicu, Professor Catedrático da Universidade de Aveiro. Vogais: Doutor Moisés Adão de Lemos Martins, Professor Catedrático da Universidade do Minho, Doutor Luís Alberto Seixas Mourão, Professor Coordenador Principal do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Doutor José Cândido de Oliveira Martins, Professor Associado da Universidade Católica Portuguesa, Doutora Maria Manuel Rocha Teixeira Baptista, Professora Auxiliar com Agregação da Universidade de Aveiro e Doutora Maria Cristina Matos Carrington da Costa, Professora Auxiliar da Universidade de Aveiro (Orientadora).Participação, como vogal e arguente, no júri das provas de Doutoramento de Maria Jacinta Bola Ramos, intitulada »Práticas performativas no jazz vocal – uma auto etnografia crítico-analítica», que decorreram na Universidade do Minho, no dia 12 de junho de 2018, pelas 14h30. O júri foi presidido pela Prof.ª Dr.ª Helena Sousa, Presidente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, e composto por: Prof. Dr. Moisés Adão de Lemos Martins, Universidade do Minho; Prof.ª Dr.ª Elisa Maria Maia Lessa, Universidade do Minho; Prof.ª Dr.ª Maria Rosa Soares Pedrosa Cabecinhas, Universidade do Minho; Prof.ª Dr.ª Maria Manuel Rocha Teixeira Baptista, Universidade de Aveiro; Prof. Dr. Bart Vanspauwen, Universidade Nova de Lisboa.

21.  Participação, como vogal e arguente, no júri das provas de Doutoramento de Maria Jacinta Bola Ramos, intitulada »Práticas performativas no jazz vocal – uma auto etnografia crítico-analítica», que decorreram na Universidade do Minho, no dia 12 de junho de 2018, pelas 14h30. O júri foi presidido pela Prof.ª Dr.ª Helena Sousa, Presidente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, e composto por: Prof. Dr. Moisés Adão de Lemos Martins, Universidade do Minho; Prof.ª Dr.ª Elisa Maria Maia Lessa, Universidade do Minho; Prof.ª Dr.ª Maria Rosa Soares Pedrosa Cabecinhas, Universidade do Minho; Prof.ª Dr.ª Maria Manuel Rocha Teixeira Baptista, Universidade de Aveiro; Prof. Dr. Bart Vanspauwen, Universidade Nova de Lisboa.

20.  Participação na banca de exame de qualificação do projeto da dissertação "Es-tado off-line: Um estudo sobre a importância do silêncio nas perspectivas de Byung-Chul Han e David Le Breton", pertencente à mestranda Berta Lúcia Neves Ponte e orientada pelo Prof. Dr. José Clerton Oliveira Martins, realiza-da no dia 28 de maio no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Univer-sidade de Fortaleza, Brasil.

19. Participação, na Universidade do Minho, como vogal e arguente principal do júri de doutoramento de Matthias Ammann, com a tese Narciso, o Arquiteto do Vazio, PDEC UA/UM. Orientação: Prof. Doutor Jean-Martin Rabot Apro-vada por unanimidade com muito bom no dia 12/12/2017

18. Participação na banca de qualificação de projeto de tese: "Quando a poesia vi-rou política: cultura comunitária e pontos de cultura do brasil, de programa governamental à rede cultura viva" da autoria de José Maria Reis e Sousa Jú-nior, realizada no dia 5 de outubro de 2017 no NAEA/UFPA.

17. Participou, no dia 25 de outubro de 2016, no Júri para defesa da tese de doutoramento em Estudos Culturais “O “clownear” enquanto experiência lúdico-criativa potencializadora da vida na velhice”, da autoria de Kleber José dos Santos.

16. Participação em Júri de Doutoramento: “O Universo Cultural do Poeta Guerra Junqueiro”, dissertação apresentada pelo Mestre Henrique Manuel S. Pereira à Universidade de Aveiro para obtenção do grau de Doutor em Cultura. Data e local da Arguição: Aveiro 23-1-2013 – Aprovado. Orientador – Professor Doutor Luís Machado de Abreu, Professor Catedrático Aposentado do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro.

15. Participação em Júri de Mestrado como Arguente: “Género e Turismo: a Liderança Feminina no Sector Hoteleiro” - Mestrado em Gestão e Planeamento e Turismo da Universidade de Aveiro, Mestranda Denise Silva Salvador. Data da Arguição: 14 de dezembro de 2012 – Aprovada com 14 valores.

14. Participação em Júri de Mestrado como Arguente: “Promover Comunicação e Linguagem em NEE Através da Expressão Musical” - Mestrado em Ciências da Educação da Universidade de Aveiro, Mestranda Ana Patrícia de Almeida Pinho. Data da Arguição: 21 de dezembro de 2012 – Aprovada com 10 valores.

13. Participação em Júri de Mestrado como Arguente: “Falar no Silêncio. Comunicação da Criança cm Implante Coclear” - Mestrado em Ciências da Educação da Universidade de Aveiro, Mestranda Maria Manuela Tavares Amaral. Data da Arguição: 21 de dezembro de 2012 – Aprovada com 18 valores.

12. Consultora Internacional Ad-hoc da FAPEMA - Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, Brasil (a convite).

11. Membro da Direção do Instituto Luso Africano para a Cooperação Científica e Tecnológica (ILAC/CT).

10. Membro do Júri do Prémio Doutor Miguel Baptista Pereira – 2006 atribuído pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

9. Membro fundador do GT de Género da SOPCOM (2015).

8. Investigadora do Projeto Financiado no âmbito do convénio de cooperação científica e tecnológica FCT/CAPES, “O fluxo, a morte o acontecimento mediático. Linguagens, representações e imaginário” (em colaboração com Universidade Federal de Minas Gerais), 2014 – Investigador principal – Professor Moisés Martins (Universidade do Minho).

7. Promoção e dinamização do Seminário Permanente em Estudos Culturais, no âmbito do Programa Doutoral em Estudos Culturais / UA-UM.

6. Promoção e dinamização do Núcleo de Estudos de Género “Género em Discussão”, no âmbito do Programa Doutoral em Estudos Culturais/ UA-UM.

5. Promoção e dinamização do Núcleo de Estudos em Cultura e Ócio, no âmbito do Programa Doutoral em Estudos Culturais / UA-UM.

4. Promoção e dinamização do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas da Cultura, no âmbito do Programa Doutoral em Estudos Culturais / UA-UM.

3. Organização, com o Núcleo de Estudos de Género “Género em Discussão” e a IRENNE - Associação de investigação, prevenção e combate à violência e exclusão, da Mostra cinematográfica "Mulheres Negras no cinema brasileiro" (entre 23 de fevereiro e 23 de março de 2015).

2. Dinamização da Cultural Studies Network – Rede em Estudos Culturais, a partir da Direção do Programa Doutoral em Estudos Culturais – Universidades de Aveiro e do Minho (12-12-2014), envolvendo as seguintes instituições: Teatro Nacional São João | Casa das Artes Famalicão | Casa da Música | Movimento Democrático das Mulheres | Fundação de Serralves: | Culturgest: | IUNA | Direção Regional Cultura Centro | Fundação Vila Flor | Direcção Regional Cultura do Norte | Museu Nacional Imprensa | Theatro Circo | Câmara Municipal de Aveiro

1. Organização e dinamização da COLLUM – Rede Internacional de Formação Doutoral em Estudos Pós-coloniais, a partir da Direção do Programa Doutoral em Estudos Culturais – Universidades de Aveiro e do Minho, envolvendo as seguintes instituições: América do Sul que integra cinco universidades brasileiras (Universidade de Fortaleza; Universidade Federal do Pará, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Universidade Presbiteriana Mackenzie; Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul); | Europa, que contará com sete universidades: para além das duas portuguesas promotoras deste consórcio (Universidades do Minho e Aveiro), duas universidades espanholas (Universidade de Deusto e Universidade de Santiago de Compostela), uma universidade francesa (Bordéus III), uma universidade inglesa (Universidade de Westminster) e outra polaca (Universidade de Silésia); | África com três universidades: Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), Universidade Agostinho Neto (Angola) e Universidade de Cabo Verde.


30. Participação no júri de doutoramento de Matthias Ammann, orientada por Jean-Martin Rabot, intitulada «Narciso, o arquiteto do vazio», cuja arguição se realizou no dia 12 de dezembro de 2017 no ICS, Universidade do Minho.

29. Participação na banca de qualificação de projeto de tese: "Quando a poesia virou política: cultura comunitária e pontos de cultura do brasil, de programa governamental à rede cultura viva" da autoria de José Maria Reis E Sousa Júnior, realizada no dia 5 de outubro de 2017 no NAEA/UFPA.

28. Participação no júri de doutoramento da tese “O Lazer no Programa Escola da Família: análise do curriculum e da ação dos educadores universitários”, da autoria de Cathia Alves, realizada no dia 19-5-2017, na Universidade Federal de Minas Gerais, tese de que foi co-orientadora. A defesa foi no dia 19 de maio e a candidata foi aprovada por unanimidade.

27. Participação na banca do exame de qualificação da aluna Stella Cêntola Pupo e da tese “Mulheres na difusão científica: uma abordagem prática a partir de videoclipes de cantoras pop”, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, da Universidade de São Paulo, em 03 de julho de 2017. Banca: Prof. Dr. Luís Paulo de Carvalho Piassi (Orientador/1º Titular). Profa. Dra. Maria Manuel Baptista (2ª Titular). Profa. Dra. Cynthia Harumi Watanabe Correa (3ª Titular). Profa. Dra. Adriana Regina Braga (1ª Suplente). Prof. Dr. Thomas Augusto Santoro Haddad (2º Suplente). Profa. Dra. Juliana Pedreschi Rodrigues (3ª Suplente).

26. Participação no júri de doutoramento de Nerea Ayerbe Elola, orientada por Fernando Bayón Martin e intitulada "La permanencia de lo.efímero. Hacia una nueva comprensión de la performance a partir de su materialización" e realizada na UNIVERSIDAD DE LA IGLESIA DE DEUSTO em 25 de maio de 2017. Júri: Víctor dei Río García (Universidad de Salamanca). Maria Manuel Rocha Teixeira Baptista (Universidad de Aveiro). María Pilar Rodríguez Pérez (Universidad de Deusto). Inigo Sarriugarte Gómez (Universidad dei País Vasco). José Ramón Marcaida Lopez (l,Jniversity of Cambridge). María Jesús Monteagudo Sánchez (Universidad de Deusto).

25. Participou, no dia 4 de novembro de 2016, como arguente, no júri de mestrado da tese “Galinha e joaninha: representações das identidades femininas nos livros infantis” da autoria de Paula Teixeira Araújo, dissertação apresentada à Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, para obtenção do título de Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Culturais. Júri: Prof. Doutor Luís Paulo de Carvalho Piassi (Orientador/Presidente). Profa. Doutora Tizuko Morchida Kishimoto. Prof. Doutora Maria Manuel Rocha Teixeira Baptista. Profa. dra. Bianca Salazar Guizzo.

24. Arguição de tese de Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares, no dia 14/10/2016, intitulada “A Literatura como Corpo do Tempo – a História de Portugal com a mediação da Literatura no pensamento de Eduardo Lourenço”, na Universidade Aberta, por Ana Cristina Ferreira Dias, com a classificação de 18 valores. Júri: Arguente : Professora Doutora Maria Manuel Baptista. Orientadora Professora Doutora Ana Nascimento Piedade. Presidente de Júri: Professor Doutor Carlos Fonseca Clamote Carreto.

23. Participou, como Examinadora Externo à Instituição, da Comissão Examinadora de Qualificação de Tese de Doutorado de Ana Cláudia dos Santos da Silva, intitulada: “Memória, sociabilidade e pertencimento: estudo das interações e praticas sociais de feirantes e moradores do bairro da terra firme em BELÉM – PA” no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido da Universidade Federal do Pará, em sessão pública realizada no dia 16 de agosto de 2016 às 15:00. Membros da Banca: Silvio Jose de Uma Figueiredo (UFPA - Presidente). Rosa Euzabeth Acevedo Marin (UFPA - Examinador Interno). Maria Manuel Rocha Teixeira Baptista (UA - Examinador Externo à Instituição).

22. Participação na Comissão Examinadora da Dissertação de Mestrado, intitulada: "Identidade feminina gaúcha: representações de gênero nos programas regionais BAH!", de autoria de Mariana Nogueira Henriques, do Programa de PG - Comunicação - Mestrado Acadêmico/CCSH-UFSM, no dia 16 de março de 2016.

21. Participação em Júri de Doutoramento: “El Ocio como Ámbito de Intagración de los inmigrantes – Representaciones y vivencias de mujeres brasilenas en el Pais Vasco” - Doutoramento em Ocio y Desrrollo Humano, Facultad de Ciencias Sociais e Humanas – Instituto de Estudios de Ocio – Universidade de Deusto, Bilbao, Espanha, doutoranda Rosely Cubo Pinto de Almeida. Data da Arguição: 19 de janeiro de 2016 – Aprovada com a classificação de ‘Sobressaliente’.

20. Participação em Júri de Qualificação da Dissertação de Mestrado “Identidade feminina gaúcha: representações de género nos programas regionais BAH!”, Universidade Federal da Santa Maria, Brasil. Mestranda: Mariana Nogueira Henriques.

19. Participação em Júri de Qualificação do Projeto de Doutoramento: “El Dispositivo de Espacio Público como Productor de Subejtividades” - Doutoramento em Processos Sociales, Territorios y Medio Ambiente, CID, Universidad Externado de Colombia, doutoranda: Astrid Bibiana Rodrígues Cortéz. Data da Arguição: 29 de abril de 2015.

18. Participação em Júri de Doutoramento como arguente principal: “Sentido Narrativo: Da Formatividade à Performatividade” - Doutoramento em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, doutorando Carlos Filipe Ribeiro Duarte Martins. Data da Arguição: 4 de novembro de 2014 – Aprovada por unanimidade.

17. Participação em Júri de Doutoramento: “A Transfiguração da Cultura Popular pelas Novas Tecnologias” - Doutoramento em Estudos Culturais pelas Universidades de Aveiro e do Minho, doutoranda Amália Gonçalves Fonseca. Data da Arguição: 23 de outubro de 2014 – Aprovada por unanimidade.

16. Participação em Júri de Doutoramento como Arguente principal: “Significados da Experiência de Fotografar sob a perspectiva da Teoria da Complexidade” - Doutoramento em Psicologia do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza – Unifor, Brasil, doutorando José Júlio Martins Torres, Data da Arguição: 13 de outubro de 2014 – Aprovada por unanimidade.

15. Participação em Júri de Qualificação do Projeto de Doutoramento: “ A Experiência de Ócio na Contemporaneidade: Significados a partir de um Estudo Hermenêutico-Fenomenológico” - Doutoramento em Psicologia, Sociedade e Cultura da Universidade de Fortaleza. Doutorando: José Júlio. Data da Arguição: 15 de maio de 2013.

14. Participação em Júri de Doutoramento: “Realismo e Lirismo em Terra Sonâmbula, de Mia Couto, e Chuva Braba, de Manuel Lopes” - Doutoramento em Estudos Culturais especialidade em Hermenêuticas Culturais da Universidade de Aveiro e do Minho, Doutorando Martins José Chelene Mapera. Data da Arguição: 13 de janeiro de 2014 – Aprovada por unanimidade.

13. Participação em Júri de Doutoramento como Arguente principal: “Da diversidade do mundo ao mundo da lusofonia: a reinvenção de uma comunidade geocultural na sociedade em rede” - Doutoramento em Ciências da Comunicação, especialidade em Comunicação Intercultural da Universidade do Minho, Doutoranda Maria de Lurdes de Sousa Macedo. Data da Arguição: 18 de dezembro de 2013 – Aprovada por unanimidade.

12. Participação em Júri de Mestrado como Arguente: “O Perfil do Turista Jovem no Turismo Cultural e Rural” - Mestrado em Gestão e Planeamento e Turismo da Universidade de Aveiro, Mestranda Diana Isabel Carvalho Mendes Valadares. Data da Arguição: 14 de dezembro de 2013 – Aprovada com 14 valores.

11. Participação em Júri de Doutoramento: “Sobre a Experiência de Ócio: significados revelados com base em um estudo hermenêutico-fenomenológico”, dissertação apresentada pelo Mestre Francisco António Francileudo à Universidade de Fortaleza para obtenção do grau de Doutor em Psicologia. Data e local da Arguição: Fortaleza, Brasil, 23-8-2013 – Aprovado. Orientador – Professor Doutor José Clerton Martins, Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza, Brasil (UNIFOR).

10. Participação em Júri de Doutoramento: “Teatro Pobre, Teatro Rico ou da Palavra a Acto: Estudos em Sociologia do Teatro”, dissertação apresentada pelo Mestre Ricardo Manuel Ferreira de Almeida à Universidade do Minho para obtenção do grau de Doutor em Sociologia. Data e local da Arguição: Braga 2-7-2013 – Aprovado. Orientador – Professor Doutor Albertino José Gonçalves, Professor Associado com Agregação do Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.

9. Participação em Júri de Qualificação do Projeto de Doutoramento: “El Dispositivo de Espacio Público como Productor de Subejtividades” - Doutoramento em Processos Sociales, Territorios y Medio Ambiente, CID, Universidad Externado de Colombia, doutoranda: Astrid Bibiana. Data da Arguição: 29 de abril de 2015.

8. Participação em Júri de Qualificação do Projeto de Doutoramento: “Significados da Experiência de Fotografar sob a perspectiva da Teoria da Complexidade” - Doutoramento em Psicologia do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza – Unifor, Brasil, doutorando José Júlio Martins Torres (2012).

7. Participação em Júri de Doutoramento: “O Tribunal da Inquisição de Lamego – contributo para o estudo da Inquisição no Norte de Portugal”, dissertação apresentada pela Mestre Maria Manuela de Sousa Vaquero Freitas Ferreira à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro para obtenção do grau de Doutor em Cultura Portuguesa. Data e local da Arguição: Vila Real 20-7-2012 – Aprovado com 18 valores. Orientador – Professor Doutor Fernando Moreira, Professor Catedrático do Departamento de Ciências Sociais e Humanas da UTAD.

6. Participação em Júri de Qualificação do Projeto de Doutoramento: “ A Experiência de Ócio na Contemporaneidade: Significados a partir de um Estudo Hermenêutico-Fenomenológico” - Doutoramento em Psicologia, Sociedade e Cultura da Universidade de Fortaleza. Doutorando: Francisco António Francileudo. Data da Arguição: 15 de maio de 2013.

5. Participação em Júri de Doutoramento como Arguente: “A Europa na Identidade Nacional”, dissertação apresentada pelaMestre Rita Maria Gonçalves Ribeiro à Universidade do Minho para obtenção do grau de Doutor em Sociologia (Área do Conhecimento em Sociologia e Metodologia Fundamentais). Data e local da Arguição: Braga 25 -9-2008 – Aprovada. Orientador – Professor Doutor Albertino Gonçalves, Professor Associado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.

4. Participação em Júri de Mestrado como Arguente: “’Presença’ ou a Contra-revolução do Modernismo Português – a crítica de um mito ou o mito da crítica?” - Mestrado da Universidade Aberta, Mestranda Ana Cristina Ferreira Assunção Marrucho, na área de Literatura e Cultura Portuguesas – Época Moderna e Contemporânea. Data da Arguição: julho de 2008 – Aprovada.

3. Participação em Júri de Mestrado como Arguente: “O Brasil no Imaginário Português Contemporâneo – mitos coloniais e reactualizações mediáticas”, dissertação, apresentada pelo Licenciado Wellington Teixeira Lisboa à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, para obtenção do grau de Mestre em Comunicação e Jornalismo. Data da Arguição: junho de 2007 – Aprovada.

2. Participação em Júri de Doutoramento como Arguente: “Mouros Míticos em Trás-os–Montes”, dissertação apresentada pelo Licenciado Alexandre José Perafita Correia à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro para obtenção do grau de Doutor em Cultura Portuguesa. Data e local da Arguição: Vila Real 9 -1-2006 – Aprovado. Orientador – Professor Doutor Pinto Correia, Professor Associado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

1. Participação em Júri de Mestrado como Arguente: “A Ideia de Natureza em Antero de Quental”, dissertação, apresentada pelo Licenciado José Manuel Guerreiro Fernandes à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre em Filosofia da Natureza e do Ambiente. Data da Arguição: fevereiro de 2005 – Aprovada. Orientador – Prof. Doutor Leonel Ribeiro do Santos, Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Contacto:
mbaptista@ua.pt